Inspire-se: Decoração de Natal7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

O Natal é a época do ano em que a casa se enche de amor e de pessoas amadas. Que tal recepcionar esse período festivo com uma linda decoração de Natal?

O Natal é sinônimo de reunião familiar, comidas caseiras e boas recordações para muitos. Para proporcionar um ambiente agradável e que incorpore o espírito Natalino nada melhor do que planejar uma decoração de Natal com muito carinho.

Faltou inspiração para a decoração deste ano? Sem problemas, é só acompanhar nosso post com várias dicas e sugestões de como decorar a casa para às festividades.

Inspire-se: Decoração de Natal
Inspire-se: Decoração de Natal. Foto: Pixabay.

12 ideias e dicas para te inspirar a montar sua decoração de Natal

Época de alegria, reencontros e de criar lembranças familiares merece uma decoração caprichada. Aqui estão ideias e dicas para inspirar seu lado que ama decoração e o Natal.

1. Árvore de Natal pequena para os pequenos

Símbolo tradicional do Natal, a árvore natalina costuma ser o ponto focal da decoração natalina. Por isso, é comum querer impressionar com uma árvore grande e bem decorada.

Mas, nem sempre maior significa melhor. Optar por árvores menores tem suas vantagens. Uma delas é ocupar pouco espaço, o que é decisivo em salas de estar pequenas nas quais uma árvores alta e larga pode prejudicar a circulação, o que é especialmente ruim no Natal, porque a casa costuma receber visitantes.

Outro ponto positivo da escolha de uma árvore pequena é proporcionar às crianças um momento de diversão ao decorar a árvore de Natal. Assim, elas poderão exercer a criatividade sem riscos de se machucar. Só é preciso deixar os enfeites delicados fora da equação.

2. Árvore subindo pelas paredes

Sem espaço mesmo para arvorezinhas? Montar um enfeite de árvore no estilo DIY (faça você mesma) presa à parede é uma alternativa prática e simples.

Você pode delinear um contorno em forma triangular utilizando pisca-piscas e galhos falsos de pinheiros, por exemplo. Elementos artesanais e caseiros são muito bem-vindos na decoração de Natal.

3. Decorando a mesa para ceia

A ceia, muitas vezes, é o ponto alto do Natal, pois une todos à mesa para um momento em família e amigos acompanhado dos pratos típicos que todos amam. Por isso a decoração da mesa deve estar à altura.

Escolha uma toalha de mesa temática ou aposte no bom e velho branco e deixe a cor para os demais acessórios como o jogo americano e os guardanapos.

4. O Natal até nos detalhes

A forma em que a mesa da ceia é apresentada certamente ficará na memória dos convidados. Para um efeito receptivo e carinhoso, é possível criar peças feitas de feltro com as cores típicas do natal ou em formato de pinheiro para dispor os talheres.

5. Reaproveitando objetos

Enfeites na mesa também demonstram o cuidado e amor. A base das taças, quando o copo é virado para baixo, é um suporte inusitado para velas. Suportes para bolo e garrafas com gargalo de circunferência pequena também são alternativas baratas e interessantes para incorporar velas à mesa.

6. Iluminando o feriado

Os pisca-piscas são companheiros de longa data do Natal. Eles podem ser incorporados à decoração de Natal externa e interna. No interior, podem ser posicionados próximos ao corrimão da escada e como item decorativo na própria árvore natalina.

No caso de cordões de luzes menores, é possível inseri-los em recipientes de vidro junto com bolinhas para decorar a árvore, pinhas e outros itens para uma peça personalizada e luminosa. Garrafas de vidro que iriam para o lixo podem servir de recipiente.

No espaço externo, as luzes irão recepcionar os convidados. É preciso, apenas, escolher luzes de natal que resistam aos efeitos da natureza.

7. Festividade à luz de velas

As velas podem enfeitar a mesa e diversos pontos da casa para criar uma atmosfera receptiva. Posicione as velas em locais protegidos ou em recipientes que colaborem na prevenção de acidentes.

