Concurso Detran 2024: Terá novo certame? Veja como foi o último!

E aí, está ansioso pelo Concurso Detran 2024? Quer saber se terá um novo certame? Veja todas as informações por meio deste artigo!

Idealizamos este artigo para prover todas as informações sobre o quadro atual de certames do Detran, de fato é um dos concursos mais esperados pelos concurseiros e é de grande expectativa que tenha um no ano de 2024!

Portanto, por meio deste artigo, vamos expor tudo sobre, bem como informações sobre um possível novo concurso e como foi o certame anterior, confira!

Concurso Detran

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é uma autarquia responsável por regular e fiscalizar o trânsito de veículos em cada estado brasileiro. Os concursos públicos do Detran são destinados a preencher vagas em diversas áreas de atuação, como fiscalização de trânsito, gestão de processos administrativos, suporte técnico e operacional, entre outros.

Os concursos do Detran são organizados e realizados pelos governos estaduais de cada unidade federativa do Brasil. Portanto, os editais, inscrições, provas e critérios de avaliação podem variar de estado para estado.

Concurso Detran 2024: Terá novo certame? Veja como foi o último!
Concurso Detran 2024: Terá novo certame? Veja como foi o último! Foto: Reprodução

Para obter informações atualizadas sobre concursos do Detran, você pode consultar o site oficial do órgão no seu estado ou o site da Secretaria de Estado da Administração do seu estado.

Concurso Detran 2024: Editais Previstos!

Alguns estados pelo território nacional já contam com editais previstos, como no caso do Detran RN, PI, SE, BA, AL e DF.

Abaixo irei falar um pouco sobre cada um deles, bem como prover informações dos últimos certames. Continue a leitura!

DETRAN RN – Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte

O último concurso do Detran do Rio Grande do Norte (RN) foi realizado em 2010 e ofereceu vagas para os cargos de agente de trânsito, agente administrativo, técnico de suporte e técnico de informática. Desde então, não houve novos concursos para o Detran RN.

Logo do Detran do Rio Grande do Norte.
Logo do Detran do Rio Grande do Norte. Foto: Reprodução

Recentemente,  veio a público a intenção de um novo concurso do Detran para o estado do Rio Grande do Norte e tem previsão de sair um novo edital até o fim do primeiro semestre.

Nenhum cargo foi definido ainda, porém há a estimativa que irá abrir 473 novas vagas, para assim suprir a atual necessidade no quadro de funcionários do Detran-RN.

Assim, que o concurso ser anunciado, vamos atualizar a matéria e expor todas as informações acerca do certame.

DETRAN PI – Departamento Estadual de Trânsito do Piauí

O último concurso público do Detran do Piauí (PI) foi realizado em 2018 e ofereceu vagas para os cargos de Assistente de Trânsito, Analista de Trânsito e Engenheiro Civil. O concurso foi organizado pela banca Cespe/Cebraspe e as provas foram realizadas em Teresina, capital do estado.

Logo do Detran do Piauí.
Logo do Detran do Piauí. Foto: Reprodução

Recentemente, houve o pedido por parte do DETRAN-PI para a realização de um novo certame que visa proporcionar 141 novas vagas, para assim suprir o atual problema da autarquia, o déficit em seu quando de funcionários. São 649 cargos vagos segundo o último levantamento.

Assim, que o concurso ser anunciado, vamos atualizar a matéria e expor todas as informações acerca do certame.

DETRAN SE – Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe

O último concurso público do Detran de Sergipe (SE) foi realizado em 2009 e ofereceu vagas para os cargos de Assistente de Trânsito e Analista de Trânsito. O concurso foi organizado pela banca Fundação Carlos Chagas (FCC) e as provas foram realizadas em Aracaju, capital do estado.

De acordo com o Plano Plurianual, no que condiz a um documento que contém o planejamento governamental, o mesmo estabelece algumas diretrizes, objetivo e metas a serem alcançados em um período de tempo. O PPA prevê a realização de um novo concurso para o DETRAN-SE ofertando a contratação de 120 assistentes de Trânsito e 15 Vistoriadores.

Logo Detran de Sergipe.
Logo Detran de Sergipe. Foto: Reprodução

Assim, que o concurso ser anunciado, vamos atualizar a matéria e expor todas as informações acerca do certame.

