Decoração de Primavera7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Com a primavera, os meses de setembro até dezembro ganham o frescor e o colorido das flores e plantas. A estação acaba no final no ano, mas seu astral pode ser reproduzido com a decoração de primavera.

Dê as boas-vindas à estação das flores com 8 dicas de decoração de primavera!

A primavera traz consigo vida e renovação por meio das belezas naturais e de seu clima ensolarado. Existem diversas opções de decoração para trazer a sensação da estação ao lar, desde combinações de cores até cultivo de plantinhas e flores. 

Gostou da ideia? Esse post tem o que você precisa para planejar uma decoração condizente com o período ou para reproduzir o astral da estação no restante do ano. 

Decoração de Primavera
Decoração de Primavera. Foto: Pixabay.

As cores que são tendência na decoração de primavera

A decoração de primavera não se limita à adição de estampas florais em todo canto. Essa é apenas uma das formas de remeter à estação. Aqui vamos dar dicas de quais cores usar e de como incorporá-las na decor.

1. Aposte na cor verde

O verde é um aliado para fugir do tradicional, mas ainda representar a natureza que define a estação. Separamos sugestões do design de interiores Brian Patrick Flynn, do Home & Garden Television, para combinar os tons de verde entre si e com outras cores.

Esmeralda, Pistache e Verde menta

Esse é um esquema de cor monocromático que trará sensação de equilíbrio, pois a combinação apresentará camadas de intensidades diferentes da mesma cor.

Amarelo-limão e Verde menta

O amarelo-limão é uma cor base da primavera. Ela está em tulipas, margaridas e narcisos e forma dupla perfeita com o verde primavera.

Enquanto paredes e móveis em amarelo limão podem tomar conta do local, o verde menta é uma cor tranquila e que acalma. Ele balanceia a força do amarelo limão e fica lindo em paredes, estofados e tapeçarias.

Pistache e rosa tom pastel

Verde pistache e rosa pálido (rosa bebê, pastel ou candy color) são duas cores primaveris que funcionam juntas em espaços femininos.

O segredo para alcançar um aspecto de jovialidade com esse par é escolher um rosa claro com toque de branco o suficiente para não parecer “rosa chiclete”. Experimente um pink bem clarinho ou um tom pistache médio para pintar as paredes.

Amarelo canário, branco e verde bandeira

Que tal primavera com astral tropical e cheio de energia? Uma forma eficiente de saber quais cores funcionam juntas é reproduzir combinações que aparecem na natureza.

O amarelo canário aparece em tipos de tulipas, cravos, girassóis, etc. e o verde bandeira é a cor de múltiplas folhagens.

O papel do branco é oferecer a neutralidade que vai harmonizar o conjunto, controlando a intensidade dessas duas cores ousadas.

2. Tons primaveris para o ano todo

Brian Patrick também conta quais esquema de cores são tendências na primavera, sem o verde, e que também são lindos para o ano todo.

Violeta e azul casca de ovo

Mas casca de ovo não é branca? Esse azul é chamado assim, porque faz referência à coloração dos ovos de tordo-americano. Nos Estados Unidos, esse tom é chamado de “robin’s egg blue” (azul ovo de robin).

O azul casca de ovo é um tom de ciano mais claro e delicado que quando é unido ao o violeta em seus tons mais escuros e intensos cria uma sensação do astral vibrante de primavera.

Amarelo claro e lavanda

Essa dupla aparece em vários arranjos de flores e cria a paleta de cores perfeita para espaços internos. Os tons de roxo menos vibrantes unidos aos amarelos mais pálidos dão um toque delicado e tranquilo à decoração de primavera.

A combinação funciona tão bem porque elas são cores opostas no círculo cromático, por isso se complementam diretamente.

3.  As clássicas estampas florais

Na dúvida, aposte no tradicional. As padronagens florais são clássicas companheiras da decoração de primavera. As estampas com flores miúdas são associadas à delicadeza, romantismo e feminilidade. As maiores ficam lindas em ambientes com várias tendências decorativas juntas.

