Cróton como cuidar: 7 Dicas essenciais que você precisa conhecer!

Quer conhecer a planta Cróton como cuidar e descobrir algumas dicas essenciais para obter uma linda decoração em seu jardim? Então leia o conteúdo especial que está presente neste artigo do KD!

O que é Cróton?

O cróton é uma planta conhecida por suas folhas coloridas e vistosas e pela resistência que possui ao sol. Originária da Ásia, ela já foi muito usada em jardins como parte da paisagem, principalmente nos países tropicais.

Suas folhas têm formatos variados, podendo ser arredondadas, alongadas ou em forma de leque. São normalmente verdes e podem ter tons diversos no mesmo exemplar, indo desde o amarelo até o laranja, passando por tons de vermelho, marrom, roxo e outros.

Além disso, as folhas dos crótons contêm compostos bioativos que são benéficos para a saúde humana. Elas também podem ser usadas na culinária como uma forma de temperar pratos e saladas.

Cróton como cuidar
Cróton como cuidar. Foto: Unsplash.

Como plantar Cróton

Plantar um cróton é um processo relativamente simples e direto. O primeiro passo é escolher o local onde a planta será cultivada. É importante que o local seja bem iluminado, mas não necessariamente exposto ao sol diretamente.

O segundo passo é preparar o solo para receber a planta. O solo ideal para o cultivo do cróton deve ser rico em matéria orgânica e com boa drenagem para evitar que o solo fique encharcado. Após preparar o solo, adicione um adubo orgânico, como composto, para fornecer nutrientes à planta.

O terceiro passo é a escolha das mudas de cróton. É importante optar por mudas sadias para garantir uma boa adaptação da planta ao local de cultivo. Após esses três passos, é hora de plantar o cróton. Desenterre um buraco do tamanho da muda e coloque a muda com cuidado no buraco. Cubra com terra e adicione água de forma moderada para não encharcar o solo. Após isso, pressione levemente o solo para fixar bem a muda no local.

Por fim, mantenha o solo sempre úmido, irrigando regularmente e removendo as folhas secas para que novos ramos possam nascer. O cróton também necessita de fertilização regular com um fertilizante líquido diluído na água de irrigação para mantê-lo saudável e bonito. Com esses cuidados básicos, seu cróton crescerá forte e saudável!

Veja Também: Como plantar feijão

Substrato ideal para plantar Cróton

Em suma, o substrato ideal para o cróton é um solo rico em nutrientes, bem drenado e levemente ácido. É importante escolher um solo adequado às necessidades da planta para que possa desenvolver-se de forma saudável e florir profusamente. Além disso, a exposição à luz solar direta é essencial para que a planta cresça bem.

Cróton no jardim
Cróton no jardim. Foto: Pixabay.

Cróton como cuidar na iluminação

Uma vez que o cróton é uma planta tropical, ela gosta de sol e luz forte. Por isso, é importante que ela receba luz solar direta por pelo menos algumas horas todos os dias. Se você não tiver essa opção, você pode instalar lâmpadas fluorescentes ou de halogéneo perto da planta para fornecer luz suficiente.

É importante evitar que o cróton receba luz solar direta durante longos períodos de tempo, pois isso pode resultar em queimaduras nas folhas. Ele também precisa de escuridão durante parte do dia. Se você mantiver a planta perto de uma janela, certifique-se de cobrir a janela para bloquear parte da luz durante algumas horas do dia.

Outra coisa a considerar é que o cróton desenvolve melhor e floresce melhor quando exposto à luz indireta. A luz indireta significa que a luz está sendo filtrada através de algum meio antes de chegar à planta – por exemplo, através de uma janela ou cortina. Essa é a melhor maneira de manter sua planta saudável e bonita durante muitos anos.

Temperatura

A temperatura ideal para o cuidado com cróton é entre 22 e 25 graus Celsius. É importante manter o ar em torno desta temperatura para que as folhas das plantas possam absorver uma quantidade suficiente de luz solar e assim crescer bem.

Além disso, não se deve permitir que a temperatura caia abaixo dos 11 graus Celsius, pois isso pode levar à morte da planta. Em dias muito quentes, é recomendado que se mantenha a temperatura abaixo de 30 graus Celsius, para impedir que a planta fique exposta a altas temperaturas por muito tempo.

É recomendado também posicionar os vasos das plantas longe das fontes de calor, como aquecedores e radiadores, pois podem afetar negativamente a temperatura do ambiente. Outra boa prática é usar um ventilador para manter o ar em movimento e evitar o acúmulo de calor na área em volta da planta.

Cróton como cuidar na hora de regar

Depois de ajeitar a iluminação, é hora de regar a sua planta. Regue o cróton com frequência e adicione água suficiente para manter o solo levemente úmido.

