Como tirar cheiro do micro-ondas: 5 dicas infalíveis para eliminar o odor!

Está buscando por um meio de como tirar cheiro do micro-ondas? Confira a leitura deste artigo do Portal KD e veja como eliminar este odor!

O que causa o mau cheiro no micro-ondas?

Para iniciar o presente artigo, precisamos saber o motivo pelo qual gera este mau cheiro nas axilas, mas de primeiro modo, podemos dizer que o mau cheiro no micro-ondas pode ser causado por diversos fatores, mas um dos principais é em relação ao acúmulo de resíduos de alimentos e gorduras que acabam se depositando no interior do aparelho. Deste modo, quando esses resíduos são aquecidos repetidamente, começam a emitir odores desagradáveis.

Outro fator comum para esta causa é sobre o uso de recipientes inadequados para aquecer alimentos, como plástico, por exemplo. Eles podem liberar compostos químicos quando aquecidos, o que pode gerar o mau cheiro. Também vale informar que os alimentos aquecidos em recipientes sem tampa, podem respingar e sujar o interior do micro-ondas, o que também pode contribuir com o odor.

Como tirar cheiro do micro-ondas.
Como tirar cheiro do micro-ondas. Foto: Reprodução

Vale mencionar que a falta de limpeza regular do aparelho também pode contribuir para o mau cheiro, visto que os resíduos de alimentos e gorduras acumulados no interior do mesmo podem se deteriorar e gerar este cheiro desagradável.

Como evitar o mau cheiro no Micro-ondas?

Agora que você já sabe sobre as causas do odor no Micro-ondas, é válido dizer que há algumas formas de evitar este cheiro, portanto, vamos elencar algumas práticas que você pode aderir ao seu dia-a-dia que podem lhe ajudar. Acompanhe abaixo:

  1. Limpar o micro-ondas regularmente: Limpar o interior do micro-ondas com uma solução de água e vinagre ou bicarbonato de sódio ajuda a remover resíduos de alimentos e gorduras que podem causar o mau cheiro. Basta umedecer uma esponja ou pano macio com a solução e passar pelo interior do aparelho. Depois, basta enxaguar com água limpa e secar com um pano seco;
  2. Utilizar recipientes adequados: Alguns recipientes de plástico podem liberar compostos químicos quando aquecidos, o que pode gerar odores desagradáveis no micro-ondas. Por isso, é importante utilizar recipientes adequados, como vidro, cerâmica ou porcelana, que são mais seguros e não emitem odores;
  3. Cobrir os alimentos com tampa ou filme plástico: Cobrir os alimentos com uma tampa ou filme plástico antes de aquecê-los no micro-ondas ajuda a evitar respingos e sujeiras que podem causar o mau cheiro. Além disso, a tampa ou o filme plástico ajuda a manter o aroma e o sabor dos alimentos;
  4. Evitar queimar ou cozinhar por tempo demais: Deixar alimentos queimar ou cozinhar por tempo demais no micro-ondas pode liberar odores desagradáveis. Por isso, é importante ficar atento ao tempo de cozimento e retirar os alimentos assim que estiverem prontos;
  5. Manter o micro-ondas ventilado: O micro-ondas precisa estar bem ventilado para evitar a acumulação de umidade e odores. Por isso, é importante deixar a porta do aparelho aberta por alguns minutos após o uso, para que o ar circule e ajude a eliminar odores.

Como tirar cheiro do Micro-ondas com água e vinagre?

Um dos meios de como tirar cheiro do Micro-ondas que é mais adotado é por meio de uma solução composta por água e vinagre. Confira abaixo como fazer!

  1. Misture uma parte de vinagre branco com duas partes de água em uma tigela ou jarra de vidro. Por exemplo, se você usar uma xícara de vinagre, adicione duas xícaras de água;
  2. Coloque a mistura no micro-ondas e ligue-o por cerca de 5 minutos na potência máxima. Isso fará com que a mistura comece a ferver e crie vapor;
  3. Deixe o micro-ondas fechado por mais alguns minutos após o término do tempo de cozimento. Isso ajudará a manter o vapor dentro do aparelho e a solução a agir contra o mau cheiro;
  4. Depois que o micro-ondas esfriar um pouco, retire a tigela com cuidado, pois a solução pode estar quente. Em seguida, use um pano úmido para limpar o interior do micro-ondas, removendo resíduos de alimentos e gorduras que possam estar causando o mau cheiro;
  5. Para finalizar, passe um pano seco para retirar qualquer umidade que possa ter ficado no interior do aparelho.