DETRAN AL – Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas

O último concurso público do Detran de Alagoas (AL) foi realizado em 2001 e ofereceu vagas para os cargos de Assistente de Atividade de Trânsito e Transporte, Assistente Técnico de Trânsito e Transporte, Analista de Atividade de Trânsito e Transporte e Especialista de Trânsito e Transporte. Desde então, não houve novos concursos para o Detran AL.

Logo Detran de Alagoas.
Logo Detran de Alagoas. Foto: Reprodução

Até então, o Detran de Alagoas contratava funcionários terceirizados, no que levou a uma ação cível do MP-AL no qual solicitou que essas contratações fossem impedidas e não ocorrem mais.

Portanto, por conta deste fato, é de grande expectativa que tenho um novo concurso para o DETRAN-AL para o ano de 2024.

Assim, que o concurso ser anunciado, vamos atualizar a matéria e expor todas as informações acerca do certame.

Como são realizados os concursos do Detran?

Os concursos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) podem variar de acordo com cada estado, mas em geral, costumam seguir algumas etapas padrão. Veja abaixo as etapas mais comuns:

Primariamente, a avaliação ocorre por meio de uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e específicos da área de atuação.

Para alguns cargos, os candidatos são submetidos a provas discursivas, em que o candidato deve desenvolver um texto ou responder questões dissertativas.

Para cargos que exigem habilidades práticas, precisam passar por testes práticos: como os de examinadores de trânsito, são realizados testes práticos para avaliar a capacidade do candidato.

Em relação a cargos de nível superior, ocorre a avaliação de títulos, leva em consideração a formação acadêmica e experiência profissional do candidato.

Por fim após passar pelas etapas anteriores, o candidato precisa realizar exames médicos e psicológicos, os candidatos aprovados passam por exames médicos e psicológicos para avaliar se estão aptos a exercer a função.

Vale ressaltar que cada estado pode ter variações nas etapas do concurso e critérios de seleção. Por isso, é importante sempre ler atentamente o edital para saber quais são as etapas e os requisitos específicos do concurso em questão.

Matérias que são cobradas

Para se preparar para os concursos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), é importante estudar as seguintes matérias:

  1. Código de Trânsito Brasileiro (CTB): É fundamental conhecer as leis e normas relacionadas ao trânsito no Brasil, suas infrações e penalidades, sinalização, direção defensiva, entre outros.
  2. Língua Portuguesa: A maioria dos concursos públicos exige conhecimentos básicos de Língua Portuguesa, com foco em gramática, interpretação de texto e redação.
  3. Matemática: Em geral, é cobrado conhecimento básico de matemática, com foco em porcentagem, regra de três simples e juros simples.
  4. Informática: Conhecimento básico de informática pode ser cobrado em alguns concursos, incluindo noções de hardware, software, internet e aplicativos.
  5. Conhecimentos específicos: Para cada cargo, pode ser cobrado conhecimento específico relacionado à área de atuação, como gestão de trânsito, engenharia de tráfego, educação no trânsito, entre outros.

Além disso, é importante resolver questões de provas anteriores e fazer simulados para testar seus conhecimentos e se familiarizar com o estilo de prova do concurso. Outra dica é manter uma rotina de estudos regular, dividindo o tempo entre as diferentes matérias e revisando regularmente o conteúdo estudado.

Se atente as questões do Código Brasileiro de Trânsito!

Nos concursos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é uma das principais matérias cobradas nas provas.

Primariamente, se atente a Legislação de trânsito, conheça as principais leis, normas e regulamentações relacionadas ao trânsito no Brasil.

Logo após, estude acerca da sinalização de trânsito, veja quais são os principais tipos de sinalização utilizados no trânsito brasileiro, suas cores, formatos e significados.

Outro conteúdo bastante cobrado é sobre as Infrações de trânsito: visto que é necessário que um profissional do Detran tenha conhecimento das principais infrações de trânsito previstas no CTB, suas penalidades e formas de aplicação.

Assuntos sobre direção defensiva também são recorrentes em certames do Detran, conheça as principais técnicas e medidas de segurança que devem ser adotadas pelos condutores para evitar acidentes de trânsito.

