Como Fazer a Decoração de um Salão de Beleza?

O salão de beleza é um espaço que muitas pessoas frequentam diariamente, seja para trabalhar ou para fazer algum procedimento de beleza.  A ideia é sentir-se renovada e com uma aparência ainda mais bonita.

Dessa forma, o ambiente do salão precisa ter um aspecto convidativo, mas também deve proporcionar conforto a todos.

Desse modo, é essencial que esse espaço saiba valorizar tanto o cliente quanto os profissionais que irão passar horas lá dentro.

Por isso, saber como fazer uma boa decoração, pode ajudar a tornar o local mais agradável e até funcional para todos. Portanto, veja como decorar um salão de beleza no artigo de hoje.

Dicas de como escolher a decoração para salão de beleza

Defina quem será o seu público

Decoração de salão de beleza
Um salão de beleza bem decorado pode agregar muito valor nos seus serviços. Foto: Pixabay

A decoração de um salão de beleza precisa ser bem pensada. Afinal, não se deve apenas colocar todos os objetos e enfeites de acordo com suas preferências pessoais.

É preciso pensar no público que deseja atingir. Para ilustrar, vamos utilizar como exemplo o público infantil.

Aqueles que decidem por um salão dedicado ao trabalho com crianças, precisa colocar elementos que agradam aos pequenos, como cores coloridas, pelúcias, adesivos de personagens animados, balões, cadeiras com formato de brinquedos. Enfim, deve ter elementos que remetam ao universo infantil.

Esse mesmo conceito deve ser considerado ao construir um salão de beleza para o público feminino, assim como para aqueles que têm a intenção de montar uma barbearia para atender aos homens.

Faça o planejamento

Quando estiver com o público definido, é chegado o momento de se planejar. Essa é a fase mais importante do projeto para montar um salão de beleza, independentemente do público escolhido.

Pois, o projeto não apenas irá considerar a decoração do lugar, mas também a disposição dos objetos e móveis que farão parte de todo o arranjo do local.

Além disso, o planejamento ajudará a melhorar a circulação de pessoas no ambiente. Ou seja, os clientes e os profissionais terão espaço para se movimentar com facilidade, se houver um bom planejamento anterior.

Caso não tenha tanta facilidade com a questão de organização, a dica é contratar arquitetos ou designer de interiores.

Esses profissionais costumam ser de grande ajuda durante o planejamento do ambiente.

Contudo, se você quiser algumas dicas de como fazer esse projeto sozinha, continue conferindo abaixo, o que você precisa considerar no momento de decorar o seu salão de beleza.

Espaço

Salão de beleza grande decorado com poltronas pretas
Um projeto de decoração bem pensado vale tanto para salões pequenos quanto grandes. Foto: Flickr

Não pense que somente os salões com grande espaço é que podem ter uma bela decoração.

Os locais pequenos também podem ficar muito elegantes e aconchegantes se você souber aproveitar bem cada canto do local.

Em salões pequenos, por exemplo, é interessante fazer o uso de espelhos para dar uma sensação de amplitude.

Colocar alguns nichos e prateleiras com o material de trabalho, pode ser uma boa saída para evitar colocar armários e estantes grandes, que só irão atrapalhar toda a circulação dos clientes dentro do salão.

No entanto, se o seu espaço for grande, evite deixar toda a sua decoração em apenas um único lugar.

Pois, além de deixar o ambiente um pouco estranho visualmente, pode ser que apenas uma área específica fique em destaque no salão, enquanto as outras ficarão apagadas.

Iluminação

Outra questão importante que precisa participar do planejamento do salão de beleza, é em relação a iluminação do lugar.

Os profissionais que trabalham com os cuidados com a estética e a aparência das pessoas, necessitam de um ambiente bem iluminado, para evitar equívocos durante os procedimentos.

Já pensou se uma manicure não consegue retirar bem o esmalte das clientes? Ou ainda o corte não saiu adequado com o gosto da pessoa, pois o cabeleireiro estava com dificuldades em enxergar?

São situações que, obviamente, podemos evitar realizando uma decoração mais clara. Em outras palavras, é recomendado usar tintas de parede e teto na cor branca, ou em tons claros. Isso ajudará a trazer mais luminosidade ao ambiente de trabalho.

Áreas

Decorar salão de beleza
Deixe seu salão único com uma decoração bem feita. Foto: Pixabay

Setorizar os ambientes do salão acaba por otimizar todos os espaços. Assim, você consegue garantir que todos os materiais de trabalho fiquem organizados, e com mais fácil acesso para os profissionais.

Além disso, promove maior conforto aos clientes que usaram os serviços disponíveis no salão de beleza.

Portanto, a dica é criar um espaço onde ficarão os cabeleireiros e seus materiais, como secadores, escovas, tesouras, cadeiras para clientes e demais acessórios.

Outros espaços a serem criados é para a manicure, a profissional que faz depilação e limpeza. Afinal de contas, cada um dos serviços tem que ter o seu próprio espaço no salão.

Pois nenhum cliente vai querer se depilar no meio do salão, ou em um lugar que esteja todo aberto. Esse momento precisa de mais privacidade, não é mesmo?

Então, pense bem como vai setorizar e, consequentemente, decorar o ambiente de acordo com a área especificada.

Paleta de cores

Cada cor desperta algo nas pessoas. Sem contar que algumas tonalidades nos remetem a crianças, outras a mulheres e há aquelas que associamos ao universo masculino.

Por essa razão, encontrar a paleta de cores adequada para o seu salão é fundamental durante o processo de planejamento do ambiente.

Então, se quiser deixar o ambiente com um aspecto mais minimalista, recomendamos o uso de cores claras, que darão um efeito mais clean ao salão.

Caso pense em montar um espaço dedicado às crianças, invista em cores alegres e vibrantes para atrair os olhares dos pequenos. Mas, se a sua atuação for junto a adultos, cores neutras e sóbrias podem ser uma boa aposta.

Fique atento às datas comemorativas

Uma última dica de técnica de decoração que você pode inserir no seu salão de beleza, é o de acompanhar as datas festivas. As pessoas gostam de entrar em ambientes que estejam com a decoração que lembra as comemorações daquele mês.

Só para ilustrar, pense no mês de dezembro. O que vem à sua mente? Com certeza, é a comemoração do Natal.

Logo, pode ser um grande atrativo para crianças e adultos se você entrar no espírito natalino, e decorar o ambiente com festins, luzes e uma bela árvore de Natal.

Web Stories Recentes

E aí, gostou?

Se você gostou de saber mais dicas de salão de beleza, confira em nosso blog do KD, mais assuntos como esse e comente aqui a sua opinião, para que possamos sempre trazer novos conteúdos para você, leitor! Não se esqueça de votar em nossas estrelas também e compartilhe o link nas redes sociais.

Dúvidas Frequentes

Qual a importância de uma iluminação correta em um salão de beleza?

A iluminação é um dos fatores mais importantes em um salão de beleza, sendo assim, é essencial que você monte o seu espaço, notando as melhores posições para colocar as luzes e quais os tons necessários.

Por que é necessário dividir as áreas dentro de um salão de beleza?

Fazer uma divisão correta de cada área dentro do salão, permite que você otimize os ambientes, deixando-os ainda mais organizados e garantindo maior facilidade para alcançar os objetos necessários, deixando suas clientes mais a vontade e confortáveis também.

Avalie este artigo

4.4/5 - (5 votos)
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!