Transforme Sala de estar Neutra em Ambiente Mais Alegre e Azul7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

A melhor maneira de deixar uma sala de estar neutra mais alegre é adicionando cores. O azul é uma inclusão quase automática nessa transformação.

A sala de estar é o coração do lar. Ela é o local de convivência familiar, de lazer e o espaço em que, no geral, nós passamos mais tempo. Por isso querer transformar a sala de estar neutra em um cantinho da casa que alegra todo mundo é uma atitude natural.

Os tons neutros têm seus pontos positivos, mas quando tomam conta do cômodo inteiro sem elementos coloridos para criar contraste podem deixar o local tedioso e “sem vida”.

Para te ajudar a mudar nisso, daremos dicas gerais para alegrar o centro da casa e outras para saber como utilizar o azul nessa tarefa.

Como Transformar Sua Sala De Estar Neutra Em Um Ambiente Mais Alegre E Azul
Como Transformar Sua Sala De Estar Neutra Em Um Ambiente Mais Alegre E Azul. Foto: Pixabay.

Dicas para trazer alegria sua sala de estar neutra

Expressar os gostos pessoais por meio da decoração é o jeito mais eficaz de provocar aquela sensação de espaço alegre e reconfortante.

Por isso, separamos algumas dicas do site britânico Good Housekeeping e adicionamos outras para te ensinar como personalizar sua sala de estar neutra.

Adicionar suas cores favoritas

As cores em suas tonalidades mais vibrantes são muito associadas à alegria e aos sentimentos positivos. Alguns exemplos que podemos dar são: verde, azul, vermelho, amarelo e cores quentes em geral.

Mas o que nos alegra é muito pessoal, por isso pense sobre as cores ao seu redor, quais delas te fazem sorrir. Quanto mais adicioná-las ao cômodo mais personalizado ele ficará e mais tempo você vai querer passar lá.

Mas ir acumulando muitas cores sem planejamento e harmonização, pode acabar causando o efeito oposto. Portanto, busque visualizar a composição como um todo.

Se você está lendo esse post, é muito provável que azul seja uma das suas cores prediletas, na outra metade deste post descubra quais cores harmonizam bem com azul.

Empregar cores em diferentes lugares

A sua sala de estar neutra apresenta muitas possibilidades de incorporar tons alegres. A forma mais efetiva é pintar as paredes na coloração desejada.

Mudanças notáveis podem ser alcançadas ao pintar uma das paredes ou até ao colorir apenas metade ou traçando faixas de cor. Os papéis de parede estampados também são ótimas maneiras para deixar o cômodo com outra cara.

A mesa de centro pode ganhar um toque de cor através daquele conjunto de chá florido e de porcelana que fica guardado.

Luminárias de teto pendentes, de parede e abajures em cores chamativas podem criar um ponto focal e quebrar mesmice da sala de estar neutra.

O tapete, as cortinas e almofadas podem ganhar estampas divertidas e padrões interessantes. Essa opção é vantajosa para aqueles que gostam de mudar o visual da sala com frequência.

Já a mobília pode ser customizada por meio de pintura ou processo de envelopamento, assim você reutiliza os móveis que já tem.

Objetos favoritos como decoração

Quais itens deixam você e os familiares contentes? Reserve um cantinho de destaque para eles. Podem ser as fotos da família, recordações de viagens, livros e revistas, plantas, quadros com pinturas ou pôsteres, dentre outras coisas que fazem o coração “ficar quentinho”.

Alegrar os sentidos

Além da nossa visão, podemos sentir conforto e felicidade por meio de aromas e texturas.

Para alegrar o olfato, posicione flores, difusores de ambientes, velas aromáticas ou incensos para aromatizar o local com sua essência preferida.

Já para o tato, invista no sofá com revestimento macio e aconchegante, troque as capas das almofadas para incorporar as texturas mais agradáveis. Não se esqueça do tapete, ele pode dar aquele descanso gostoso para os pés.

