Concurso CGU 2024: Terá novo concurso? Veja como foi o último!

Sonhando com aquela vaga na Corregedoria Geral da União? Está se preparando para um possível concurso CGU 2024? Saiba tudo sobre o cenário atual de certames do órgão através deste artigo!

A Corregedoria Geral da União carrega consigo um dos processos seletivos mais disputados e almejados em todo o Brasil, muitas pessoas passam anos estudando na espera de um novo edital com o objetivo de alcançar o almejado cargo e se inserir na carreira pública.

Portanto, acerca disso, irei falar tudo sobre o cenário atual de concursos na Corregedoria Geral da União. Planejo a partir deste artigo responder algumas dúvidas sobre um possível concurso CGU 2024, se o certame anterior ainda está vigente e mais informações. Acompanhe a leitura!

Concurso CGU 2024: Terá um novo concurso este ano?

Já irei ressaltar no início do artigo, as chances de um novo concurso na Corregedoria Geral da União são quase nulas, visto que o órgão foi contemplado com um novo certame no ano passado, em 2022.

O concurso da CGU foi realizado e ainda está vigente, no que implica a indisponibilidade de um novo certame para as vagas ofertadas anteriormente.

Concurso CGU 2024: Terá novo concurso? Veja como foi o último!
Concurso CGU 2024: Terá novo concurso? Veja como foi o último! Foto: Reprodução

O edital publicado em 2021 prevê que o certame seguirá valido por 2 anos, se encerrando assim, no dia 13 de junho de 2024. Vale informar que o órgão pode prorrogar este prazo por mais dois anos, no que iria prolongar a validade do concurso até o dia 13 de junho de 2016.

Deste modo, se for a opção do órgão de prolongar o certame mais uma vez, poderá demorar mais 4 anos para um novo concurso.

Afinal, como foi o concurso anterior?

O certame anterior introduziu em meio a concurso público, 300 vagas para Auditor Federal de Finanças e Controle; 75 vagas para o cargo de técnico Federal de Finanças e Controle.

As remunerações iniciais chegam a R$19.197,06.

A Banca responsável por elaborar o concurso foi a famosa e muito temida entre os concurseiros, a Fundação Getúlio Vargas!

Logo Fundação Getúlio Vargas.
Logo Fundação Getúlio Vargas. Foto: Reprodução

Quais eram os requisitos para se candidatar?

Para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle, a Exigência primordial era acerca do diploma de ensino superior em qualquer área, emitido por uma instituição de origem privada ou pública devidamente reconhecida pelo MEC.

Da mesma forma, para o cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle, a principal exigência foi a mesma que o cargo anterior, o interessado em prestar o concurso deveria apresentar o devido diploma de ensino superior em qualquer área, emitido por uma instituição de origem privada ou pública, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Cargos vagos

Atualmente, o quadro de servidores na Corregedoria Geral da União está com um déficit de mais de 3mil cargos, no que alguma parte será preenchida via chamada pública dos aprovados no certame em 2022.

Como foi a prova?

Para quem almeja fazer parte da Corregedoria Geral da União, uma boa alternativa é analisar as provas anteriores.

O concurso CGU 2022 foi realizado a partir de duas etapas, no que correspondiam a provas objetivas e discursivas dotadas de caráter classificatório e eliminatório.

Prova Objetiva: cargo de técnico

Para os candidatos que realizaram a prova de Técnico Federal de Finanças e Controle, se depararam com 80 questões de múltipla escolha evolvendo 30 de conhecimentos básicos e 50 questões acerca de conhecimentos específicos.

Conhecimentos Básicos:

Língua Portuguesa15 questões
Língua Inglesa05 questões
Raciocínio Lógico-Quantitativo05 questões
Noções de TI05 questões
Matérias envolvendo conhecimentos básicos

Conhecimentos Específicos:

Direito Constitucional10 questões
Direito Administrativo10 questões
AFO10 questões
Noções de Administração Geral10 questões
Organização, Competências e Sistemas Estruturantes10 questões
Matérias envolvendo conhecimentos específicos

Prova Objetiva: cargo de Auditor

O cargo mais concorrido foi ofertado por meio de uma prova composta de 110 questões nas quais equivaliam a 1 ponto para cada questão correta.

Conhecimentos Básicos

Língua Portuguesa15 questões
Língua Inglesa05 questões
Administração Pública e Políticas Públicas10 questões
Matérias envolvendo conhecimentos básicos

Conhecimentos Específicos

Direito Constitucional10 questões
Direito Administrativo14 questões
AFO05 questões
Fundamentos de Auditoria Governamental06 questões
Organização, Competências e Sistemas Estruturantes05 questões
Matérias envolvendo conhecimentos específicos

Conhecimentos Especializados

Contabilidade Pública05 questões
Políticas Públicas10 questões
Auditoria Em tecnologia da informação10 questões
Conhecimento de Banco de Dados10 questões
Técnicas de Controle25 questões
Matérias envolvendo conhecimentos especializados

Prova Discursiva

Assim como a prova objetiva, a discursiva também foi dotada de caráter eliminatório e classificatório. Confira a distribuição da prova de acordo com o cargo:

  • Técnico Federal de Finanças e Controle: Redação de no máximo 30 linhas sobre algum cargo que remonte a atualidade.
  • Auditor Federal de Finanças e Controle: Redação com máximo de 90 linhas e uma questão com no máximo 15 linhas para ser respondida. Ambas foram compostas por assuntos relacionados a temas de Direito Constitucional, Administrativo e Administração Pública, ou Administração Financeira e Orçamentária.

Gostou?

E aí, está ansioso para um novo concurso CGU? Está se preparando já? Lembre-se, é de muita importância que você já inicie os seus estudos agora e não deixe para começar próximo a data do certame. Nos conte como está indo seus estudos!

Para eventuais dúvidas ou sugestões sobre o artigo, deixe seu feedback.

Para mais conteúdos como este, acesse a página principal do Portal KD!

Perguntas Frequentes sobre Concurso CGU 2024

Terá concurso CGU 2024?

Visto o recente certame que ocorreu no ano de 2022 da Corregedoria Geral da União, o mesmo ainda se encontra vigente, no que implica na indisponibilidade para a criação de um novo concurso.

Como foi a composição da prova no último concurso CGU?

A prova foi constituída por duas etapas, a primeira correspondeu a aplicação de provas objetivas e a segunda, de uma prova discursiva, para ambos os cargos.

Avalie este artigo

Avalie post
Vinicius Lima
Vinicius Lima
Tenho 19 anos, atualmente cursando Direito, sempre busco estar por dentro de informações sobre novos concursos e assuntos relacionados a educação. Sou um dos responsáveis pela criação de conteúdo no Portal KD e irei trazer diversas dicas e novidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.