Cozinha em Forma de Corredor7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Venha saber mais sobre a cozinha em forma de corredor e como ela permite aproveitar o espaço disponível da melhor maneira.

Também conhecida como cozinha linear, esse tipo de cozinha tem como principal atributo ser compacta.

Nesse post, vamos dar orientações para que sua cozinha fique bem decorada mesmo em um espaço pequeno.

Cozinha em forma de corredor
Cozinha em forma de corredor. Foto: Pixabay.

Como decorar uma cozinha em forma de corredor

A cozinha em forma de corredor tem se tornado uma escolha cada vez mais comum para otimizar o espaço em lares pequenos, principalmente em apartamentos.

Nela, todos os itens ficam muito próximos para aproveitar o ambiente que costuma ser pequeno.

Elas costumam ser estreitas e podem ocupar duas paredes deixando um corredor livre para movimentação e utilização da cozinha.

Também há aquelas, geralmente menores, que utilizam apenas uma parede para dispor os eletrodomésticos e demais móveis.

Por causa do espaço limitado, decorar e organizar esse tipo de cozinha pode ser desafiador, mas não impossível. A chave é lembrar que, além de bonita, ela precisa ser funcional.

Assim tudo nela deve ser planejado e escolhido para permitir que cozinhar, lavar louça e outras funções essenciais desse local sejam realizadas com facilidade.

Vamos te contar o que você precisa saber para decorar sua cozinha em forma de corredor.

Atenção à disposição dos eletrodomésticos

Independentemente do tipo da cozinha, é recomendado manter uma espécie de triângulo ao posicionar a pia, o fogão e a geladeira.

Uma disposição possível é deixar a geladeira e a pia ― junto à lava louças, se tiver ― em um lado do corredor e o fogão no outro.

O posicionamento triangular auxilia na hora de cozinhar e evita “congestionamentos” no local. Colocar o forno longe da geladeira é particularmente importante para não prejudicar o seu funcionamento.

Isso ocorre porque, quando o forno é utilizado e está próximo à geladeira, parte do seu calor é transmitido ao outro eletrodoméstico. Com o aumento da temperatura interna da geladeira, ela precisa consumir mais energia elétrica para manter os alimentos gelados.

Manter o triângulo em uma cozinha em forma de corredor nem sempre é possível. Se seu corredor é muito estreito, impedindo que você utilize os dois lados, faça o seguinte: em uma extremidade acomode a geladeira e a pia e na extremidade oposta posicione o fogão.

Para garantir uma boa circulação o ideal é manter, aproximadamente, a distância de 1,20m a 1,50m entre os dois lados ― como recomenda Jeniffer Blair do site Home Guides. Se não for possível, 90 cm de passagem livre entre as paredes já permite o uso satisfatório do cômodo.

Use o espaço vertical para armazenamento

Dificilmente você conseguirá dispor os móveis e armazenar tudo o que precisa utilizando somente a parte inferior da parede. Por isso, transforme o espaço próximo ao teto em seu aliado na organização.

Instale armários suspensos e prateleiras abertas. Mas não exagere, pois se colocar armários fechados nas duas paredes, você fará com que a cozinha em forma de corredor pareça menor e sem qualquer amplitude. Procure colocar os armários fechados em um lado e as prateleiras em outro.

Outra opção é dispor armários próximos ao teto para guardar aqueles utensílios que não são usados com frequência ― como aquelas xícaras de porcelana dedicadas às ocasiões especiais

Colocar o micro-ondas em um suporte e apostar em ganchos nas paredes para pendurar panelas e talheres também é uma boa medida para desocupar a bancada e aproveitar aquele pedacinho vertical disponível.

Mantenha o ambiente claro e iluminado

Sabemos que boa iluminação é extremamente necessária na cozinha. Afinal, limpamos, cortamos, preparamos alimentos e realizamos outras ações que exigem atenção e visibilidade.

Dado a limitação de espaço, cozinhas em forma de corredor são mais propícias a dar aquela sensação de baixa luminosidade e aperto. Iluminação e cores claras auxiliam no combate a esses problemas.

