Concurso Ibama 2024: Inscrições, Edital e informações

Interessado em prestar o Concurso Ibama 2024? Nós da equipe Portal KD vamos lhe auxiliar com todas as informações sobre o concurso. Acompanhe o artigo a seguir!

A autarquia conta atualmente com um dos concursos públicos mais concorridos e difíceis do Brasil, o Concurso Ibama 2024 é muito aguardado em todo o Brasil.

Nos dias de hoje, muitas pessoas estão em busca da tão sonhada aprovação em um concurso público, seja pelo sonho de trabalhar no cargo disputado em questão ou até mesmo buscar a independência financeira que o cargo proporciona.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o Ibama e seu processo seletivo, inscrição, edital, datas e demais informações sobre o órgão.

Sobre o Ibama

Criado no dia 22 de fevereiro de 1989 pela Lei Nº 7.735, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é um órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e atua realizando o licenciamento ambiental e fiscalizando supostas ações que lesionam ou podem vir a prejudicar nosso meio ambiente.

Quando constatado irregularidades no meio ambiente, o Ibama é quem aplica as multas e penalidades para quem não cumpre as leis ambientais estabelecidas, apresentando assim, um poder de Polícia ambiental.

Concurso Ibama 2024 é muito aguardado para este ano
Concurso Ibama 2024 é muito aguardado para este ano. Foto: Reprodução

O Ibama surgiu através da tentativa de integrar a gestão ambiental do país e se deu origem em meio a fusão de quatro instituições: Secretária Especial do Meio Ambiente (SEMA), Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), Superintendência da Pesca (Sudepe) e a Superintendência da Borracha (Sudhevea).

A Lei Nº11.516 de 28 de agosto de 2007 estabelece as atribuições do Ibama para com a sociedade. Acompanhe a abaixo:

  • I – exercer o poder de polícia ambiental;
  • II – executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministério do Meio Ambiente; e
  • III – executar as ações supletivas de competência da União, de conformidade com a legislação ambiental vigente.”

O Ibama é diretamente responsável pelo desenvolvimento de pesquisas e métodos para garantir a preservação de nosso meio ambiente. Sendo assim, o Ibama é um grande atrativo para as pessoas que desejam ingressar na carreira pública.

A principal forma de ingressar e iniciar sua carreira no Ibama é através da realização e aprovação no concurso público. Abaixo irei explicar tudo o que você precisa saber sobre o Concurso Ibama 2024, continue a leitura do artigo!

Concurso Ibama 2024

Apesar de ainda não ter nenhum concurso do Ibama disponível para o ano de 2024, há grandes chances de sair um edital ainda neste ano, visto que a expectativa para um novo concurso do IBAMA em 2024 é otimista, conforme informações da ministra Esther Dweck. Apesar do cenário de restrição orçamentária, o Ministério da Gestão e Inovação está interessado em autorizar a realização do concurso. Destaca-se que recentemente foi concedido um provimento adicional para as vagas do último certame.

Rodrigo Agostinho, presidente do Instituto, reforçou a importância do concurso devido à carência de pessoal em setores críticos. Ele mencionou que a expectativa é que o concurso ocorra entre abril e maio de 2024. A necessidade de profissionais abrange tanto cargos de nível médio, como técnicos ambientais, quanto cargos de nível superior, como analistas ambientais.

Logo Ibama
Logo Ibama. Foto: Reprodução

Edital concurso Ibama 2024

Pelo fato de ainda não ter sido anunciado, não há nenhum edital disponível no momento, mas fique tranquilo, assim que a solicitação do Ibama for aprovada e o edital for liberado, vamos atualizar a matéria e dispor todas as informações do edital.

Para quem ainda é novato e não conhece a dinâmica de um concurso público, é no edital que está regulamentado como o concurso irá acontecer, de que modo será a prova, em quantas etapas ela será dividida bem como apresentar todas as informações de inscrições, datas entre outros dados.

Último concurso do Ibama

O último concurso realizado pelo Ibama ocorreu em 2021 no qual o órgão abriu vagas para o cargo de Analista Administrativo, Analista ambiental e técnico ambiental.