Estude sobre Primeiros socorros, verifique quais são os principais procedimentos de primeiros socorros que devem ser adotados em casos de acidentes de trânsito, bem comum cair questões sobre nos certames.

Além disso, também podem ser cobrados conhecimentos específicos relacionados ao cargo pretendido, como gestão de trânsito, engenharia de tráfego, educação no trânsito, entre outros. Por isso, é importante estudar o edital do concurso para saber quais são as matérias e os temas que serão abordados nas provas.

Como se preparar para realizar um concurso: Veja algumas dicas!

Está pensando em realizar o concursos Detran 2024 e ainda não começou a se preparar? Come agora mesmo! Abaixo vamos disponibilizar algumas dicas de estudos que serão valiosas para você que não sabe por onde começar. Acompanhe!

Saiba o que estudar!

Estudar para um concurso público pode ser uma tarefa desafiadora, mas com uma boa organização e disciplina é possível alcançar um bom desempenho nas provas. E importante se atentar ao edital da prova, conferir provas anteriores e assim verificar quais os assuntos que são recorrentes.

Planeje seus estudos

Antes de começar a estudar, é importante ter um plano de estudos, estabelecendo metas realistas e um cronograma para cumprir o conteúdo programático. Você pode dividir o tempo disponível entre as diferentes matérias e estabelecer um período de revisão durante a semana.

Conheça o Edital

Primariamente, vamos contextualizar o que é o edital, se você caiu de paraquedas no mundo dos certames recentemente. O edital de um concurso público é um documento oficial que estabelece as regras, critérios e procedimentos necessários para a realização de um processo seletivo para cargos públicos. O edital é elaborado pela instituição ou órgão responsável pela realização do concurso e deve ser divulgado amplamente para que os interessados possam se inscrever e participar da seleção.

Portanto, conhecer o Edital é fundamental visto que é a fonte de informação mais importante para se preparar para a prova. Leia com atenção todas as informações sobre as matérias cobradas, o formato da prova, as datas e os horários das etapas do concurso.

Organize seu tempo de estudos

procure um local tranquilo e silencioso para estudar, com boa iluminação e ventilação. Mantenha sua mesa de estudo limpa e organizada, com os materiais necessários à mão, como livros, apostilas, cadernos, canetas, entre outros. Estipule um horário em que esteja mais disposto, é outro ponto fundamental!

Realize revisões frequentemente

revisar o conteúdo estudado é fundamental para fixar o conhecimento. Estabeleça um período de revisão regular, seja diário ou semanal, e faça exercícios para testar seu aprendizado. Essa prática ajuda a reforçar o conhecimento que já foi adquirido anteriormente. Isso ajuda a lembrar conceitos, fórmulas e informações importantes que podem ser úteis durante a prova, além de identificar possíveis pontos fracos e os temas que precisam de mais atenção e estudo. Dessa forma, é possível direcionar os esforços para as áreas que necessitam mais de atenção.

Mantenha o foco e tenha disciplina

estudar para concurso requer disciplina e foco, deste modo, evite distrações, como redes sociais e televisão, e mantenha-se motivado, lembrando sempre do seu objetivo e da importância do concurso para a sua carreira.

Gostou?

E aí, está ansioso pelo concurso Detran 2024? Como está a sua preparação? Anotou alguma de nossas dicas? Nos conte abaixo!

Em caso de dúvidas sobre o artigo, bem como o desejo de realizar uma sugestão ou complementação do conteúdo proposto, deixe o seu feedback.

Para mais conteúdos informativos como este, acesse a página principal do Portal KD!

Perguntas Frequentes

Quais matérias costumam cair nos concursos do Detran?

É muito comum cair questões sobre: Código de Trânsito Brasileiro (CTB); Língua Portuguesa; Matemática; Informática e conhecimentos básicos do cargo desejado.

Qual a principal matéria a ser estudada?

É preciso que o candidato tenha um bom domínio acerca da matéria do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ao decorrer do artigo disponibilizamos algumas dicas!

Avalie este artigo

5/5 - (1 votos)
Vinicius Lima
Vinicius Lima
Tenho 19 anos, atualmente cursando Direito, sempre busco estar por dentro de informações sobre novos concursos e assuntos relacionados a educação. Sou um dos responsáveis pela criação de conteúdo no Portal KD e irei trazer diversas dicas e novidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.