Cristaleira Retrô: o que é, modelos e como usar na decoração

8 minutos de leitura

A cristaleira retrô é um objeto super característico de decorações mais antigas. Ambientes com aquela carinha antiga estão com tudo há algum tempo e não tem pretensão nenhuma de sair de moda, e essa cristaleira é um item quase obrigatório nessa decoração.

Ela é um móvel que tem mil e uma utilidades, deixa o ambiente mais aconchegante e traz aquele ar nostálgico. Se você quer transformar sua decoração usando a cristaleira retrô, nós trouxemos diversas inspirações para te auxiliar.

O que é uma cristaleira?

A cristaleira é como se fosse um armário, suas portas são de vidro com diversas prateleiras em seu interior. Inicialmente, ela servia para guardar objetos delicados como louça e taças. Normalmente esse móvel ficava na sala de jantar e servia de apoio na hora de colocar a mesa e servir o jantar.

Além da sua utilidade, ela também é um lindo objeto, que decora qualquer ambiente em que é colocada.

O que é decoração retrô?

A decoração retrô nada mais é que usar características e referências da decoração de décadas passadas, misturada com elementos atuais, uma combinação super interessante que pode ser feita de maneiras diferentes e que tira qualquer decoração do óbvio e deixa o ambiente mais charmoso.

3 formas de decorar com estilo retrô

Existem diversas maneiras de investir na decoração retrô, confira algumas maneiras rápidas de fazer isso:

Estampas geométricas

Essas estampas são super características principalmente dos anos 60 e 70. Elas podem ser usadas de maneira mais discreta, como por exemplo em almofadas, tapetes e roupas de cama. Ou para quem deseja um visual mais marcante, os tecidos podem ser usados para revestir paredes e até mesmo móveis, como o sofá.

Cristaleira Retrô de madeira
Cristaleira Retrô. Foto: reprodução

Pés palito de madeira

Os pés palito de madeira são detalhes que têm aparecido cada vez mais em diversos tipos de móveis, desde sofás, puffs, poltronas e até mesmo mesas.

Esse detalhe é super característico das decorações dos anos 50 e é uma maneira bem sutil de dar um toque retrô à sua decoração. Inclusive você consegue pegar móveis que já tem em casa e trocar os pés, o que dá uma cara nova e economiza, por não comprar um móvel novo.

Vitrola

Como o retrô virou moda, muitas empresas têm lançado eletrônicos nessa pegada, como é o caso da vitrola. Além dela, hoje é possível encontrar geladeiras e frigobar que têm o mesmo design dos antigos.

A vitrola é um objeto lindo, que pode ser usado em estantes e mesas de apoio, o que dá uma carinha mais retrô ao local. Além disso, eles funcionam e você pode tocar seus discos favoritos.

Veja ideias para usar cristaleiras em qualquer cantinho!

Modelos de Cristaleiras Retrô

A cristaleira retrô pode ser encontrada em muitas cores e estilos diferentes, o que facilita que você encontre o modelo perfeito para a sua decoração.

Cristaleira Branca

Se você busca um visual mais clean e até mesmo elegante, a cristaleira branca é uma escolha excelente. Como existem modelos diferentes, você pode escolher aquele que mais se assemelha aos demais móveis do seu cômodo.

Cristaleira de madeira
Cristaleira de madeira. Foto: reprodução

Cristaleira Vermelha

Cores vibrantes e chamativas, como o vermelho, também são muito características da decoração retrô. E as cristaleiras nesse tom chamam bastante atenção e valorizam as decorações mais básicas. 

Cristaleira Preta

O preto é uma cor muito elegante e sofisticada, que quando usada em objetos mais clássicos, como a cristaleira, fazem um mix interessante e diferente do que estamos acostumados. 

Para quem busca uma decoração moderna e até mesmo industrial, essa é uma opção interessante, que vai dar um charme extra.

Cristaleira Amarela

Assim como o vermelho, o amarelo também é uma cor vibrante muito usada em decorações retrôs. Ela pode ser combinada com outras cores chamativas como o pink e o azul, por exemplo. 

Cristaleira Off White

Para quem deseja fugir do branco, mas mesmo assim investir em tons claros, o off white é uma opção interessante. A escolha perfeita para quem prefere uma decoração mais clean e minimalista.

Cristaleira de madeira com portas de vidro
Cristaleira de madeira com portas de vidro. Foto: reprodução

Cristaleira Turquesa

O turquesa é um tom de azul lindíssimo, que também pode ser conhecido como o famoso azul Tiffany. Ele dá um toque todo especial ao ambiente por ser uma cor chamativa, mas um pouco mais discreta do que o vermelho e o amarelo, por exemplo.