O cargo de Analista administrativo exigia o nível superior mediante apresentação do Diploma da conclusão de curso de graduação em nível superior fornecido pela instituição devidamente registrada no Ministério da Educação (MEC).

O cargo de Analista Ambiental também exigia o nível superior comprovado através da apresentação do Diploma da conclusão de curso de graduação em nível superior fornecido pela instituição devidamente registrada no Ministério da Educação (MEC).

O cargo de Técnico ambiental exigia somente o nível médio, no qual só era necessário apresentar a conclusão do ensino médio ou curso técnico expedido por instituição de ensino competente.

Estrutura da prova

Para os 3 cargos, a prova objetiva era composta com 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos específicos. A prova objetiva se condizia ao caráter eliminatório e classificatório.

Tanto a prova objetiva quanto a descritiva tinham um tempo hábil para serem realizadas, que era de 4 horas e 30 minutos.

Prova Objetiva

A prova Objetiva era disposta do caráter eliminatório e classificatório e equivalia a um total de 120 pontos.

Cada prova objetiva continha um julgamento da questão por meio de comandos, para julgar cada item era usado CERTO ou ERRADO. Cada questão equivalia a um total de 1 ponto.

O candidato era reprovado se caso enquadrasse em uma das situações dispostas abaixo:

  • obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos;
  • obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
  • obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Prova Discursiva

A proa discursiva equivalia a um total de 30 pontos, a redação era diferente em cada avaliação de cargo, confira:

  • Para o cargo de Analista Administrativo: A redação de texto dissertativo precisava ser composta de até 30 linhas, sobre temas relacionados a conhecimentos específicos;
  • Para o cargo de Analista Ambiental: A redação de texto dissertativo, precisava ser composta de até 30 linhas, abordando assuntos de conhecimentos específicos de acordo com o Tema escolhido.
  • Para o Cargo 5: Técnico Ambiental: A redação de texto dissertativo, precisava ser composta de até 30 linhas, sobre temas relacionados a atualidades.

A redação devia ser feita de manuscrita contendo letra legível e utilizando uma caneta esferográfica de cor preta com material transparente.

Banca examinadora

O último concurso realizado pelo Ibama contou com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE como banca examinadora, a instituição elabora as questões no formato “Método Cespe” na qual as alternativas são elaboradas no formato de “certo ou errado”.

O CEBRASPE foi banca examinadora no ultimo concurso do Ibama
O CEBRASPE foi banca examinadora no ultimo concurso do Ibama. Foto: Reprodução

O método adotado pela banca busca descartar a possibilidade de acerto ou acaso, no caso, evitar que o candidato acerte a questão pelo chute, exigi-lo que o mesmo procure analisar, interpretar e responder a partir do que sabe e aprendeu.

Para quem deseja realizar o próximo concurso Ibama 2024, procure saber mais sobre o CEBRASPE e como funciona a resolução de suas provas, com certeza será de muita utilidade para o próximo concurso.

Gostou?

E aí? A partir da leitura deste artigo, você conseguiu sanar suas dúvidas a respeito do concurso Ibama 2024? Se deseja incluir alguma informação ou apresentar uma dúvida sobre o artigo, deixe seu feedback!

Para mais conteúdos como este, acompanha a página principal do Portal KD!

Perguntas frequentes sobre o concurso Ibama 2024?

Há alguma probabilidade de sair um concurso Ibama 2024?

Pode ser possível, visto que recentemente, Rodrigo Agostinho, presidente do Instituto, reforçou a importância do concurso devido à carência de pessoal em setores críticos.

Quando foi o último concurso do Ibama?

O último concurso do Ibama aconteceu no ano de 2021 e abrangeu vagas para os cargos de Analista administrativo, Analista ambiental e técnico ambiental.

Qual foi a banca examinadora do último concurso?

O CEBRASPE foi designado como banca examinadora no último concurso e teve total responsabilidade sobre ele.

Avalie este artigo

5/5 - (1 votos)
Vinicius Lima
Vinicius Lima
Tenho 19 anos, atualmente cursando Direito, sempre busco estar por dentro de informações sobre novos concursos e assuntos relacionados a educação. Sou um dos responsáveis pela criação de conteúdo no Portal KD e irei trazer diversas dicas e novidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.