Cozinha americana para apartamentos pequenos6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

As cozinhas no estilo americano são ótimas para maximizar o espaço de lares compactos. Por isso, a cozinha americana para apartamentos pequenos tem se popularizado muito. 

Cozinhas americanas se diferenciam das demais por sua configuração moderna e conceito aberto. Esse modelo originário dos Estados Unidos costuma integrar a cozinha a outro cômodo, geralmente, à sala de estar ou de jantar.

Isso pode ser feito por meio de uma bancada ou por uma meia parede. A ligação entre os espaços contribui para sensação de amplitude, o que é ideal para fazer um apartamento pequeno parecer espaçoso.

A restrição de área disponível exige alguns truque para aproveitar o espaço e mantê-lo bem decorado ao mesmo tempo. Para te ajudar a fazer isso, reunimos 10 dicas para decorar sua cozinha americana.

Cozinha americana para apartamentos pequenos
Cozinha americana para apartamentos pequenos. Foto: Pixnio

10 dicas para decorar cozinha americana para apartamentos pequenos

Ao decorar sua cozinha americana, é preciso atender tanto às particularidades desse tipo de cozinha, quanto às limitações de um apartamento pequeno. A tarefa é um pouco complicada, mas não impossível. Confira nossas dicas e arrase nas escolhas decorativas.

1. Prefira armários com portas de vidro

Uma parede repleta de gabinetes ou armários fechados pode deixar a cozinha com aspecto sobrecarregado. 

Para evitar isso, instale portas de armários de vidro. A transparência colabora a fazer o lugar parecer maior. Se quiser um charme adicional, coloque luzes embutidas nos armários.

2. Use revestimento para piso com peças largas

Não revista o piso da sua cozinha americana pequena com peças de revestimento pequenas. Esse é um erro cometido ao decorar cozinha americana para apartamentos pequenos que você deve evitar. 

Prefira peças largas e maiores, isso cria a ilusão de existir mais espaço. Pisos com peças pequenas criam o efeito oposto.

3. Mantenha o mesmo revestimento de piso na área integrada

O conceito aberto e integrado é uma das características principais das cozinhas americanas. A integração cozinha e sala de estar é a mais comum. Decorar esses dois ambientes de forma harmoniosa pode ser difícil. 

Uma dica para criar coesão é manter o mesmo piso nos dois cômodos. Dessa forma, você estabelece uma continuidade entre eles.

4. Renove os armários escuros

Móveis com coloração escura fazem com que os ambientes pequenos pareçam ainda menores. Se seus armários são escuros, renove-os por meio da pintura. Eleja um tom claro e pinte a mobília.

5. Transforme o seu teto

Tetos brancos ajudarão a área da sua cozinha americana a parecer mais alta e espaçosa. O branco também auxilia a refletir a luz, o que maximiza o efeito da luz natural que possa incidir no seu apartamento.

6. Separe os ambientes com uma bancada multiuso

A versatilidade é uma antiga aliada da cozinha americana para apartamentos pequenos. Por isso, escolha um modelo de bancada (ou ilha) que sirva para mais de um propósito, como a preparação de alimentos e apoio para consumir refeições. 

O site Habilíssimo recomenda as seguintes alturas conforme o uso da bancada:

  • 72 a 78 cm para uma bancada que sirva de mesa e acompanhada por cadeiras comuns;
  • 105 a 110 cm para bancada destinada a realizar refeições e acompanha de banquetas altas, no estilo banqueta de bar;
  • 90 a 105 cm para bancada onde será feita preparação de alimentos;

7. Experimente utilizar armários abertos e prateleiras

Móveis para armazenamento com aberturas ajudam na ilusão de espaço maior. Prateleiras, principalmente as invisíveis, fazem o mesmo.

Mas utilize essa opção com cautela, porque se as prateleiras e armários ficarem mal organizados e repletos de objetos, o efeito criado será de espaço sobrecarregado e menor.

8. Incorpore o estilo minimalista

Cozinha americana para apartamentos pequenos combina e se beneficia com o visual minimalista. Esse estilo moderno e clean privilegia a funcionalidade, por isso tudo na decoração tem uma função específica.

Adote esse estilo em sua cozinha e diga adeus a tudo que não tem serventia. Mantenha os itens decorativos em outros cômodos ou reduza-os ao mínimo possível.

9. Substitua a meia parede por um armário planejado

Além da bancada, existem outras formas de criar separações parciais entre cozinha americana e a sala de estar ou de jantar. O armário planejado é uma delas.

Com um modelo pensado para o seu apartamento pequeno, você poderá armazenar vários itens e dividir os cômodos sem desperdiçar espaço. 

É possível encomendar armários que possuam portas e compartimentos em ambas faces. Isso permite que você guarde itens da sala e da cozinha no mesmo móvel.

10. Decore a cozinha com um esquema de tons neutros e claros

Tons claros são conhecidos por refletir a luz e criar sensação de amplitude, por isso, use e abuse do branco e off whites. Aplicar essa paleta de cores às paredes, aos armários e ao teto vai deixar sua cozinha com visual coeso.

Utilize variações de off whites (como o gelo, areia, bege claro) e incorpore diferentes texturas para não deixar o cômodo demasiadamente branco. Crie alguns pontos focais de interesse para gerar contraste. Faça isso utilizando cores que fogem do esquema neutro em detalhes da decoração.

O achou das nossas super dicas para decorar uma cozinha americana para apartamentos pequenos? Esperamos que essas sugestões ajudem você a melhorar sua cozinha e deixá-la do jeito que gosta.

Perguntas Frequentes

Como organizar uma cozinha pequena americana?

Aposte em móveis funcionais para armazenar o que você precisa. Use armários com várias prateleiras e aproveite a área superior para guardar itens que são pouco utilizados. Busque maximizar o espaço vertical disponível nas paredes. Para isso, instale ganchos para acomodar panelas e utensílios e prateleiras invisíveis para guardar potinhos de temperos.

Qual o valor de uma cozinha americana planejada pequena?

Segundo o site Habilíssimo, plataforma que fornece orçamentos de obras e reformas, uma cozinha americana planejada pequena e simples com 7m² custa cerca de R$ 9.000,00. O preço envolve reformas para transformar a cozinha convencional em americana, como, por ex., adicionar bancada, acabamentos da obra, remoção de parede, pintura e iluminação.

Quais as principais dicas para decorar uma cozinha americana para apartamentos pequenos?

Cozinhas americanas costumam ser integradas à sala de estar, por isso uma dica é manter o estilo de decoração dos dois cômodos em sintonia. Crie coesão para que as decorações “conversem” entre si. Invista em uma boa bancada que possa servir para preparação de alimentos e de mesa. Escolha bancos compatíveis com a bancada, eles poupam espaço.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.