As velas decorativas com bateria LED são uma opção segura às velas tradicionais e também proporcionam um clima aconchegante e intimista.

8. Baseie-se no esquema de cores da casa

Em dúvida sobre qual cor utilizar nos elementos decorativos? Foque nas cores que estão presentes na sua casa durante o ano todo e selecione cores complementares que trarão o clima natalino.

9. Cores de natais passados

Você tem alguma lembrança dos natais vividos na infância? Talvez um brinquedo que te marcou ou uma comida especial. Tente incorporar essas cores do passado para refrescar a memória e alimentar a nostalgia.

10. Atenção às tonalidades dominantes

Se os tons quentes são predominantes na decoração do seu lar, é recomendável montar uma decoração de Natal composta por itens dourados e vermelhos. Decorações brancas e prateadas não caem muito bem com cores quentes.

11. Laços e mais laços

O enfeite clássico das caixas de presentes é figurinha carimbada de toda decoração natalina. Assim, aumente o clima de “boas festas” com muitos laços inseridos pela casa. 

Se encontrar um laço particularmente bonito, pode construir a paleta de cores baseadas nele. Outra sugestão é utilizar laços com as mesmas cores, por exemplo, ir mesclando laços vermelhos com detalhes dourados e outros dourados com detalhes vermelhos.

12. Harmonizando a decoração de Natal com o interior da casa

Busque respeitar o estilo de seu lar ao escolher os enfeites natalinos. Se o visual dos cômodos é moderno e contemporâneo, com predomínio das cores branco, preta e prata, é melhor não tentar criar uma decoração rústica.

O motivo é o seguinte: a sensação rústica da decoração natalina pode ficar deslocada quando misturada aos tons e ‘vibe’ moderna. Nessa situação, é melhor focar em decorações prateadas, brancas, com glitter e cristais, sempre mantendo o visual minimalista.

Em contrapartida, se os espaços que deseja decorar têm cores quentes e móveis coloridos, a decoração natalina branca e prateada pode não combinar. É mais indicado abraçar uma atmosfera mais aconchegante e rústica.

Na dúvida, tente perceber qual a sensação que a decoração preexiste causa em você e tente reproduzi-la com os enfeites de Natal.

Preparado para incorporar o espírito natalino através das nossas inspirações e dicas de decoração de Natal? Desejamos uma boa decoração e boas festas!

Perguntas Frequentes

Como criar enfeites simples de Natal usando papel?

Bolinha para árvore natalina: corte tiras de papel e cole as pontas de todas as tiras juntas. Depois, una as demais pontas curvando as tiras e criando um formato circular. Para manter a estrutura, atravesse um pedaço de arame fino no meio da bolinha. Entorte as pontas, criando uma alça e coloque uma conta de plástico em cada extremidade para finalizar.

Como posso começar a decoração da árvore de Natal?

Para decorar a árvore natalina, comece reservando um suporte, vaso ou cesta para árvore. Depois, posicione um tapete para delimitar o espaço dedicado à árvore. Feito isso, delicadamente abra os galhos e todos os ramos da árvore para deixá-la volumosa. Entorte levemente os galhos e coloque os pisca-piscas, fitas e demais enfeites e a estrela no topo.

Como decorar a mesa da ceia de Natal gastando pouco?

Para economizar na decoração da mesa para o Natal, invista na atmosfera aconchegante proporcionada pela iluminação com velas. Velas reais ou movidas a bateria podem ser posicionadas na mesa dentro de potes de vidros decorados. Taças de vinho também podem ser utilizadas com suporte para as velas. Finalize enfeitando as velas com laços e fitas.

Quais são os principais enfeites natalinos?

Os enfeites mais tradicionais na decoração de Natal são: o presépio, a árvore ou pinheiro de Natal, a guirlanda, os sinos, a estrela que ocupa o topo da árvore de Natal, laços, as bolas utilizadas na decoração da árvore, coroa do advento e pisca-piscas.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 2 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.