Consulta Restituição Imposto de Renda: Veja com consultar de uma forma prática e segura!

Você não sabe se a algum valor para receber da Receita Federal, pois ainda não sabe como fazer a consulta restituição imposto de renda 2023? Neste novo artigo do Portal KD, nosso time de especialistas elaborou um conteúdo completo com dicas e informações muito úteis par que você possa entender como o processo de restituição funciona! Sendo assim, leia até o final e com muita atenção para não perder nenhum detalhe importante!

Sobre o Imposto de Renda

O Imposto de Renda (IR) é um tributo federal que incide sobre a renda de pessoas físicas e jurídicas no Brasil. Ele é cobrado anualmente sobre os rendimentos obtidos ao longo do ano anterior. O objetivo principal do imposto é arrecadar recursos para financiar as atividades do governo, tais como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Para pessoas físicas, o IR é calculado com base em uma tabela progressiva que leva em consideração a faixa de renda anual e as deduções permitidas pela lei. Já para as empresas, o imposto é calculado sobre o lucro obtido no ano anterior, aplicando-se uma alíquota específica.

O não pagamento ou a omissão de informações no Imposto de Renda podem resultar em multas e penalidades para os contribuintes, sendo importante cumprir com as obrigações fiscais dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal.

Consulta Restituição Imposto de Renda
Consulta Restituição Imposto de Renda. Foto: Reprodução.

O que é a Restituição do Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda assim como o próprio nome segure, é um reembolso feito pela Receita Federal para os indivíduos que fizeram contribuições maiores durante o ano anterior.

Isso ocorre quando o valor do imposto devido é menor do que o valor pago ao longo do ano, seja por meio do desconto em folha de pagamento ou por meio de pagamentos mensais do imposto.

Consulta Restituição Imposto de Renda: Veja como fazer!

Na atualidade, existem duas formas bem práticas e seguras para que você como contribuinte possa fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda, sendo pelo site oficial da Receita Federal e pelo próprio aplicativo do IR.

A seguir nós iremos te passar um tutorial completo sobre como fazer a consulta através desses dos canais, além disso, é de suma importância que você somente faça a consulta através desses canais que iremos citar em nosso conteúdo, pois desse modo você pode evitar diversos tipos de fraudes.

Página do Gov.br para consulta da restituição do Imposto de Renda
Print da página do Gov.br para consulta da restituição do Imposto de Renda. Foto: Reprodução.

Consulta Restituição Imposto de Renda pelo site da Receita Federal

Fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda através do site da Receita Federal é algo bem simples de se fazer, além de claro ser totalmente seguro.

Para dar início ao processo de consulta, acesse a página oficial da Receita Federal no site do gov.br, em seguida clique na opção de serviços do Imposto de Renda, dessa forma você será redirecionado para um nova página onde será preciso selecionar a opção Consultar a restituição, que vai estar aparecendo na lista de serviços.

Na nova página que irá se abrir, você pode obter informações completas sobre o que é a restituição, quem pode utilizar este serviço, quais etapas existem e outras informações adicionais, para iniciar a consulta, clique no botão verde com a palavra Iniciar que aparece em destaque na página.

Indo para os processos finais, será preciso que você informe alguns de seus dados, como CPF, data de nascimento e informe uma mensagem de segurança eu está escrita no próprio site, após disponibilizar todas as informações solicitadas basta clicar em Consultar para ter acesso aos dados de sua restituição, como resultados sobre a declaração do IR e os possíveis valores a serem restituídos.

Página de consulta da restituição do Imposto de Renda
Print da página de consulta da restituição do Imposto de Renda. Foto: Reprodução.

Aplicativo do IR para consultar a restituição

Outra forma bem interessante de se fazer a consulta da restituição do IR é através do seu próprio aplicativo, que inclusive já está disponível para ser instalada em celulares com o sistema Android através do Google Play, mas também em aparelhos com o sistema iOS através da App Store.

Após ter instalado o aplicativo em seu celular ou tablet, abra e clique no símbolo de três linhas do menu, que se encontram no canto superior esquerdo da plataforma, assim que as opções estiverem disponíveis é preciso que você selecione “Consulte Restituição”.

Para finalizar o processo, tudo o que é preciso fazer é informar o seu CPF e o ano referente da restituição, após fazer isso basta clicar em Consultar e verificar os dados que lhe serão entregues.

Consultando a restituição do Imposto de Renda
Consultando a restituição do Imposto de Renda. Foto: Pixabay.

Veja Também: Declaração de Imposto de Renda 2023

Calendário do pagamento da Restituição do IR 2023

O Calendário da Restituição do Imposto de Renda é um cronograma divulgado pela Receita Federal que informa as datas previstas para a devolução do imposto pago em excesso pelos contribuintes.

Ele é divulgado anualmente e leva em consideração a data de entrega da declaração de ajuste anual. Sendo assim, confira a seguir o calendário da restituição do Imposto de Renda em 2023!

DataNº do Lote
31 de maio1º Lote
30 de junho2º Lote
31 de julho3º Lote
31 de agosto4º Lote
29 de setembro5º Lote

Gostou?

E aí, depois de ter lido o conteúdo que estava presente em nosso artigo, você conseguiu entender como fazer a consulta restituição  imposto de renda? No Portal KD, nosso principal objetivo é elaborar um conteúdo informativo de qualidade e verídico para sempre poder ajudar nossos leitores! Se você gostou das nossas dicas, ficaríamos felizes se você avaliasse este artigo, além disso caso tenha alguma dúvida ou crítica, deixe seus comentários no espaço disponível aqui abaixo!

Perguntas Frequentes

O que é o IRPF?

O IRPF, nada mais é do que o Imposto de Renda direcionado para pessoa física, isso quer dizer que ele um tributo federal que incide sobre a renda de pessoas físicas no Brasil. Ele é cobrado anualmente sobre os rendimentos obtidos ao longo do ano anterior e tem como objetivo principal arrecadar recursos para financiar as atividades do governo, tais como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

O que é a restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda é uma espécie de pagamento que a própria Receita Federal faz para os contribuintes que fizeram contribuições excessivas nos anos anteriores. Isso acontece pelo fato do valor do imposto devido é menor do que o valor pago ao longo do ano, seja por meio do desconto em folha de pagamento ou por meio de pagamentos mensais do imposto.

Como fazer a consulta restituição imposto de renda 2023?

O contribuintes podem fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda através dos canais oficiais da Receita Federal, que são o próprio site da Receita e seu aplicativo direcionado para Pessoa Física, em ambos os canais será necessário informar o CPF para poder ter acesso aos dados da restituição.

Avalie este artigo

Avalie post
Gustavo Herdt
Gustavo Herdt
Tenho 20 anos, sou estudante de Sistemas de Informação na UNIDAVI e sou apaixonado por tudo o que está relacionado a tecnologia e inovação! Atualmente sou um dos responsáveis pela produção dos artigos do KD, todos os dias trazendo novos conteúdos repletos de informações e dicas exclusivas para nossos leitores!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.