Interiores: 15 dicas para você decorar como profissional

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Quer aprender mais sobre decoração de interiores? Veja as 15 melhores dicas para te ajudar a dar uma repaginada no seu ambiente.

A decoração de interiores é, para muitas pessoas, algo complicado. O medo de não saber fazer as escolhas certas e ficar perdido é bem comum. Mesmo assim, muito do seu conceito é aplicado no dia a dia, sem sequer perceber.

Grande parte desse receio vem de achar que é necessário ser um total expert no assunto. Porém, isso está longe de ser verdade. Com os conhecimentos certos, você consegue sim decorar como um profissional.

Por esse motivo, esse artigo tem o intuito de te mostrar como fazer isso. Desmitificar a decoração de interiores é o primeiro passo.

Em seguida, confira algumas dicas que vão te deixar muito mais seguro para fazer as mudanças que você quiser. Vamos lá.

Decoração de interiores.
Decoração de interiores. Foto: PxFuel.

O que é decoração de interiores?

Vale a pena deixar esse conceito claro logo de cara. Ela tem como principal característica tornar ambientes internos visualmente interessantes. Ao mesmo tempo, a beleza sempre vem acompanhada de um elemento primordial, a praticidade.

Desse modo, esse tipo de decoração mapeia todo o local, e segue o adaptando a um determinado estilo, mais uma vez unindo o útil ao agradável.

Existem alguns fatores principais que ditam como um projeto de interiores vai ocorrer. Veja abaixo.

  • Toda a percepção de estilo de cada indivíduo;
  • As possibilidades de cada pessoa para investir;
  • As limitações do espaço a ser reformado;
  • As funcionalidades que o local deve ter.

Além disso, existem profissionais especializados nessa área. No entanto, você mesmo pode decorar seu local, basta usar a criatividade (antes disso confira o que não fazer na hora de decorar).

No próximo tópico acompanhe algumas ideias que podem ser úteis na hora de colocar a mão na massa.

Dicas para te ajudar a decorar como um profissional

1- Conheça o seu estilo

Antes de qualquer coisa você precisa estar bem ciente daquilo que gosta.

Se você curte algo mais minimalista, vintage, luxuoso e por aí vai. Isso é importante porque o seu estilo será sua bússola. Sem falar que se conhecer vai te economizar tempo e dinheiro.

2- Delimite bem as suas necessidades

Toda a decoração de interiores depende daquilo que você precisa que seu espaço te proporcione. Conhecer quais são as funcionalidades que você quer aplicar vai interferir no material que será usado, nas cores e na disposição dos móveis.

Portanto, antes de pensar em um projeto, coloque no papel as suas necessidades. Assim você consegue planejar, sem perder de vista o seu foco. As chances de você ficar satisfeito com o resultado final são bem maiores, acredite.

3- Informe-se

Essa é a dica mais importante de todas. Busque todo o tipo de informação. Veja quais são as suas possibilidades dentro do estilo que você escolheu.

Assim, você aprende mais sobre o assunto, ao mesmo tempo que elabora seu projeto.

4- Busque referências

Definiu um estilo? Vá atrás de exemplos visuais dele. Monte um acervo, separando tudo em um lugar de fácil acesso. Dessa forma fica mais simples ter ideias novas, ou otimizar algo que já existe.

5- Pesquise paleta de cores

Se você tem a intenção de pintar o seu espaço, vale a pena dar uma pesquisada nesse tema.

Isso porque você pode descobrir combinações que nunca passaram pela sua cabeça, e que funcionam muito bem para o que você quer.

6- Converse com pessoas da área

Se você conhecer alguém que trabalha com decoração de interiores, troque uma ideia com ela. Um profissional pode te dar novos insights, e até te ajudar a construir seu projeto.

7- Delimite os materiais a serem utilizados

Aqui o objetivo é ser prático. Depois de entender o que você precisa que o ambiente tenha, é fundamental saber o que vai ser usado no processo.

Saber se é madeira, cerâmica ou qualquer outro material te ajuda na hora de selecionar o melhor preço para os mesmos.

8- Conheça bem o seu espaço

De nada adianta montar toda uma ideia de decoração na cabeça se o seu ambiente não vai caber nele. É importante saber as medidas, o que encaixa e o que não funciona.

9- Seja criterioso

Na hora de aplicar a sua ideia, seja exigente. Invista em materiais e objetos que são de qualidade. Isso não necessariamente quer dizer que eles devam ser caros. Uma boa pesquisa pode, inclusive, te economizar muito dinheiro.

10- Não tenha pressa

Assim como é importante ser criterioso, a pressa pode atrapalhar um pouco seu resultado final. Por isso, faça as coisas no seu tempo.

Mesmo que demore mais, você garante que tudo vai estar no seu devido lugar, e evita quaisquer imprevistos.

11- Faça testes

Decorações de interiores não é algo puramente baseado em regras. Portanto, teste diferentes ideias, acessórios e materiais. Mude os móveis de posição, busque cores diferentes. Você pode se surpreender com o resultado.

12-Sempre tenha mais de um plano em mente

Algo que tinha planejado não deu certo? Tudo bem, pense em uma segunda e terceira possibilidade. Isso te ajuda a driblar melhor os possíveis obstáculos que surgirem.

13- Vá em busca de locais que são interessantes para seu bolso

Lembre-se: você não precisa gastar rios de dinheiro. Uma dica muito boa é comprar objetos usados e restaurar.

Você até consegue fazer com que ele fique mais a sua cara. Brechós também são uma boa opção para comprar acessórios.

14- Não tenha medo de errar

O medo te limita. Seja capaz de arriscar, e se não der certo, tudo bem. Você volta para sua ideia inicial e traça outro plano. Quem sabe ele não sai melhor que o primeiro?

15- Use a criatividade

Se você for criativo, nada vai conseguir te parar. Invente soluções que vão deixar seu espaço mais funcional e confortável. Combine cores de maneira que você se identifique. As possibilidades são praticamente infinitas.

Não existem regras. Tudo tem que ser feito para que você fique satisfeito com o resultado final. Pegue toda sua pesquisa e vá montando diversos cenários até achar um que seja perfeito.

Decoração de interiores é sobre deixar um ambiente com a sua personalidade. É para ser um processo divertido. Colocando essas dicas em prática não tem erro. Aproveite.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 7 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.