4. A primavera está nos detalhes

Quer decorar através de mudanças pequenas? Quer flores na decoração, mas não leva jeito com jardinagem?

Sem problemas, basta incorporar as cores e padrões ou enfeites florais em itens do dia a dia. Vale mudar pano de mesa, de prato, capa das almofadas, recorrer às plantinhas artificiais realistas, pintar alguns itens de mobília e assim por diante. O importante mesmo é deixar o local do seu agrado. 

Celebrando a primavera com flores e plantas 

Nada melhor que dar aquele toque de natureza para lembrar da primavera todos os dias e vê-la demonstrar seu potencial nas plantas que nós mesmos cuidamos. Para os interessados em jardinagem, esse é o melhor jeito de vivenciar a primavera na decoração.

5. Jardim em sua casa

Arranjos florais e vasos de plantas são elementos fundamentais da decoração de primavera. Ao escolher o que plantará avalie fatores como: luminosidade, frequência de rega, se a planta se adapta a espaços internos e externos, úmidos ou secos, etc.

6. Hortinha Caseira

Essa dica une jardinagem decoração de primavera e alimentação saudável. Além de consumir temperos e frutos cultivados por você, a hortinha é um lembrete da abundância da natureza.

7. Plantinhas e praticidade: suculentas

Elas são as queridinhas do momento e com razão. Além de lindas, elas aparecem em uma variedade impressionante de formas, tamanhos e cores.

As plantas suculentas são fáceis de cuidar, demandam pouca água e podem ficar o dia todo expostas ao sol (dependendo do tipo). Isso as torna a solução aos amantes de plantas com a rotina agitada.

8.  Jardim vertical

Casa ou apartamento apertado? Maximize a área disponível usando o espaço vertical das paredes. Painéis específicos e ganchos para vasos permitem que você monte um jardim mesmo em cômodos pouco espaçosos.

9. Deixe o sol entrar

Essa dica vai muito bem com as demais. Deixe o cômodo sem cortinas para o frescor da primavera circular e favorecer a Iluminação natural, suas plantas agradecerão. 

Se quiser manter as cortinas, opte por tecidos com maior transparência e leveza para favorecer a passagem da luz.

Usando algumas dessas dicas de decoração de primavera você poderá vivenciar a estação mais florida dentro e fora de casa.

Perguntas Frequentes

Como fazer uma decoração de festa com o tema primavera?

A primavera é estação das flores, por isso, o primeiro passo para fazer uma decoração de festa com o tema primavera é escolher uma cor que terá mais destaque. Essa pode ser o rosa, vermelho, amarelo, lilás, azul, ou simplesmente o verde. Feito isso, invista em objetos de decoração e detalhes que remetam ao tema, como itens de madeira e palha, vasos de flores, toalhas de renda e mais.

Como fazer uma decoração de primavera em quarto?

Fazer uma decoração de primavera em quarto pode ser bem mais simples do que parece. Para isso, você pode investir em pinturas na parede, ou um papel de parede temático, além de itens como vasos com flores e ramos de folhagem, garrafas decoradas com flores, vasos de plantas pelas paredes ou em prateleiras e mais.

Como trazer a primavera para a decoração da sua casa?

A melhor maneira de trazer a primavera para a decoração da sua casa é trazendo plantas para os ambientes. Elas podem ser penduradas no teto, posicionadas no chão, sobre móveis, ou até mesmo em prateleiras exclusivas. No entanto, esteja atento às necessidades de luz e rega de cada uma delas.

Como decorar uma mesa de festa do tema primavera?

Decorar uma mesa de festa com o tema primavera é bem simples. Basta investir em objetos de madeira e vidro que trazem uma transparência delicada e mais leveza à decoração, e muitas flores, e folhagens. Podem ser usadas desde suculentas até flores miúdas e mais simples, tudo dependerá do seu gosto pessoal e orçamento.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + catorze =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.