Decoração com poesia: saiba como fazer7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Quer fazer uma mudança no seu espaço e não sabe por onde começar? A decoração com poesia pode ser uma boa alternativa para tranquilizar o ambiente. Acompanhe esse post.

No começo pode soar estranho, mas decoração com poesia é uma das melhores formas de deixar o ambiente mais calmo. A funcionalidade das palavras chega a ser quase infinita, e elas também tem poder sobre o simbolismo de um espaço delimitado.

Por essa razão, combinação de frases de maneira a formar versos tem sido cada vez mais utilizada no ramo decorativo. O mais atraente desse método é fazer do seu espaço um caderno com recados importantes.

Se você quer saber mais sobre isso, acompanhe o presente artigo. Aqui você vai saber tudo sobre decoração com poesia, e o quão agradável ela pode ser. Vamos lá.

Decoração com poesia.
Decoração com poesia. Foto: Pixabay.

O que é poesia?

Antes de entrar na temática de decoração, é importante entender o que de fato é poesia. Acredite, isso pode acabar te livrando de cometer alguns erros na hora da reforma do local.

Pois bem, poesia faz parte do gênero lírico. Sua principal característica é interseccionar palavras, qualidades e estéticas. Para isso ela faz uso de diversos artifícios, sejam eles fonéticos semânticos ou sintáticos.

Ela é um texto dividido em versos. Isso é um ponto positivo na hora de escolher qual delas vai em que parte do seu espaço. Ajuda a dividir, sem que o sentido se perca no processo.

Com a poesia, você consegue expressar sentimentos de uma forma única. O seu sujeito poético tem total liberdade para colocar absolutamente tudo o que sente para fora.

Todas essas peculiaridades que esse tipo de texto tem o tornam um objeto de decoração muito interessante. Acompanhe nos próximos tópicos uma discussão mais aprofundada do porque isso é uma verdade.

Como a poesia pode ajudar a gerar um ambiente agradável?

Apesar de ela ser uma amiga na hora de repaginar um ambiente, é preciso ter uma certa moderação. Isso porque às vezes o excesso tira o preciosismo da mesma.

No entanto, assim como o texto, a liberdade é sempre a coisa mais importante. Assim, é possível distribuir pitadas de coragem, motivação ou metas, da maneira que mais faz sentido para você.

Trate cada centímetro do seu espaço como uma folha em branco, onde você pode conversar consigo mesmo. Tudo o que aparece nesse mural deve fazer parte do que você acredita. Certifique-se de passar a mensagem certa no local certo.

Quando bem feito, você pode criar uma ambientação que te faça sentir diversas coisas ao mesmo tempo, tudo a depender de onde você se encontra. Isso é sensacional.

Dicas de decoração com poesia

Agora que você já entendeu o poder que esse tipo de decoração pode trazer para um ambiente, está na hora de algumas demonstrações. Veja algumas dicas que podem te ajudar a repaginar sua casa ou qualquer outro espaço.

Decorando o escritório

Aqui é interessante colocar textos que te lembrem dos seus objetivos e metas. Afinal, o seu local de trabalho deve ser algo que te mantenha no foco. Motivação sempre é uma boa ideia de tema para acompanhar esse lugar.

Uma alternativa bem interessante é reservar toda uma parede para ser um grande quadro negro. Assim você consegue ter mais versatilidade na hora de passar sua mensagem ideal. Pode servir de cronograma mensal, lista de tarefas, ou até mesmo lembretes diários.

Decorando o quarto

Esse é um cômodo de descanso. Você precisa se sentir relaxado, deixando todas as questões resolvidas ou não, para fora dele. Busque textos que te lembrem da importância de respeitar o próprio tempo, e dar atenção às suas necessidades.

Decorando a sala

Aqui é onde geralmente as pessoas sentam para ver televisão ou conversar. Também é onde os amigos se concentram quando vão para sua casa. É um espaço de muita troca, seja ela virtual ou não.

