Decoração de casa para o outono6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Você adora a estação das abóboras e está querendo criar uma decoração de casa para o outono? Então vale a pena acompanhar este artigo e conhecer algumas dicas simples e bonitas.

Apesar do hábito de fazer decoração de casa para o outono ser mais comum nos Estados Unidos, onde essa estação chega junto com as tradicionais colheitas de abóbora e a famosa comemoração do Halloween, muitas pessoas aqui no Brasil gostam da ideia de mudar a decoração de suas casas conforme as estações.

Se você é uma dessas pessoas e está em busca de referências ou dicas de como fazer uma decoração legal e que combine com a sua personalidade, vale a pena acompanhar este artigo.

Decoração de casa para o outono
Decoração de casa para o outono. Foto: Pixabay.

Dicas de decoração de casa para o outono

O hábito de mudar a decoração das residências de acordo com as estações do ano não é muito comum no Brasil. No entanto, muitas pessoas gostam de promover decorações temáticas de casa e comércios.

Se este é o seu caso, e você está procurando dicas de decoração de casa para o outono, não se preocupe, pois mostraremos algumas bem simples e bonitas a seguir:

1. Tapetes

A estação do outono é geralmente mais fria na maior parte do país, por isso, vale a pena investir em objetos que tragam mais calor e aconchego para a sua casa, como tapetes, por exemplo.

Se você não tem crianças pequenas, ou animais de estimação em casa, vale a pena escolher aqueles modelos mais felpudos e macios. Mas se este não for o seu caso, não se preocupe, existem modelos mais lisos e de manutenção mais simples que promovem o mesmo aconchego e aquecimento ao ambiente.

2. Cortinas

Outra boa ideia para fazer uma decoração de casa para outono é trocar as cortinas. As cortinas de linho em tons mais neutros – como bege ou palha – podem ser uma boa pedida para a estação. Mas se você preferir, também pode investir em tons mais fechados e tecidos um pouco mais encorpados.

3. Mantas

As mantas, assim como os tapetes, além de trazerem uma cara nova aos sofás, poltronas e camas, também promovem mais aquecimento e aconchego.

Existem diversos modelos e materiais disponíveis no mercado, desde aquelas de pelúcia até as mais vintage de crochê, tricô, ou mesmo de tramas naturais.

4. Capas de almofada

Trocar as capas das almofadas da sala, quarto, ou de qualquer outro ambiente também é uma ótima alternativa para renovar a decoração sem precisar investir muito.

Pelo fato do outono se tratar de uma estação de temperatura mais amena, pode ser mais interessante investir em tecidos de toque mais macio como veludo, suede, lã, entre outros.

5. Texturas e tons naturais

O outono é conhecido como a época de renovação na natureza, por isso, investir em itens de textura natural como cerâmica, palha, couro, sisal, cortiça, entre outros, pode ser uma boa opção.

Além disso, os tons mais terrosos e quentes como variações de marrom, vermelhos mais fechados e tons alaranjados combinam muito bem com essa estação, sejam eles escuros ou mais claros.

Alguns tons de azul e rosa como o azul-petróleo e o rosa queimado também combinam muito bem com a época.

6. Iluminação indireta

Assim como no inverno, o outono traz para gente uma maior necessidade de aconchego, e a melhor maneira de garantir isso é contando com uma iluminação indireta. Para isso, você pode contar com luminárias e arandelas, por exemplo, dando sempre preferência para lâmpadas amarelas, sejam elas incandescentes ou de LED.

7. Arranjos secos naturais

Se você quiser deixar sua decoração de casa para o outono ainda mais temática, vale a pena investir em arranjos de folhas e flores naturais secos. Eles podem ser feitos de inúmeras maneiras, combinando flores, folhagens e galhos, e trazem muita elegância ao ambiente.

8. Cores na decoração

Como mencionado, os tons mais terrosos e quentes são ideais para uma boa decoração de casa para o outono. No entanto, isso não lhe impede de usar outras cores fora dessa paleta em sua decoração.

Para inserir outras cores na sua decoração de outono, tente optar sempre por combinações de tons pastéis, ou cores bem quentes e vivas. Isso trará vida, personalidade e equilíbrio à sua decoração.

9. Velas – Um toque especial

Se você é uma pessoa que gosta de detalhes e aprecia ambientes com uma iluminação bem amena e indireta, muito característica do outono e inverno, vale a pena investir nas velas.

Existem inúmeros formatos, tamanhos, modelos, cores e aromas de velas, por isso, se essa ideia te agrada, não tenha medo de investir nela.

10. Quadros da estação

Outra boa dica de decoração de casa para o outono são os quadros com folhas secas, sejam elas naturais ou representadas através de gravuras ou fotografias. Pinturas em aquarela com os tons da estação também podem ser uma boa pedida para complementar a sua decoração.

Essas são as principais dicas para criar uma decoração de casa para o outono de acordo com a sua realidade e sem cometer erros. Seguindo essas dicas e sempre respeitando os seus gostos, certamente você conseguirá criar uma bela decoração para seu espaço nessa estação.

Perguntas Frequentes

Como fazer uma decoração de outono/inverno sem gastar muito?

A melhor maneira de fazer uma decoração de outono/inverno sem gastar muito é trocando itens decorativos como capas de almofada, mantas e tapetes. Além dessa alternativa ser mais barata, também é muito mais simples de ser executada.

Devo seguir as dicas de revistas de decoração de outono à risca?

Não é necessário, pois geralmente dicas de decoração são feitas para servirem de inspiração. Ou seja, você pode usá-las como base para criar a sua própria decoração, sempre seguindo suas preferências e orçamento. Claro que, se você quiser fazer exatamente igual ao que está nas revistas de decoração, é possível, mas isso não é obrigatório.

Como fazer uma decoração de outono para festa?

Se você está organizando uma festa e deseja criar uma decoração de outono para ela, uma boa dica é investir em itens como plantas secas, objetos de palha, couro, cerâmica e outras texturas mais naturais, e cores mais quentes e terrosas como vermelho, tijolo, laranja, marrom etc.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.