Cristaleira Cinza

Essa é uma cor que está com tudo na decoração e pode ser usada em diversos estilos, desde o minimalista até o industrial. Como é encontrado em diversos tons diferentes, você pode optar por aquele que mais faz sentido com a sua decoração.

Cristaleiras Pequenas

Quem tem espaços menores, também pode usar a cristaleira retrô na sua decoração sem problemas. Apesar das mais famosas serem as de portas duplas, você consegue encontrar modelos menores com apenas uma porta, o que facilita para quem tem menos espaço.

É possível encontrar modelos mais baixos e mais estreitos também, que você pode incluir em todos os ambientes menores, de acordo com a sua necessidade.

Cristaleira Verde

Apesar de muita gente não gostar muito de usar o verde na decoração, a cristaleira retrô verde é uma possibilidade muito bonita e elegante também.

Seja nos tons mais escuros para quem prefere uma decoração mais sóbria ou nos tons mais claros, como candy color, o verde é uma cor cheia de benefícios para a decoração.

Cristaleira retrô em meio a outros móveis e artigos antigos
Cristaleira retrô em meio a outros móveis. Foto: reprodução

Feitas de Madeira

Se a sua decoração for rústica, a cristaleira retrô de madeira é uma excelente opção. Ela pode ser usada na madeira crua ou envernizada, que garantem essa pegada mais rústica da decoração.

É uma opção excelente para ambientes internos, mas também para ambientes externos como áreas gourmet e de churrasqueira.

Para Adegas

Como as cristaleiras retrôs se tornaram super populares, hoje você encontra versões diferentes desse móvel. Algumas vem com espaço para colocar garrafas de vinho e outras bebidas.

Como decorar usando uma cristaleira retrô?

Se antes a cristaleira retrô era usada apenas para guardar louças e cristais, hoje ela se tornou um armário e pode ser usada para guardar diversas coisas, inclusive esses objetos que você coloca em seu interior ajudam a decorar ao mesmo tempo. Confira algumas possibilidades de decoração com esse móvel:

Exponha suas coleções

Para quem tem pequenas coleções como canecas, a cristaleira é um excelente lugar para guardar e expor sua coleção. Ela pode ser colocada na cozinha ou até mesmo na sala, para que as pessoas possam ver logo de cara.

Móvel antigo
Móvel antigo. Foto: reprodução

Pode servir de sapateira

É isso mesmo que você leu, a cristaleira retrô também pode ser usada como sapateira. Algumas pessoas têm usado esse móvel para organizar, guardar e expor seus sapatos preferidos.

É uma forma diferente, mas super legal, principalmente quando colocada no quarto ou closet. O cuidado nesse caso, é manter os sapatos sempre limpos e organizados, porque como o móvel é de vidro, toda bagunça aparecerá.

Use como biblioteca

Amantes de livros também podem organizá-los em sua cristaleira. É uma maneira bem interessante de guardar e deixá-los protegidos da poeira, por exemplo.

Como fazer uma cristaleira retrô passo a passo?

É possível encontrar as cristaleiras já prontas para comprar tanto em lojas quanto em antiquários. Mas se você quer colocar a mão na massa, você pode fazer sua própria cristaleira com pallets, por exemplo.

A forma de fazer vai depender do modelo que você deseja. Mas se você quiser deixá-la ainda mais estilosa, pode optar por prateleiras de vidro ou até mesmo com espelhos.

A cristaleira retrô é realmente um objeto que tem um poder transformador de ambientes. Além de ser super versátil, é encontrada em vários modelos diferentes e é claro, utilizada da forma que você preferir. É uma maneira interessante de acrescentar um toque retrô em qualquer tipo de decoração.

Perguntas Frequentes

Como fazer uma decoração, usando uma cristaleira retrô?

Decore a sua casa, usando cristaleiras, com diversas formas, podendo aproveitar os móveis em seu interior, para agregar na decoração.

Há mais de um modelo de cristaleiras?

Os modelos de cristaleiras são muito variados, com diversas opções, que se encaixam em muitos ambientes

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Enviei um Pix errado: O que fazer para recuperar o seu dinheiro? Veja os principais problemas de acesso no Caixa Tem e como resolver 8 Melhores opções de empréstimo para quem tem nome sujo Para que serve o Cartão Cidadão? Saiba por que preciso de um Veja o que pode acontecer se não pagar o Empréstimo no Caixa Tem
Enviei um Pix errado: O que fazer para recuperar o seu dinheiro? Veja os principais problemas de acesso no Caixa Tem e como resolver 8 Melhores opções de empréstimo para quem tem nome sujo Para que serve o Cartão Cidadão? Saiba por que preciso de um Veja o que pode acontecer se não pagar o Empréstimo no Caixa Tem