Como tirar cheiro de sovaco da roupa: 6 dicas infalíveis!

Está buscando por um meio de como tirar cheiro de sovaco da roupa? Confira a leitura deste artigo do Portal KD e veja como eliminar este odor!

Por que ocorre o mau cheiro no sovaco?

O mau cheiro no sovaco é um problema comum que afeta muitas pessoas, visto que a região das axilas é um local propício para o crescimento de bactérias devido à sua umidade e temperatura, especialmente durante o calor ou atividades físicas que resultam em suor.

O odor desagradável ocorre devido à ação das bactérias que habitam a pele e produzem enzimas que quebram os componentes químicos do suor, produzindo compostos voláteis de enxofre, que possuem um odor forte e desagradável.

Como tirar cheiro de sovaco da roupa.
Como tirar cheiro de sovaco da roupa. Foto: Reprodução

Também podemos atrelar a este fato a falta de higiene pessoal, que pode piorar ainda mais o quadro, já que na ausência de uma limpeza adequada, a quantidade de bactérias aumenta. Além disso, o uso de roupas apertadas ou feitas de tecidos sintéticos que não permitem a ventilação adequada também podem agravar o problema.

Como evitar o odor no Sovaco? Confira!

Agora que você já conhece as principais causas que contribuem com o aumento do odor nas axilas, é válido mencionar que é necessário implementar alguns hábitos de higiene na rotina para evitar ao máximo este mau cheiro. Acompanhe algumas dicas a seguir:

  • Lavar o sovaco diariamente com água e sabão, de preferência durante o banho;
  • Secar bem a região após a lavagem, para evitar que a umidade favoreça a proliferação de bactérias;
  • Utilizar um antitranspirante ou desodorante para controlar a transpiração e o odor. É importante escolher um produto adequado para o seu tipo de pele e que possua eficácia comprovada;
  • Usar roupas de tecidos naturais, como algodão, que permitem a ventilação da região. Evite roupas apertadas ou sintéticas, que podem aumentar a transpiração e o mau cheiro;
  • Trocar de roupa diariamente e lavá-las regularmente, principalmente aquelas que estão em contato direto com as axilas;
  • Evitar o consumo de alimentos com alto teor de gordura ou temperos fortes, pois isso pode aumentar a transpiração e o odor;
  • Praticar atividades físicas com roupas adequadas e tomar banho logo após o exercício para remover o suor acumulado.

Leia: Como tirar o mau cheiro das axilas!

Por que o cheiro do sovaco fica na roupa? Entenda!

O cheiro do sovaco pode impregnar na roupa devido à presença de compostos voláteis de enxofre que são produzidos pelas bactérias presentes na pele e que se alimentam do suor, como já mencionado anteriormente. Esses compostos são altamente voláteis e aderem facilmente às fibras do tecido, especialmente se este não for devidamente higienizado.

Além disso, a transpiração das axilas é composta não apenas de água, mas também de sais minerais e outros compostos que podem contribuir para a fixação do odor na roupa.

Homem praticando atividades fisícas.
É preciso lavar a roupa de maneira adequada, para eliminar totalmente o odor. Foto: Pexels

É importante informar que, mesmo lavando a roupa, o cheiro pode não ser completamente eliminado, especialmente se a lavagem não for feita de maneira adequada. Roupas que são lavadas com água em temperaturas mais baixas, por exemplo, podem não eliminar totalmente as bactérias e o odor.

Afinal, como tirar cheiro de sovaco da roupa?

Para eliminar o odor de suas roupas é preciso lavá-las da forma adequada, de modo que as bactérias que estão presentes no tecido sejam totalmente removidas. Deste modo, vamos disponibilizar algumas dicas abaixo que podem ajudar você a eliminar este odor em suas roupas. Acompanhe!

  1. Primariamente, lave suas roupas com um detergente de qualidade em uma temperatura mais alta, visto que o calor pode ajudar a matar as bactérias e eliminar o odor;
  2. Adicione vinagre branco ao ciclo de lavagem da máquina, pois ele é um ótimo desodorizante natural. Para isso, basta Utilizar cerca de ½ xícara de vinagre para cada carga de roupa e lave normalmente;
  3. Utilize bicarbonato de sódio durante a lavagem, visto que o mesmo ajuda a neutralizar o odor. Adicione cerca de ½ xícara ao ciclo de lavagem e lave normalmente;
  4. Deixe a roupa de molho em uma solução de água e bicarbonato de sódio por algumas horas antes da lavagem. Você pode misturar cerca de ½ xícara do agente em um balde de água e deixar a roupa de molho por algumas horas antes de lavar;
  5. Utilize um produto específico para eliminar o odor da roupa, como o bicarbonato de sódio misturado com água em um borrifador, que pode ser aplicado diretamente na área afetada;
  6. Pendurar as roupas para secar em um local bem ventilado, pois a umidade pode agravar o problema do odor.

E aí, gostou do artigo?

Após conhecer alguns métodos de como tirar cheiro de sovaco da roupa, conseguiu remover este odor desagradável? Nos conte se essas dicas lhe ajudaram!

Encontre outros artigos como este acessando a página principal do Portal KD, avalie o post com as estrelinhas abaixo e não esqueça do seu feedback!

Perguntas Frequentes

O que causa o cheiro de sovaco na roupa?

É causado pela presença de compostos voláteis de enxofre que são produzidos pelas bactérias presentes na pele e que se alimentam do suor. Esses compostos aderem facilmente às fibras do tecido e podem ser difíceis de remover se a roupa não for devidamente higienizada.

Como evitar que o cheiro de sovaco impregne na roupa?

Você deve lavá-la regularmente com água e sabão em temperaturas mais altas, seguindo as instruções de lavagem do fabricante, também é recomendado deixar as roupas secarem completamente antes de guardá-las.

Como tirar cheiro de sovaco da roupa?

Além da lavagem com um bom detergente em uma temperatura mais alta, você também pode adicionar vinagre branco ao ciclo de lavagem, utilizar bicarbonato de sódio ou deixar a roupa de molho em uma solução de água e bicarbonato de sódio por algumas horas antes da lavagem, que podem ajudar a eliminar o odor.

Avalie este artigo

Avalie post
Vinicius Lima
Vinicius Lima
Tenho 19 anos, atualmente cursando Direito, sempre busco estar por dentro de informações sobre novos concursos e assuntos relacionados a educação. Sou um dos responsáveis pela criação de conteúdo no Portal KD e irei trazer diversas dicas e novidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.