Cozinha aberta para o mundo6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Você está considerando implementar a tendência da cozinha aberta em seu lar? Leia nosso post e saiba os prós e os contras, assim como dicas sobre cozinha com conceito aberto.

O termo cozinha com conceito aberto diz respeito às cozinhas que não apresentam barreiras que as separam das áreas próximas. Diferente das cozinhas com conceito fechado, as mais tradicionais, não há paredes que cercam o cômodo.

Geralmente, cozinhas abertas são integradas à sala de jantar ou de estar. Mas, a lavanderia igualmente pode conectar-se com cozinhas desse tipo.

A ausência de barreiras traz consigo muitas vantagens que fazem desse conceito uma tendência decorativa e o sonho de consumo de muitos.

Informe-se sobre as vantagens, desvantagens e recomendações relevantes sobre cozinha aberta com nosso post.

Cozinha aberta para o mundo
Cozinha aberta para o mundo. Foto: Pixabay.

Os prós da cozinha aberta

Entenda porque o conceito aberto conquista cada vez mais adeptos e se mostra compatível com as moradias compactas.

Amplitude para ambientes compactos

Cozinhas abertas são compatíveis com apartamentos e casas pequenas. O traço distintivo desses projetos, a inexistência de portas e barreiras, permite que os cômodos se conectem, criando a impressão de que a moradia é mais espaçosa.

A cozinha fica mais “social”

A conexão entre ambientes também provoca uma sensação de local informal, amigável e convidativo para moradores e convidados. O cômodo torna-se mais propício às interações sociais porque a circulação entre as áreas é mais fluída.

Ao receber convidados, por exemplo, é possível realizar as tarefas da cozinha e conversar ao mesmo tempo. Múltiplos cozinheiros podem transitar pelo local, o que pode fortalecer os laços familiares, tornando o ato de cozinhar um evento divertido e compartilhado.

Em ambas situações, não há a necessidade do “cozinheiro” se manter isolado até finalizar a tarefa.

Funcionalidade e economia de espaço

A inexistência de uma quarta parede permite que uma ilha ou uma bancada seja adicionada com facilidade sem atrapalhar o trânsito de pessoas.

Esse elemento oferece versatilidade e dupla funcionalidade, pois, dependendo do tamanho e design, pode ser utilizado como superfície para preparar e também consumir alimentos.

Assim, se a moradia tiver uma área limitada, a mesa de jantar pode ser substituída pela bancada, poupando um espaço precioso. Parear a bancada e banquetas altas favorecem ainda mais a economia de espaço.

Os contras da cozinha aberta

O ponto forte, a abertura para outro cômodo, é também responsável pelas desvantagens da cozinha aberta. Descubra quais são as fraquezas desse tipo de cozinha em comparação às cozinhas de conceito fechado.

Tudo visível

Tudo está sempre visível, portanto, não há uma porta para deixar a bagunça fora do campo de visão. A cozinha deve estar bem organizada para que o ambiente integrado, como um todo, esteja organizado.

Esse aspecto também pode ser indesejado para pessoas que gostam de cozinhar com privacidade e sem interferências externas.

Menos espaço vertical

Nas cozinhas, as paredes são os principais suportes para armários e outros móveis dedicados ao armazenamento de objetos. Quando há uma quantidade menor de paredes, dado ao conceito aberto, os espaços para guardar itens serão, proporcionalmente, menores.

Isso, somado ao fato de tudo estar ao alcance dos olhos, torna a organização da cozinha aberta mais desafiadora.

Sem barreiras para os cheiros e sons

Dada a falta de paredes, não há como restringir os barulhos e cheiros derivados da preparação de alimentos apenas ao ambiente da cozinha.

Os aromas (sejam agradáveis ou não) vão se espalhar por toda área integrada. Dessa forma, se algum alimento frito estiver sendo preparado, o cheiro de fritura será sentido por quem estiver na sala de estar ou jantar.

O mesmo vale para os sons de liquidificadores, mixers, panelas sendo guardadas, etc. O som pode atrapalhar as atividades realizadas na sala, como assistir televisão, por exemplo.

Dicas para ter uma cozinha aberta funcional

Não é preciso deixar os pontos negativos acabarem com seu sonho de uma cozinha aberta. Abaixo daremos dicas sobre como contornar alguns dos aspectos indesejados do conceito aberto.

Atenção extra à organização

A fim de garantir o visual organizado para sua cozinha, capriche nos móveis destinados ao armazenamento de utensílios e demais itens. Armários aéreos instalados no espaço vertical disponível, bancada com compartimentos e a adição de ganchos em lugares estratégicos devem facilitar essa tarefa.

Organizadores de armário, caixas, cestas e divisórias são recomendadas para aproveitar toda a área interna dos armários e gabinetes.

Outra dica é transferir os produtos de suas embalagens originais para potes. Isso economiza espaço e deixa o visual mais bonito.

Favoreça a circulação de ar

Os aromas provenientes da cozinha aberta irão se espalhar para todo o ambiente integrado, por isso atente-se a ventilação de seu lar. A instalação de coifa ou de um depurador de ar é indicada.

Foco na iluminação

Ao adicionar uma bancada para preparação de refeições, confira se as luminárias existentes fornecem a iluminação necessária em direção à bancada. Talvez seja necessário instalar luzes adicionais para garantir a segurança ao manipular utensílios.

Luminárias pendentes são ideias para uma iluminação direcionada e combinam com o visual das cozinhas abertas.

Com essas informações, você pode planejar a montagem de uma cozinha aberta. Lembre-se de consultar um engenheiro antes de qualquer mudança drástica no seu imóvel.

Perguntas Frequentes

Como construir uma cozinha aberta?

A construção de cozinha com conceito aberto (cozinha aberta ou americana) requer a integração entre cômodos. Por isso, a derrubada de uma ou mais paredes pode ser necessária para integrar a cozinha à sala de jantar ou de estar. Consulte um engenheiro para garantir a segurança e preservação da estrutura do imóvel antes de quaisquer obras.

Como montar uma cozinha aberta pequena?

Peças de mobília compactas e com mais de uma função são aliadas preciosas ao montar uma cozinha aberta pequena. Um dos elementos típicos desse cômodo é o balcão ou ilha. Escolha um modelo que sirva como superfície para preparo e consumo de alimentos. Como assento, opte por banquetas, visto que são mais compactas do que cadeiras normais.

Como decorar uma cozinha aberta?

Cozinhas abertas devem possuir um estilo decorativo que harmonize com o visual do cômodo com o qual estão integradas. Assim, se a sala de estar e a cozinha estão conectadas, deve existir uma continuidade visual entre elas. A decoração não precisa ser idêntica, mas sim apresentar coesão em relação às cores, móveis, texturas e acessórios.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Uma resposta

  1. Agradeço as dicas e idéias, sinto muito feliz em entender melhor a composição do ambiente das cozinhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.