Cuidados com a madeira6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Você sabe quais cuidados com a madeira precisam ser tomados para preservar seu móvel? Acompanhe esse post e saiba como estender a vida útil da sua mobília.

Manter a utilidade e a boa aparência dos móveis feitos de madeira requer uma série de medidas específicas. Quando esses cuidados com a madeira são tomados, a peça de mobília pode permanecer conservada por muito tempo.

A fim de conhecer quais são essas medidas, leia nosso post. Aqui, você encontrará dicas práticas e efetivas que recolhemos de sites especializados em móveis e decoração.

Cuidados com a madeira
Cuidados com a madeira. Foto: pixy.

4 Cuidados com a madeira que você precisa conhecer

Móveis de madeira são escolhidos por muitos devido aos seus famosos atributos de resistência e durabilidade. O que poucos levam em consideração é a necessidade de cuidar das peças de mobília para que elas possam durar por bastante tempo.

Para que seus móveis possam permanecer duráveis, resistentes e bonitos, aprenda os 4 cuidados que você precisa colocar em prática.

1. Não exponha seu móvel a esses elementos:

Um dos principais cuidados com a madeira é protegê-la da exposição a elementos e circunstâncias que podem ser danosas à mobília. Abaixo, listamos as situações e elementos que devem ser evitados para uma peça de madeira bem cuidada:

Evite colocar copos, canecas e outros recipientes com alimentos quentes ou gelados diretamente sobre a superfície do móvel de madeira. O contato direto entre esses objetos e a madeira pode gerar danos provocados pelo calor e a criação de “círculos” de umidade causados pelos copos. Faça uso de um descanso de panelas e jogos americanos para lidar com esse risco.

Resguarde seu móvel da exposição direta e intensa à luz solar, pois ela irá ressecar a peça e prejudicar a coloração da madeira.

Proteja sua mobília feita de madeira da umidade e do contato direto com água. Em casos onde a peça fica constantemente exposta a um ambiente úmido e à água, pode ocorrer deformação do móvel dado o inchaço, surgimento de fungos e até decomposição da madeira.

2. Retire a poeira do móvel de madeira com frequência

A retirada de poeira da superfície da peça de mobília fabricada com madeira deve ser feita regularmente. As partículas de poeira, quando se acumulam sobre o móvel, formam uma camada fina de sujeira que pode riscá-lo.

Em adição, superfícies empoeiradas são prejudiciais à saúde, principalmente daqueles com sistema respiratório já debilitado.

Felizmente, é fácil retirar a poeira de maneira apropriada. Para tanto, prefira utilizar objetos aos quais a poeira irá aderir. Assim você poderá capturá-la e retirá-la em vez de espalhá-la pelo móvel e pelo ar.

Panos de microfibra e tecidos de algodão secos são boas opções para remover o pó sem danificar a madeira.

3. Faça a limpeza da madeira corretamente

Os cuidados com a madeira envolvem a atenção na escolha dos produtos de limpeza aplicados sobre o móvel.

Os limpadores multiuso, soluções com cloro, saponáceos e outros produtos abrasivos não podem ser empregados para limpar madeira. A aplicação dessas substâncias resultará em danos ao acabamento do móvel.

Palhas de aço e utensílios com potencial de arranhar, lascar ou riscar o móvel também devem ser excluídos do processo de limpeza.

A água em excesso igualmente deve ficar de fora na hora de remover a sujeira. Se você se deparar com uma área com muito pó acumulado ou outra substância difícil de remover, umedeça um pano de algodão ou microfibra em uma solução de detergente misturada com água.

Retire toda a água possível do pano e esfregue-o gentilmente sobre a superfície. Feito isso, passe um pano levemente molhado somente com água para remover o detergente.

Quando precisar utilizar um pano umedecido na limpeza da madeira, certifique-se de enxugar o local logo em seguida.

Ao realizar o polimento, os cuidados com a madeira e os produtos nela aplicados precisam permanecer. Por isso, utilize apenas soluções próprias para madeira.

Polir a madeira auxilia na proteção da mesma, porém a camada criada é bem fina e não oferece proteção prolongada. Para um efeito mais duradouro, a cera é a melhor alternativa.

4. Aplique cera na superfície do móvel

A longevidade de sua mobília pode ser expandida através da aplicação de cera. Ela criará um escudo que irá preservar o acabamento e manterá a madeira segura contra arranhões.

A camada criada pela cera provê uma proteção duradoura, que não gera manchas e devolve a aparência de móvel novo.

A cera utilizada deve ser específica para madeira e sua aplicação exige cuidado. O produto precisa ser espalhado uniformemente pela extensão do móvel a fim de evitar acúmulo de cera e marcas relativas à sua aplicação.

Ao limpar o móvel com cera, não use produtos para polir líquidos ou em aerossol, pois isso pode derreter a cera e deixá-la com aspecto “embaçado”.

Coloque esse conjunto de dicas sobre cuidados com a madeira em prática e seus móveis fabricados com esse material terão sua durabilidade aumentada.

Web Stories

Perguntas Frequentes

Quais são os principais cuidados com a madeira em móveis?

Esses são exemplos das várias medidas a serem tomadas para cuidar dos móveis fabricados com madeira: para impedir que água e incidência de sol em excesso atinjam seu móvel; faça a limpeza da peça de mobília regularmente. Ao fazer isso, não use limpadores multiuso ou qualquer solução abrasiva; não coloque objetos quentes sobre o móvel.

Como conservar móveis feitos de madeira?

Proteja seu móvel de madeira de situações que o prejudicam, por ex., evite deixá-lo exposto à umidade e molhar sua superfície; Pinte a superfície com tinta apropriada para madeira, pois isso forma um capa que protegerá o móvel da umidade; Ao realizar a limpeza, não faça aplicação de produtos considerados abrasivos, porque eles podem desgastar a madeira.

Como posso limpar meus móveis de madeira sem estragá-los?

Para realizar uma limpeza sem prejudicar a integridade da peça de madeira, o indicado é recorrer a limpadores de madeira, visto que eles são especialmente desenvolvidos para essa função. O detergente neutro é uma alternativa ao limpador de madeira. Aplique quantidades reduzidas de detergente e água em um pano para limpar o móvel.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.