Como utilizar o azul para alegrar a sala de estar neutra

A cor azul é uma aliada para repaginar a sala porque ela vai muito bem com tons terrosos e marrons em geral, variações de branco menos brilhantes (os off whites), cremes e beges, ou seja, tons considerados neutros.

O que o azul ter a oferecer

O azul é um tom frio que gera aconchego, conforto, efeito estabilizador e calmante. Sua natureza de cor primária o torna versátil e muito utilizado no mundo da decoração. Organizamos abaixo formas de aproveitá-lo ao máximo.

Um oceano de tons de azul

As variações do azul são numerosas, por isso é possível trabalhar somente com diferentes tipos de azul e os neutros já existentes, caso queira.

Uma possibilidade é empregar um tom de azul vibrante como ponto de destaque e outros menos chamativos, os mais pálidos, para balancear e harmonizar.

As colorações que chamam atenção são: o ciano (um intermediário entre o verde e o azul), o azul marinho (também chamado de blue navy), o azul royal, safira.

Os tons que elencamos a seguir são considerados boas opções para contrabalancear os azuis mais vivos. Porém, eles também pode ser a estrela da sala.

Os tons pastel azuis ou candy colors (aqueles que costumamos chamar de “bebê”) oferecem calma e descontraem o ambiente. O mesmo vale para o azul celeste

Já a seriedade e sofisticação são especialidades do índigo, do azul Oxford e do azul da Prússia. Todos refletem pouco a luz e apresentam sobriedade quando em contraste com outras cores.

Como combinar outras cores ao azul

Além dos neutros e azuis, pode-se criar outras combinações. Daremos dicas com base no círculo cromático. Essa é uma ferramenta que posiciona as cores de forma com que elas fiquem próximas de tons parecidos e afastadas de tons diferentes.

O azul harmoniza com as cores análogas, isto é, aquelas que mais se aproximam dele. Dessa forma, o verde e o roxo são companheiros harmoniosos. Isso se aplica para as variações como lavanda, verde-água entre outras.

Se gostar de cores contrastantes, saiba que o laranja criar muito contraste com o azul porque eles são cores complementares (estão em lados opostos da esfera cromática) e que eles dão modernidade ao ambiente juntos.

Esperamos que esse post contribua para dar um toque de cor e de alegria ao seu lar. Assim, ponha as recomendações em prática combinando as dicas gerais com as específicas sobre o azul para criar o equilíbrio perfeito entre os objetos e as cores para alegrar sua sala de estar neutra.

Perguntas Frequentes

Como fazer uma pintura decorativa na parede da sala de estar?

Existem muitas maneiras de fazer uma pintura decorativa na parede da sala de estar. Você pode brincar com cores e imagens geométricas, pode fazer texturas usando uma ou mais cores e objetos como esponjas, escovas de roupas e tecidos, ou simplesmente escolher um desenho ou frase que goste e pintá-los na parede.

Qual a melhor cor para a parede da TV em uma sala neutra?

Na realidade, a escolha da melhor cor para a parede da TV em uma sala neutra dependerá do seu gosto pessoal. Como estamos falando de um ambiente sem muitas informações decorativas, qualquer cor ficará bem, porém, fique atento, pois cores muito vivas podem acabar interferindo no uso do aparelho, tornando-o cansativo por períodos longos.

Como inserir cor em uma sala neutra com sofá marrom?

Muitas cores podem combinar facilmente com em um ambiente neutro com um sofá marrom, no entanto, os tons de vermelho, amarelo e azul podem ser mais harmônicos. Procure explorar os muitos tons que essas cores possuem em almofadas, molduras próximas ao sofá e pequenos objetos, como luminárias e vaso.

Quais os melhores tons de azul para uma sala de estar neutra?

Uma sala de estar neutra é praticamente uma tela em branco quando o assunto é inserir uma cor. Por isso, se você gosta de azul, vale a pena explorar os inúmeros tons que ele possui. Tente apenas evitar o excesso em nuances mais escuras como o azul marinho, ou vivas como o azul royal.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 15 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.