O vinagre é um agente de limpeza natural e seguro para o uso no micro-ondas, visto que ajuda a neutralizar os odores e a remover resíduos de alimentos e gorduras que possam estar causando o mau cheiro.

Como tirar cheiro do Micro-ondas utilizando o bicabornato de sódio?

Além da solução feita a partir da água e do vinagre, o bicabornato de sódio é outro agente que pode contribuir muito com a limpeza e a eliminação de odores do seu micro-ondas.

  • Misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 1 xícara de água morna em um recipiente;
  • Mergulhe uma esponja ou pano macio na solução de bicarbonato de sódio e água, e torça para retirar o excesso de líquido;
  • Use a esponja ou pano para limpar o interior do micro-ondas, removendo resíduos de alimentos e gorduras que possam estar causando o mau cheiro;
  • Deixe a solução de bicarbonato de sódio e água no micro-ondas por cerca de 15 minutos, para que ela possa agir contra o mau cheiro;
  • Após esse tempo, retire a solução com um pano úmido e limpo. Em seguida, passe um pano seco para retirar qualquer umidade que possa ter ficado no interior do aparelho.

O bicarbonato de sódio é um agente de limpeza natural e seguro para uso no micro-ondas, ajuda a eliminar o mau cheiro através da remoção de resíduos de alimentos e gorduras.

Bicarbonato de sódio.
O Bicarbonato de sódio é um ótima agente para limpeza natural. Foto: Reprodução

Além disso, ele é uma opção mais suave em relação aos produtos de limpeza convencionais que podem deixar resíduos químicos no interior do micro-ondas.

 E aí, gostou do artigo?

Após conferir as dicas dispostas nesta matéria de como tirar cheiro do micro-ondas, conseguiu remover este odor desagradável? Nos conte se essas dicas lhe ajudaram!

Encontre outros artigos como este acessando a página principal do Portal KD, avalie o post com as estrelinhas abaixo e não esqueça do seu feedback!

Perguntas Frequentes

O que causa o cheiro no micro-ondas?

O mau cheiro no micro-ondas pode ser causado por resíduos de alimentos e gorduras que se acumulam no interior do aparelho e queimam durante o processo de cozimento. Além disso, alimentos com cheiro forte, como peixes e queijos, podem contribuir ainda mais com o odor.

Como evitar o mau cheiro?

É importante limpar o aparelho regularmente, removendo resíduos de alimentos e gorduras que possam estar acumulados no interior do aparelho.

Como tirar cheiro do micro-ondas com vinagre?

Misture uma parte de vinagre branco com duas partes de água em uma tigela ou jarra de vidro e coloque no micro-ondas. Logo após, ligue o aparelho por cerca de 5 minutos na potência máxima e deixe-o fechado por mais alguns minutos após o término do tempo de cozimento. Depois, limpe o interior do micro-ondas com um pano úmido e finalize com um pano seco.

Como tirar cheiro do micro-ondas com bicarbonato de sódio?

Para tirar o cheiro do micro-ondas com bicarbonato de sódio, misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 1 xícara de água morna em um recipiente. Mergulhe uma esponja ou pano macio na solução e limpe o interior do micro-ondas, deixando a solução agir por cerca de 15 minutos. Por fim, retire a solução com um pano úmido e finalize com um pano seco.

Avalie este artigo

Avalie post
Vinicius Lima
Vinicius Lima
Tenho 19 anos, atualmente cursando Direito, sempre busco estar por dentro de informações sobre novos concursos e assuntos relacionados a educação. Sou um dos responsáveis pela criação de conteúdo no Portal KD e irei trazer diversas dicas e novidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.