Outro cuidado importante que você deve ter com seu cróton é controlar a quantidade de água que você adiciona à terra. Regue com menos frequência durante os meses mais frios e mais frequentemente durante os meses mais quentes e secos. Isso manterá o solo úmido sem comprometer o desenvolvimento da planta.

Além disso, certifique-se de usar água de boa qualidade para regar o seu cróton. A água da torneira contém sais minerais que podem danificar a planta e reduzir suas chances de sobrevivência. Se você quiser evitar isso, use água filtrada ou destilada para regar o seu cróton.

Folhas de cróton
Folhas de cróton. Foto: Unsplash.

Cróton como cuidar na Adubação

A adubação de cróton deve ser feita com frequência, especialmente durante a primavera e o verão. Para isso, use fertilizantes equilibrados, que contenham nitrogênio, fósforo e potássio. Durante o inverno, recomenda-se usar fertilizantes contendo mais potássio e menos nitrogênio.

É importante lembrar que a adubação de cróton não deve ser excessiva. Uma dosagem excessiva pode provocar problemas nas raízes das plantas, como podridão ou enfermidades. Portanto, siga sempre as instruções do fabricante sobre a dosagem correta do fertilizante. No geral, a adubação de cróton é uma prática simples e necessária para manter as plantas saudáveis. É importante seguir os passos acima para obter bons resultados e evitar problemas.

Cróton como cuidar com pragas e doenças

O cróton é uma planta ornamental que tem muitas vantagens, pois é resistente a pragas e doenças. Contudo, existem algumas que a afetam, como o oídio, ácaros, caruncho, pulgão e mosca branca.

O oídio é uma doença fúngica que se manifesta na forma de manchas brancas nas folhas do cróton. É causada por condições úmidas e quentes e pode ser tratada com fungicidas específicos. Os ácaros são outros problemas que afetam este tipo de planta. Estes pequenos artrópodes podem causar doenças e danos às folhas, resultando em manchas escuras.

Outros tipos de pragas que existem são o caruncho, pulgões, ácaros e a mosca branca, por isso para evitar pragas e doenças no seu cróton, mantenha as plantas em boa saúde, controlando a humidade relativa e a temperatura do ambiente em que elas estão localizadas. Além disso, use produtos preventivos apropriados para evitar infestações indesejadas.

Borboleta na folha de cróton
Borboleta na folha de cróton. Foto: Unsplash.

Dicas Extras para cuidar de Cróton

Existem alguns detalhes que precisam ser reforçados para que você possa plantar e obter plantas fortes e saudáveis. Primeiramente, o cróton deve ser regado abundantemente. Certifique-se de que o solo está sempre úmido, mas não encharcado, pois isso pode prejudicar seu desenvolvimento. Você também deve fertilizar o cróton periodicamente para que ele receba todos os nutrientes necessários.

Para que o cróton se mantenha bonito por mais tempo, limpe as folhas regularmente com um pano úmido. Além disso, remova todas as folhas mortas e flores para incentivar novas produções. Finalmente, é importante lembrar que o excesso de água e calor podem prejudicar o crescimento do cróton. Portanto, certifique-se de monitorar as condições em que sua planta está vivendo regularmente para garantir que ela esteja saudável e bonita.

E aí, gostou?

Aprendeu o que é cróton e quais cuidados é preciso ter com essa planta? Caso queira obter mais dicas sobre jardinagem, não deixe de conferir o Blog do KD, onde todos os dias produzimos conteúdos incríveis para você!

Perguntas Frequentes

Cróton como cuidar na iluminação?

Sendo uma planta tropical, é bem importante que ele receba uma boa quantidade de luz solar todos os dias, porém ele se desenvolve melhor com a incidência de luz indireta, isso quer dizer que a luz deve ser filtrada por algum obstáculo como uma cortina.

Como plantar Cróton?

Cróton deve ser plantada em um solo bem drenado e em um local que receba luz solar. A mudas de Cróton devem ser colocadas em buracos de seus respectivos tamanhos, coloque-as com cuidado, cubra com terra e regue com moderação para não causar encharcamentos.

Cróton como cuidar de parasítas?

O cróton é uma planta muito conhecida por ser resistente a pragas e parasitas, no entanto ainda existem alguns tipos de insetos e fungos que conseguem causar danos a ela, como por exemplo o óidio, caruncho, pulgões, ácaros e a mosca branca. A melhor forma para resolver o problema destes parasítas é o uso de produtos preventivos.

Avalie este artigo

Avalie post
Gustavo Herdt
Gustavo Herdt
Tenho 20 anos, sou estudante de Sistemas de Informação na UNIDAVI e sou apaixonado por tudo o que está relacionado a tecnologia e inovação! Atualmente sou um dos responsáveis pela produção dos artigos do KD, todos os dias trazendo novos conteúdos repletos de informações e dicas exclusivas para nossos leitores!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.