Por essa razão, uma decoração com poesia que remete esse sentimento de compartilhar algo pode ser uma excelente opção. Textos que te lembrem do valor de falar e também se ouvir, sejam seus amigos, um personagem ou você mesmo.

Decorando o banheiro

Na mesma vibe do quarto, o banheiro também é um ambiente de relaxamento. Aqui você se livra de um peso, das impurezas trazidas pelo seu dia. É principalmente um espaço de autocuidado.

Por isso poemas que te lembrem que você é valioso, que é importante se amar e se respeitar são boa ideia de serem aplicados aqui. Existem vários textos que podem servir como uma luva para esse local.

Decorando a cozinha

Alguns dizem que é a melhor parte de uma casa. Se é ou não, você quem decide. O fato é que aqui também é um lugar de união, afinal se tem algo que junta as pessoas é comida.

Por isso, vale a pena investir em poemas com essa temática mais família. Frases de humor também podem ser interessantes, a depender do seu estilo, claro.

Decorando o estúdio

Esse espaço pode ter inúmeras utilidades como pintura, ioga e outras mais. O ponto chave está em pegar a essência daquilo que você faz nele, e trazer isso para suas paredes. Lembrando que quadros ou outros tipos de objetos também têm seu valor.

Decorando a sacada

Aqui geralmente o objetivo é tomar um sol, uma cerveja ou ler um livro. Objetos como canecas ou vasos de planta podem fazer mais sentido nesse ambiente. Isso porque talvez você não tenha muita parede para trabalhar.

Uma dica que independe de lugar é: seja criativo. Muitos pensam que decoração é algo que sempre custa muito dinheiro. No entanto, mais vale uma ideia bem executada do que um objeto de marca.

Por esse motivo, pesquise alternativas que cabem no seu bolso. Existem diversas lojas que vendem papéis de parede e quadros personalizados que podem te ajudar também.

 Além disso, às vezes fazer seus acessórios de decoração ou pintar sua própria parede, pode ser muito mais divertido. Lembre-se sempre do esquema “folha de caderno”.

Lembre-se sempre: isso é algo muito particular. Cada pessoa tem uma forma de se comunicar através de textos. Por isso, procure aqueles que mais se parecem com você. Assim, independente do lugar ou do tipo de mensagem, ele sempre terá a sua cara.

Ao fim, duas coisas se destacam na decoração com poesia: versatilidade e inspiração. Nem todos estilos conseguem unir essas duas coisas em um único recinto. Por isso, ela sem dúvida vale a pena.

Perguntas Frequentes

Como fazer uma decoração de quarto com poesia?

Se você deseja fazer uma decoração de quarto com poesia, as opções mais simples são quadros. Você pode criar pôsteres com a fonte e as cores que mais gostar, imprimir e colocar em molduras. Mas se preferir, também pode pintar a poesia diretamente na parede, ou até mesmo comprar um adesivo pronto e colar.

Posso fazer decoração com poesia na cozinha?

É possível sim fazer decoração com poesia na cozinha, no entanto, para que funcione, é importante que a poesia tenha alguma conexão com a função da cozinha, com alimentos, ou até mesmo com um gosto ou estilo de vida do dono da casa.

Como inserir uma parede lousa com poesia na decoração?

Se você está pensando em inserir uma parede louca com poesia na decoração, o jeito mais interessante de fazer isso é escolhendo uma parede inteira, de preferência mais estreita, e pintá-la por completo com uma tinta lousa especial, ou até mesmo revesti-la com um adesivo vinílico próprio. Depois é só escolher a poesia e escrevê-la com giz.

É possível fazer uma decoração com poesia diretamente na parede?

Sim, para fazer uma decoração com poesia diretamente na parede você terá basicamente três opções: pintar as letras na parede, colocar um adesivo com a poesia, geralmente comprado pronto, ou criar um espaço de lousa e escrever a poesia com giz. Tudo dependerá do seu orçamento e o estilo da decoração já existente.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 2 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.