Cozinha gourmet o que é?6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Cozinhar é uma das suas atividades favoritas? A cozinha gourmet é o tipo de ambiente que irá acompanhar a sua paixão pelo mundo culinário. Leia nosso post e saiba o que diferencia as cozinhas gourmet das outras.

Sua cozinha tradicional não consegue proporcionar as facetas que você precisa para cozinhar as receitas elaboradas que tanto ama? Considere transformá-la em uma cozinha gourmet para preparar refeições deliciosas enquanto interage com as pessoas que gosta.

Nesse texto, exploraremos o que é e quais são os traços que definem uma cozinha gourmet. Conhecendo esses aspectos você poderá experimentá-los em sua cozinha tradicional e transformá-la em um ambiente diferenciado para exercitar suas habilidades culinárias.

A fim de entender o que uma cozinha gourmet é, precisamos explorar a palavra “gourmet” em si, visto que ela funciona como um adjetivo que diferencia a cozinha gourmet das demais.

cozinha gourmet
Cozinha gourmet. Foto: Pixabay.

Conforme indica o Dicionário Priberam, a palavra gourmet é proveniente da língua francesa e tem o significado inicial de “pessoa que dá valor à qualidade e ao capricho no ato de cozinhar”. Porém, o significado mais utilizado da palavra gourmet costuma ser outro.

O adjetivo “gourmet”, conforme definido pelo Cambridge Dictionary, pode ser interpretado como  “uma comida de boa qualidade” ou “algo ou alguém que produz ou serve uma comida que apresenta muita qualidade”. Assim, comida gourmet ou restaurante gourmet estão associados a bom gosto, requinte, elevação e outros atributos que exaltam o quão boa a comida é.

De forma popular, a palavra gourmet também costuma ser relacionada a comidas mais “chiques” e a experiências culinárias refinadas e especiais.

Cozinha gourmet, o que é isso?

Com base em tudo isso, podemos considerar a cozinha gourmet como um cômodo:

  • Que forneça os equipamentos, móveis e instalações que o cozinheiro necessita para preparar comidas mais refinadas e deliciosas;
  • Cujo espaço foi planejado para propiciar uma experiência de cozinhar mais especial, que, geralmente, envolve interação com amigos e família.

Para alcançar esse objetivo, ela possui algumas especificidades que vamos contar para você a seguir.

Quais são as características que definem uma cozinha gourmet?

Se interessou pela ideia de uma cozinha diferenciada e focada no aspecto culinário? Descubra os principais traços de uma cozinha gourmet.

Configuração que favorece o fluxo de trabalho

As cozinhas gourmet, como indicamos, são pensadas para oferecer os recursos necessários para uma boa experiência ao cozinhar. Por esse motivo, a funcionalidade e a circulação facilitada pelo ambiente é um aspecto central para qualquer cozinha desse tipo.

A cozinha deve ter um “layout”, ou seja, apresentar uma certa disposição entre móveis e eletrodomésticos que seja compatível e acompanhe o fluxo de trabalho.

Uma forma de garantir isso é aplicando a boa e conhecida “regra do triângulo”. Essa orientação tem como intuito posicionar os três elementos centrais da cozinha (a pia, a geladeira e o fogão) de forma a seguir as etapas de preparação dos alimentos.

Para colocá-la em prática, faça com que cada item represente a ponta do triângulo. Isso evitará o “zigue-zague” desnecessário e cansativo pela cozinha.

Espaço para preparar alimentos e interagir com as pessoas

Além de um espaço para cozinhar, as cozinhas gourmet visam favorecer a diversão e o entretenimento associado à degustação de uma boa refeição. Geralmente, essa faceta resulta em uma cozinha com conceito aberto acompanhada de bancada ou ilha.

A integração entre a cozinha e a sala de estar ou de jantar permite que os moradores e convidados tenham acesso à área onde as refeições estão sendo preparadas e até auxiliar no processo.

Em adição à ausência de barreiras entre os cômodos, uma bancada pode ser instalada para que o cozinheiro possa preparar os alimentos e conversar com os convidados do outro lado ao mesmo tempo.

Equipamentos de qualidade

Os eletrodomésticos que compõem uma cozinha gourmet podem variar muito. Isso ocorre porque cada cozinheiro tem um perfil diferente e, por isso, necessita de um conjunto específico de itens.

Mas o fundamental é o mesmo para todos: um fogão ou cooktop que supra suas demandas de uso e uma geladeira espaçosa para refrigerar tudo o que você precisar. Microondas, liquidificador e outros aparelhos comuns a qualquer cozinha também contam.

Os outros objetos irão depender das suas práticas culinárias mais recorrentes. Por exemplo, se sua área favorita envolve a confeitaria, uma batedeira giratória mais profissional pode ser uma boa inclusão.

Organização e armazenamento para manter a cozinha funcional

Cozinhas gourmet costumam abrigar muitos temperos, alimentos, utensílios e eletrodomésticos. Ter fácil acesso a tudo isso sem deixar o ambiente desorganizado é o maior desafio de uma cozinha gourmet.

Para lidar com esse aspecto, aproveite o espaço vertical e o compartimento para armazenar itens embutidos na bancada. Organizadores internos de armário também auxiliam na organização do espaço.

Não existe uma fórmula ou “checklist” pronta a ser cumprida para montar uma cozinha gourmet. Como vimos, tudo depende do perfil e preferências do cozinheiro. Mas conhecendo esses aspectos principais é possível elaborar um ambiente funcional para colocar em prática seu amor por cozinhar.

Perguntas Frequentes

Cozinha gourmet, o que é isso?

As cozinhas consideradas gourmet são aquelas que focam no ato de cozinhar e preparar alimentos elaborados. A configuração, assim como os móveis, eletrodomésticos e elementos em geral da cozinha são pensados em favorecer o amor e interesse por cozinhar. A interação com família e amigos também são prioridades da cozinha gourmet.

Quais são os elementos de uma cozinha gourmet?

A cozinha gourmet apresenta um conjunto de itens focados em proporcionar uma experiência elevada em termos de cozinhar e interação social entre amigos e família. Esses itens costumam variar a depender do cozinheiro, mas os mais comuns são: ilha ou bancada ampla com tampo feito com material de qualidade, eletrodomésticos e utensílios variados.

Cozinha gourmet e cozinha americana são a mesma coisa?

Os termos “cozinha gourmet” e “cozinha americana” não se referem ao mesmo tipo de cozinha. A cozinha americana se diferencia das demais por possuir um conceito aberto e, por isso, ser integrada a outro cômodo. Já a cozinha gourmet tem como diferencial ser planejada para elevar a ação de cozinhar e interagir com amigos e família enquanto isso.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.