Lâmpadas fixadas ao teto são ideais para esse tipo de cozinha porque praticamente não ocupam espaço. Uma medida interessante é criar uma sequência de luzes embutidas ao longo do teto a fim de garantir que todo o ambiente permaneça iluminado.

Caso o teto de sua cozinha em forma de corredor seja muito baixo, é possível situar algumas luminárias no topo dos armários. Dessa forma, a luz delas refletirá no teto, dando a impressão dele ser mais alto.

Ao escolher as cores das paredes e móveis, opte por tons claros e neutros. Branco, bege e creme são exemplos de cores claras que refletem a luz, dando a sensação de amplitude à cozinha. 

Mas tome cuidado para não deixar o espaço todo branco e sem vida. Os tons claros são aliados dos cômodos pequenos, porém é preciso saber balancear seu uso. Vamos te dar algumas dicas de como colorir e deixar sua cozinha com seu estilo.

Toque de cor e personalidade

Se você não é fã de tons muito claros, tons amarelados e cor de pêssego são alternativas para refletir a luz e fazer o cômodo parecer maior sem recorrer ao branco e derivados.

Azulejos coloridos e decorados são ótimos para dar um toque colorido e pessoal à cozinha. Azulejos pretos ou em tons escuros no espaço entre os armários e a bancada proporcionam um aspecto moderno e elegante.

Já os coloridos e mais vibrantes alegram o local e permitem combinações de cores que harmonizem com os móveis e eletrodomésticos.

Os decorados, embora mais caros, dão a possibilidade de tornar sua cozinha em forma de corredor ainda mais personalizada, devido à enorme variedade de temas e estampas. Lembre-se que não é preciso cobrir toda a parede, a intenção é decorar apenas uma área.

Pastilhas cumprem um papel similar e estão disponíveis em diferentes formatos, cores e estilos. Também existem pastilhas adesivas, opção ideal para quem não quer passar pelo processo de obras e barulho.

Azulejos e pastilhas, além de trazer beleza, tornam as paredes mais fáceis de limpar, ajuda que é muito bem-vinda em um local de uso constante.

Cada espacinho livre é precioso em uma cozinha em forma de corredor, aproveite-o bem. Nada de acumular itens sem funcionalidade, lembre que a função principal desse cômodo é permitir que você cozinhe com praticidade.

Perguntas Frequentes

Como organizar uma cozinha em forma de corredor?

Se você possuir espaço para isso, a primeira dica é colocar bancada nos dois lados da cozinha, deixando sempre um espaço para a geladeira e o fogão, isso lhe trará mais espaço de armazenamento. Lembrando que, o espaço mínimo para uma circulação confortável é de 60 cm. A geladeira pode ficar alinhada a pia e ao fogão, na mesma parede, mas nunca a deixe ao lado do outro eletrodoméstico, isso pode diminuir a vida útil dela.

Como aproveitar espaço em uma cozinha em corredor?

Além de contar com os armários, uma boa dica para aproveitar espaço em uma cozinha em corredor é criando uma bancada que sirva de mesa, com armários embaixo e colocando prateleiras e nichos, onde for possível.

Como otimizar espaço em uma cozinha estreita?

Se sua cozinha for muito estreita, procure aproveitar o máximo possível o espaço em uma única parede, de preferência onde a pia se encontra. Além de muitos armários, você pode fazer uso de prateleiras e aramados que ajudam a otimizar o espaço dentro de armários e em cima de bancadas.

Onde devo colocar a geladeira em uma cozinha pequena?

Uma das regras mais importantes na hora de posicionar uma geladeira é que seu acesso seja possível sem a necessidade de passar pelo fogão, especialmente se você tiver crianças em casa. Fora isso, é importante que haja espaço suficiente para que a porta dela seja aberta por completo, tanto para o manuseio dos alimentos guardados como para a limpeza do eletrodoméstico.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + quatro =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.