A influência das cores na decoração das crianças

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

As cores que escolhemos para o quarto e ambientes em que as crianças costumam ficar podem afetar o humor e comportamento delas. Saiba mais sobre o efeito das cores na decoração das crianças.

As cores têm o potencial de influenciar nosso humor, sentimentos e trazer sensações diversas só por estarem presentes no ambiente. Elas podem provocar agitação, calma, ansiedade, alegria e assim por diante.

Os pequenos também são suscetíveis à influência das cores na decoração das crianças, e por isso, é importante planejar o esquema de cores presente.

Preparamos esse artigo para te mostrar os efeitos que as cores possuem. Assim, você pode considerar esse fator ao escolher a decoração para os ambientes em que suas crianças ficarão.

A influência das cores na decoração das crianças
A influência das cores na decoração das crianças. Foto: Pixabay

Cores na decoração das crianças: efeitos e como influenciam

Levantamos informações de três sites especializados diferentes: Houzz (focado em decoração), Teepee Joy (dedicado à decoração infantil) e Parents (site com conteúdo sobre crianças dedicado a pais e mães).

Com base em nossa pesquisa, veja quais são os efeitos das cores na decoração das crianças, e como elas podem influenciar o humor do seu filho(a):

Vermelho

O vermelho é visto como uma cor que provoca animação e dá energia para o corpo. Costuma trazer uma sensação de alertar e de agitação. Ela também incentiva a criatividade. 

Em contrapartida, ela pode prejudicar a capacidade das crianças de permanecerem focadas.

Por ser uma cor especialmente estimulante, ela é melhor utilizada em pequenos detalhes na decoração das crianças. Não utilize o vermelho como tom dominante, opte por incorporá-lo em áreas menores.

Rosa

O rosa é uma cor conhecida por evocar feminilidade. Além disso, ela também traz consigo sensações de empatia e cria uma atmosfera de tranquilidade. 

Assim como as outras cores, o rosa em excesso não é indicado. Quando essa coloração é muito predominante, ela pode tornar-se um pouco irritante, fazendo com que as crianças se cansem rapidamente da cor.

Por isso, incorpore a cor em quadros, acessórios e peças de decoração aliadas a uma base composta por tons neutros.

Amarelo

Essa cor é comumente associada a sentimentos de alegria e de motivação. As variações mais claras do amarelo auxiliam na concentração. Já as mais vibrantes, estimulam a memória da criançada.

Na decoração das crianças, é preciso utilizar o amarelo com parcimônia. Dado a sua característica motivadora, a cor pode deixar os pequenos agitados e irritados se utilizada em excesso.

Assim como o vermelho, essa cor funciona bem como cor secundária, destinada aos detalhes do cômodo. 

Para garantir que a cor não deixe um atmosfera de agitação (que pode ser prejudicial na hora de dormir), combine a energia do amarelo com tons mais tranquilos como o cinza, azul ou verde.

Laranja

A cor laranja traz sentimentos amigáveis e de boas-vindas. Ela também é associada ao encorajamento da confiança, da extroversão e da independência das crianças. 

Tons laranjas, igualmente, podem deixar os pequenos mais calmos e relaxados, o que auxilia na cooperação e comunicação entre eles.

Como você deve ter percebido, toda com em excesso tem seus efeitos indesejáveis. No caso do laranja, por ser um tom quente, o uso exagerado pode provocar muita agitação e irritabilidade.

Aposte no uso das variações mais suaves do laranja na decoração das crianças. Busque, também, combiná-lo com tons claros de verde, lavanda ou uma cor neutra como o creme.

Azul

Azul é uma cor famosa por seus efeitos calmantes. Ela minimiza os sentimentos de ansiedade e de agressividade, além de criar uma sensação de bem-estar. 

A cor é indicada para crianças mais agitadas, pois pode tranquilizá-las. Embora o azul seja mais comum em quartos para meninos, ele pode ser utilizado por seus fins calmantes nos quartos de meninas. 

Um quarto com muitos tons de azul como cores predominantes pode ficar desanimado e triste. Portanto, alegre a decoração adicionando alguns pontos focais compostos por outras cores como o vermelho e o amarelo.

Roxo

Semelhante ao azul, o roxo promove calma, aumenta a sensação de paz e ajuda a aliviar tensão.

Essa cor é muito popular em quartos femininos e costuma inspirar reflexão e sensibilidade

O roxo, assim como o azul, é uma cor fria. Dessa forma, pelos menos motivos que apontamos acima, o roxo em excesso pode trazer desânimo e tristeza. 

Esse aspecto negativo pode ser evitado ao parear o roxo com tons alegres. O laranja é um bom parceiro para o roxo, porque o contraste entre essas cores análogas traz animação ao cômodo. 

Verde

O verde simboliza o frescor da natureza e promove uma atmosfera de calma e serenidade. Ele também é visto como tom que traz sensação de bem-estar, reduz a ansiedade e auxilia na concentração.

Em cores na decoração das crianças, opte por verdes mais claros e suaves, como verde menta e verde erva doce.

Os tons mais intensos de verde também podem ser utilizados, porém tenha cautela para não deixar o cômodo com aspecto escuro e desanimador.

Lembre-se que cada criança pode reagir de formas diferentes às cores que listamos acima. Por isso, os efeitos provocados pelos tons vão variar de criança para criança.

Além de caprichar nas cores, confira como ter mais espaço no quarto das crianças nesse artigo.

Perguntas Frequentes

Qual a melhor cor para quarto infantil?

Busque incorporar cores que agradem tanto você quanto a criança. Se ela tiver idade para opinar, pergunte qual cor ela gostaria de ter no quarto. Não há uma única cor ideal para quarto infantil, mas para bebês é preferível cores com tons mais claros e tranquilos. Escolha três cores que combinam entre si e elabore a decoração.

Que cor pintar o quarto de bebê feminino?

A cor rosa, em suas variações mais claras e suaves, é a escolha mais clássica e segura. Tons de rosa criam uma atmosfera calma que é ótima para o quarto de bebê feminino. Outras opções são os tons de roxo, também em suas versões mais claras. O lilás e o lavanda são formas de inovar e ainda garantir o visual feminino e tranquilo para o quarto.

Qual é a cor que acalma para usar no quarto das crianças?

Diversas cores claras podem ter efeito calmante no quarto das crianças. Experimente tons pastéis como lavanda e verde erva-doce. O azul e o rosa em tom pastel também promovem calma. Faça a base da decoração em tons neutros e evite a mistura de cores contrastantes na decoração das crianças para não estimular muito os pequenos em vez de acalmá-los.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − nove =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.