Decoração Clean: Dicas para acertar de forma leve7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Interessado em mudar o estilo da sua casa ou afins? Aprenda tudo sobre decoração clean e acompanhe algumas dicas que vão te ajudar na hora da reforma.

Para muitas pessoas, reformar é um hobbie. A decoração clean é um tipo de estilo que vem ganhando cada vez mais espaço. A diversidade de cores e objetos que ela abrange, ao mesmo tempo que lembra um minimalismo, é o que mais chama atenção nos seus entusiastas.

Então, tanto pequenas mudanças no escritório, quanto toda a montagem da decoração de uma casa, podem seguir esse estilo. O interessante é que ele se adapta a quaisquer tipos de ambiente, sempre dando aquela sensação de tranquilidade.

Apesar de promover uma ideia de simplicidade, a decoração clean pode surpreender qualquer um. Conheça um pouco mais sobre ela, suas principais características, e ainda, acompanhe algumas dicas de como aplicar esse estilo.

Decoração Clean
Decoração Clean. Foto: PxHere.

Um pouco sobre o estilo clean

Ele é baseado na criação de um ambiente neutro de aparência simples e funcional. Isso é feito por meio da escolha de uma paleta de cores mais claras, combinada com um cenário bem organizado.

Se você está em busca de algo fácil de montar, investir nesse estilo pode valer muito a pena. Apesar de passar uma sensação minimalista, o clean opta por usar objetos decorativos com uma intensidade um pouco maior.

Principais características de uma decoração clean

A palavra que define esse tipo de decoração clean é: praticidade. Aqui o excesso de informação é completamente deixado de lado. Isso porque o objetivo é também dar ideia de amplitude do local, seja ele qual for.

As cores mais presentes nessa modalidade são bege, nude e branco. No entanto tons pastel são muito bem-vindos, além de gelo, areia e por aí vai. Existem inúmeras combinações possíveis. O importante é manter essa neutralidade.

Porém, nada impede que alguns pontos específicos sejam pintados com uma coloração mais intensa.

Essa é uma das formas de tornar seu objeto de decoração mais charmoso e elegante. Um bom exemplo é o uso do preto em alguns acessórios.

O material mais utilizado como base da montagem do espaço costuma ser a madeira. Além disso, todo o processo é pensado para trazer modernidade ao lugar.

Ainda, muitos se perguntam qual o ambiente ideal para aplicar decoração clean. A resposta é que não existem regras. No entanto, geralmente ele é bastante presente em locais que não têm muitos móveis ou objetos expostos.

Uma dica referente a esses últimos é escolher acessórios que possuam linhas retas, tendo em vista que eles complementam a ideia de amplitude. Sem falar que são confortáveis e muito funcionais. Móveis de madeira também contribuem nesse quesito.

Vale lembrar que essa decoração clean conversa muito bem com práticas mais sustentáveis. Desse modo, é interessante conferir móveis, sofás ou qualquer outro objeto, em lugares de restauração. Vale até comprar usado para você mesmo restaurar da maneira que quiser.

Uma última característica marcante desse tipo de decoração é a integração de espaços. Ambientes clean buscam sempre unir cômodos, de modo a diminuir o máximo possível a presença de paredes que não sejam estritamente necessárias.

No entanto, é preciso cautela. Todo o local requer uma boa projeção antes de qualquer coisa. Isso porque estilo clean não vai de encontro a uma visão de um espaço sem graça, sem vida.

Dicas para acertar na decoração clean

Agora acompanhe alguns conselhos que podem te ajudar a reformar seu ambiente e deixar com uma decoração clean.

Lembre-se sempre: o interessante é tentar inúmeras combinações e optar por aquilo que mais se adequa às suas necessidades. Nada é mais importante que o seu conforto.

Decorando uma cozinha pequena

Se você mora em um apartamento aonde esse cômodo não é muito espaçoso, é interessante encontrar formas alternativas, porém igualmente funcionais e práticas de decorá-lo.

