Decoração colorida: como deixar o ambiente mais divertido?

4 minutos de leitura

As cores deixam qualquer espaço mais alegre e descontraído. Veja dicas incríveis para deixar a sua decoração colorida!

Você já pensou em adicionar cores à decoração da sua casa, mas ficou com receio de pesar o ambiente? Acontece! O medo de errar faz com que a maioria das pessoas opte por tons mais sóbrios, como cinza, branco, preto e bege.

No entanto, na hora de decorar um espaço, é importante pensar em como você deseja se sentir enquanto estiver nele, pois todos os detalhes podem afetar o humor, desde os porta-retratos até as paredes.

Caso queira fugir do básico, existem três combinações capazes de deixar o cômodo mais harmônico, independentemente do tipo de decoração. Neste artigo, falamos sobre cada uma delas. Confira e aprenda a deixar a sua decoração colorida!

Combinação monocromática

A primeira combinação da lista é a decoração monocromática, um estilo que usa somente uma cor da parede até o teto, variando somente na tonalidade.

Esse estilo é muito utilizado em projetos de design de interiores, por trazer personalidade e tornar os ambientes únicos.

As principais características de uma decoração monocromática são a uniformidade e a organização, tanto do ambiente em si quanto do aspecto psicológico. Além disso, uma das principais vantagens é a praticidade — o estilo é simples e moderno.

E, como a única coisa que muda é a tonalidade da cor, é preciso optar por cores específicas para tornar o espaço realmente relaxante, sofisticado e aconchegante.

Uma boa sugestão de decoração monocromática é a combinação de tons avermelhados, como bordô e rosa. No entanto, se você não quiser ousar muito, pode optar por tons terrosos, azul ou amarelo.

Combinação de cores análogas

Decoração colorida no quarto, tons de laranja
O quarto é um ambiente importante, você precisa se sentir bem nele. Foto: Pixabay

A segunda combinação da nossa lista é a de cores análogas. Diferentemente da decoração monocromática, neste estilo a decoração é feita com base em cores vizinhas. Para isso, é preciso escolher um tom como base e completá-lo com as duas cores que aparecem ao lado dela no círculo cromático.

Porém, não se preocupe, é mais simples do que parece. Por exemplo, se você usar o azul como base, pode combiná-lo com as duas cores seguintes a ele, que são o azul-violeta e o azul-esverdeado.

Por ter um contraste médio, essa combinação pode ser utilizada em escritórios e cozinhas, pois, para esse tipo de ambiente, a combinação monocromática não é a mais adequada e a combinação de alto contraste pode deixar o espaço cansativo e fazer com que a pessoa perca o foco.

Veja também: Decorando o quarto com diferentes cores

Combinação de cores complementares

Ambiente divertido com piso de madeira colorido
Cores dão outra vida aos ambientes. Foto: Pixabay

A terceira combinação é a de cores complementares, ideal para aqueles que desejam usar cores de alto contraste de forma sóbria e harmônica. Sim, isso é possível!

Esse tipo de decoração não economiza nas tonalidades e é composta por cores opostas do círculo cromático. No entanto, a depender da quantidade de cores escolhidas, pode ser feita de duas formas distintas: básica e dividida. Veja abaixo cada uma delas.

Complementar básica

A complementar básica, como o próprio nome indica, é a mais simples e pode ser feita com duas cores opostas do círculo, como o roxo e o amarelo.

Complementar dividida

Já a complementar dividida é feita com a combinação de uma cor oposta a duas cores vizinhas, como o amarelo e o laranja, que são opostos ao azul.

Essa combinação funciona melhor em espaços maiores, onde uma grande variação de cores não se torna cansativa. Por esse motivo, pode ser uma boa opção de cor para a sala de estar. Por fim, independentemente da combinação escolhida, tenha em mente que é fundamental ter bom senso e optar por cores que façam você se sentir bem no ambiente. Existem algumas regrinhas que facilitam a composição, mas, no fim das contas, o que vale é a sua percepção pessoal.

Confie na sua intuição e imprima seu estilo.

E se gostou das dicas, não se esqueça de deixar o seu comentário para ajudar os leitores do KD, e compartilhar com os colegas!

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.