Decoração de apartamento para estudantes6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Você é estudante, ou está montando um apartamento para um, e não sabe como decorá-lo de maneira funcional sem perder o aconchego? Não se preocupe, mostraremos a seguir como fazer uma decoração de apartamento para estudantes.

É comum encontrar estudantes que se mudam para outras cidades para fazer faculdade, ou algum curso específico, e precisam alugar uma casa ou apartamento para morarem durante esse período.

Se este é o seu caso, ou de alguém que você conhece, e você está pensando em como montar uma decoração de apartamento para estudantes que seja aconchegante e funcional, acompanhe este artigo.

Decoração de apartamento para estudantes
Decoração de apartamento para estudantes. Foto: Pixabay.

Qual a importância de pensar na decoração de apartamento para estudantes?

Quando falamos em um apartamento para estudantes, estamos falando de uma moradia de um ou mais jovens que estarão por um período, longe de casa e de pessoas e ambientes que lhe fazem bem.

Justamente por isso, promover uma boa decoração de apartamento para estudantes é importante, afinal, além de um espaço confortável para seu tempo de descanso e lazer e funcional para os estudos, é importante criar um ambiente aconchegante que lhe aqueça a alma e faça com que a saudade daqueles que ama não seja um problema.

Um estudante com espaços confortáveis, funcionais e aconchegantes certamente terá um melhor desempenho em seu aprendizado.

Como criar uma decoração de apartamento para estudantes

Agora que explicamos um pouco sobre a importância de se atentar a decoração de apartamento para estudantes, vamos às dicas práticas para que esta seja a mais adequada e funcional possível:

1. Iluminação

Contar com uma boa iluminação é fundamental para um estudante, por isso, é importante não apenas aproveitar bem a iluminação natural dos espaços, mas promover pontos de luz estratégicos, tanto na área de estudos como em áreas de descanso e lazer.

Uma dica boa, além de colocar a área de estudos próxima a uma janela ou local onde haja muita iluminação natural, é providenciar luzes focadas nas áreas de estudo e pontos de luz indiretos nas áreas de lazer e descanso.

2. Móveis funcionais

Geralmente, apartamentos de estudantes possuem uma metragem menor, por isso, quanto mais funcionais forem sua mobília, melhor. Tente dar preferência para móveis como cama com baú, mesa com gavetas, armários com múltiplas divisórias, sapateiras com espelho e coisas do tipo.

Uma boa dica de móvel funcional são as mesas com canto alemão, uma espécie de sofá que, além de assento, pode servir como espaço de armazenamento, já que é possível criar um baú nele.

3.  Aproveite as paredes

Não pense que para as paredes a única possibilidade é uma pintura ou revestimento. Sua funcionalidade vai muito além de apenas dividir ambientes ou pendurar quadros e outros itens decorativos.

Nelas, é possível colocar quadros de aviso, murais de fotografia, prateleiras, estantes, armários suspensos e muito mais. Tudo isso, além de ajudar a compor a decoração, poderá promover mais espaço de armazenamento, então fique atento a todas as possibilidades.

4. Cores das paredes e decoração

Nos ambientes onde você descansa, como o quarto, por exemplo, vale a pena investir em cores mais claras e relaxantes. Já na área de estudos, usar cores mais estimulantes, como o amarelo ou laranja, pode ser uma boa escolha.

Nas áreas comuns como sala e cozinha, é possível abusar mais das cores, texturas, combinações e referências que tenham a ver com a sua personalidade. Tenha em mente que o papel principal de uma decoração é trazer conforto e aconchego para quem mora no apartamento, por isso, respeitar seu gosto ou as preferências do estudante é fundamental.

5. Decoração afetiva

Procure contar com vários objetos decorativos que possuam uma carga emocional, ou te lembre de bons momentos ou pessoas queridas. Isso ajudará a tornar seus dias mais leves e afastar um pouco a sensação de solidão.

Lembranças da sua infância, objetos de família, fotografias, utensílios de cozinha que foram de alguém especial – como uma avó, por exemplo, – são algumas das possibilidades de decoração afetiva.

6. Espaço para o pet

É muito comum encontrar estudantes que dividem a casa com um bichinho de estimação e, se este é o seu caso, cuidar da decoração do espaço do seu pet também é importante.

Existem no mercado inúmeros modelos de comedouros, bebedouros e caminhas que, além de funcionais, podem facilmente combinar com qualquer tipo de decoração. Procure itens que, além de bonitos, sejam confortáveis para o animalzinho e possuam uma manutenção simples também.

7. Menos é mais

Pode parecer contraditório, mas se você deseja ter um ambiente funcional, é importante considerar aquela frase popular que diz que menos é mais, especialmente quando o assunto é decoração.

Pense bem: além de estudar, você será o responsável pela limpeza e arrumação do apartamento, por isso, quanto menos coisas de pouca utilidade tiver, ou mais simples se for a manutenção desses objetos, menos tempo gastará com limpeza e arrumação.

Agora que acompanhou algumas dicas importantes de como montar uma decoração de apartamento para estudantes de uma maneira simples e funcional, será muito mais fácil criar ambientes aconchegantes e bonitos. Lembre-se de sempre de respeitar o gosto, as preferências e as necessidades de quem for morar no apartamento e as chances de erro serão mínimas.

Perguntas Frequentes

O que não pode faltar na decoração de um apartamento universitário?

Definitivamente o que não pode faltar na decoração de um apartamento universitário é uma mesa para estudos, com uma cadeira anatômica e confortável, e uma boa iluminação. Itens de organização como quadro de avisos e pequenos porta objetos, também podem ser essenciais.

Como fazer uma decoração barata para quarto de estudante?

Se você deseja fazer uma decoração barata para quarto de estudante, saiba que existem muitos tutoriais na internet que ensinam a fazer itens como quadros decorativos, porta objetos, organizadores, luminárias e muito mais. Tudo isso gastando bem pouco.

Como montar um quarto universitário funcional?

Para que um quarto universitário seja funcional, é importante que ele tenha uma cama, uma mesa de estudos, um local para guardar roupas e objetos pessoais e um pequeno espaço para guardar os materiais de estudo. Um bom layout para esse tipo de ambiente é colocar a mesa próxima à janela e uma estante ou prateleiras próximas à mesa.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.