A primeira dica é sobre os armários. Uma cor branca é muito importante para dar uma ideia de que sua cozinha é maior. Inserir uma espécie de puxador para ajudar na mobilidade também pode ser muito útil.

Na parte do chão, um piso com tons claros é o mais indicado. Isso porque ele combina com toda a disposição dos armários. Assim, a estética visual e a tonalidade clean prevalecem, dando ainda um toque de elegância. Outra opção é o piso de madeira.

Sala de estar integrada com a de jantar

Quando essa junção acontece, vale a pena pensar bem antes de iniciar qualquer decoração. Isso porque a depender das escolhas, o ambiente pode destoar um pouco desse estilo mais neutro.

Então, aqui o uso de tapetes e almofadas cai muito bem. Além disso, posicionar um espelho em uma das paredes amplia a visão de espaço, bem como traz funcionalidade para ele. Claro que o recomendável é que seja usada uma moldura mais simplista.

Assim, podem ser adicionados sofá e mesa de jantar da maneira como o local foi disposto. Não precisa de muito para ter uma boa decoração clean, a criatividade é sempre o mais interessante.

Decorando um quarto de casal ou de solteiro

O branco é a cor mais aderida sem sombra de dúvidas, principalmente se você tem um espaço não muito grande. Então, prateleiras e paredes costumam ser dessa tonalidade. Para contrastar, vale a pena por alguns quadros e adornos de uma cor mais escura.

Outra dica para uma decoração clean é adicionar uma ou duas luminárias para trazer mais praticidade e conforto. No caso de cortinas, opte por tecidos leves e claros. Isso também se aplica as roupas de cama.

Dicas sobre iluminação

Esse estilo preza muito por elegância em todos os pontos, inclusive na parte referente à luz. Geralmente os matérias usados aqui são gesso e sanca. Porém, não necessariamente isso se aplica para todos os casos.

Então, vale a pena investir em um projeto mais elaborado nessa parte. Principalmente se o seu espaço não tem muitas janelas. Da mesma forma dos móveis, opte por um sistema de linhas retas. A iluminação suspensa pode ser muito útil.

No fim, você tem inúmeras possibilidades dentro da decoração clean. O que vai ditar suas escolhas será o ambiente que você pretende reformar. Essas dicas são só um norte, não se limite, faça diversos testes e use sua criatividade.

Descubra o que funciona para você. Existem outros estilos fora a decoração clean, no entanto, ele é um dos mais adaptáveis a qualquer espaço. Busque a ajuda de um profissional se for mais confortável, mas não deixe de participar desse processo, você pode se surpreender.

Perguntas Frequentes

Quais são as principais características da decoração clean?

As principais características da decoração clean são as cores claras e mais neutras e o visual minimalista, com poucos móveis e objetos de decoração, e menos detalhes também, como ausência de puxadores, detalhes no rodapé e rodateto, e muito mais. Quanto menos detalhes, mais clean será a decoração.

Quais são as melhores cores para uma decoração clean?

As cores claras e neutras são as melhores para uma decoração clean. Tons como areia, gelo, marfim, branco, bege, cinza, e até mesmo alguns tons mais escuros como grafite e preto, podem ser usados com tranquilidade na decoração clean, tanto nas paredes como em móveis e estofados.

Como fazer uma decoração clean na sala?

O primeiro passo para fazer uma decoração clean na sala é optar por uma cor clara para as paredes, além de deixar o ambiente mais leve, isso ajudará a manter o cômodo mais iluminado. Procure escolher tons claros para os móveis, estofados, o piso e tapete também. E não se esqueça de preferir designers mais simples, com menos detalhes.

Como criar uma decoração clean na cozinha?

Um dos principais papéis de uma decoração clean é promover um ambiente neutro e bem iluminado. Por isso, para criar uma decoração desse estilo na cozinha é importante escolher cores claras, esquecer o uso de cortinas e providenciar uma boa iluminação em todo o cômodo. Outra boa dica é optar por puxadores mais simples, itens decorativos monocromáticos e esquecer o uso excessivo de panos e toalhas.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 7 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.