Decoração Feminina: saiba como fazer

Quarto, cozinha, sala e outros cômodos podem ser modificados para deixar a decoração feminina. Confira aqui dicas para dar um toque feminino ao seu lar.

É comum que queiramos modificar nossa casa e deixá-la com nossa personalidade. Para muitas mulheres isso significa adicionar um toque feminino aos cômodos. Se você é uma delas, venha saber quais itens de decoração feminina podem te auxiliar nesse processo.

Muito além do óbvio, a decoração feminina oferece um leque de opções para transformar os ambientes da casa.

Para muitos, deixar o ambiente mais feminino, seja um quarto, a sala ou outros espaços da casa, é sinônimo de adicionar flores e elementos na cor rosa.

Claro que esses itens podem ser utilizados para dar um toque feminino aos locais, porém a decoração feminina vai muito além. A começar porque a noção de feminilidade varia muito de pessoa para a pessoa.

Dessa forma, ao pensar em como deixar a decoração mais feminina, tenha em mente o que você considera como feminino e quais itens decorativos refletem sua noção de feminilidade. Nesse post, vamos oferecer algumas ideias gerais para dar um toque feminino ao seu lar.

Decoração Feminina
Decoração Feminina. Foto: PxHere.

Cores

A cor rosa é a mais associada à decoração feminina e não tem nada de errado com ela. Mas é possível usar e abusar de outras cores e até utilizar tons de rosa diferentes e interessantes.

Tons pastel estão em alta mostrando-se uma tendência que veio para ficar. Eles são tons clarinhos, bem pálidos e suaves que remetem à delicadeza, ao romantismo e à leveza.

Os tons pastel são aquelas cores muito claras e pouquíssimo vibrantes que costumamos chamar de “bebê”, como “azul bebê”, “amarelo bebê”, justamente por serem tranquilas e aconchegantes. Elas também são conhecidas atualmente como candy colors.

Alguns exemplos são o verde erva-doce, o lavanda, cores próximas ao nude e variações menos saturadas de outras cores.

Agora, se você gosta de rosa, mas quer sair da obviedade, o rosa antigo ou o rosa quartz são ótimas opções. O rosa antigo é mais saturado do que os tons pastel. Sua tonalidade traz sofisticação e elegância ao ambiente.

O rosa quartz é bem sutil e semelhante à cor da pedra de mesmo nome. Ele remete muito ao rosa pastel e, por ser bem discreto deixa o ambiente leve e com um efeito de amplitude.

É possível integrar essas cores nas paredes — tanto através de tintas, quanto por meio de revestimentos e papéis de parede — e nos objetos como cortinas, tapetes, móveis, etc.

O quarto

O nosso quarto, com certeza, é um dos ambientes que mais desejamos que reflita nossa personalidade. Como o quarto tende a ser um espaço individual, aproveite para explorar a criatividade e realizar mudanças mais intensas.

Por ser um cômodo cheio de intimismo, esse espaço permite expressar nossos gostos por meio dos itens pessoais. Experimente trocar o jogo de cama por um na cor ou estampa que te agrade.

Adicionar uma penteadeira com espelho vai dar uma incrementada na decoração feminina, além de melhorar a organização dos itens de maquiagem e perfumaria, por exemplo.

Repaginar os móveis antigos também vale. Se a superfície puder ser pintada, aplique camadas de tinta de uma cor que harmonize com o restante do local. Isso dará à mobília antiga um aspecto retrô e vintage.

Quadros, painéis, murais ou grades de metal quadriculadas para pendurar fotos e lembretes (memory board) são formas de utilizar o espaço das paredes adicionando pessoalidade e praticidade.

Iluminação diferenciada colabora na hora de planejar a decoração feminina. Instalar um cordão de LED ou pequena cortina de luzes cria uma sensação de quarto jovial e delicado.

Invista nos detalhes

Quando dividimos o lar com outras pessoas, nem sempre nossas escolhas decorativas vão agradar a todos. Se você não tem muita liberdade para realizar mudanças maiores, invista em pequenas modificações.

Mesmo sendo sutis, alterações pequenas fazem diferença e podem deixar o ambiente mais feminino sem desagradar os demais membros da família.

Uma das formas de fazer isso é adicionar plantas ao local. Posicionar arranjos de flores na mesa da sala ou demais lugares de destaque traz vida e beleza ao lar. É uma modificação que chama atenção, mas dura, relativamente, pouco tempo.

Plantas acomodadas em vasos decoram o local por mais tempo, quando cuidadas adequadamente. Nesse quesito, as plantas suculentas, em especial as pequenininhas, são aliadas da decoração feminina, porque além de lindas são fáceis de manter.

Posicione algumas suculentas pela casa, principalmente nas áreas com maior incidência de sol. Lembre-se que é possível dar um toque feminino até no vaso. Escolha um vaso com um tom delicado e com estilo que aprecia.

Cozinha e demais ambientes

A cozinha e seus arredores também podem se beneficiar da decoração feminina. Algumas medidas para tornar esses espaços mais femininos é trazer cores aos objetos do dia a dia.

Por exemplo, mudar a toalha de mesa, optar por itens de cozinha coloridos, como jarras e xícaras com cores menos tradicionais, jogo de panelas com coloração alegre, utensílios retrô, entre outros — tudo buscando incorporar sua visão de feminilidade na decoração.

A mesma lógica pode ser empregada ao lavabo. Um novo e bonito kit de banheiro para acomodar o sabonete líquido ou em barra apresenta funcionalidade enquanto decora o lugar.

Colocar um difusor de aromas em um recipiente decorado também traz um toque de conforto e delicadeza ao banheiro. Outra forma de modificar esse cômodo é trocar as toalhas de banho e de rosto por outras com coloração delicada e feminina.

A sala de estar não pode ficar de fora. Para personalizá-la, aposte em estampas interessantes para as almofadas do sofá. Estampas grandes e coloridas deixam o lugar alegre, as menores e com tons sóbrios dão ares de romantismo e tranquilidade.

Aproveite ao máximo a luz natural e invista em iluminação de qualidade. Luminárias de teto pendentes oferecem modernidade e ousadia à sala, por isso são opções de iluminação que deixarão o cômodo único.

Existem diversos modelos, dos mais simples aos mais elaborados que lembram lustres. As luminárias de mesa também apresentam formas variadas, algumas parecem verdadeiras esculturas modernas.

Para arrematar a decoração feminina, adicione os itens decorativos que mais combinam com seu estilo e farão com que você aprecie cada vez mais o seu lar.

Perguntas Frequentes

Como fazer uma decoração feminina e simples para a casa?

Ao contrário do que se pensa, a decoração feminina não precisa ser rosa, ela pode levar qualquer cor, mas são os detalhes que farão a diferença, como plantas, flores, almofadas e objetos decorativos diversos.

Como fazer uma decoração feminina sem gastar muito?

O segredo é aproveitar os objetos que já possui, assim a decoração feminina poderá ficar bonita e sem custo. Outra alternativa é apostar em itens de família, como louças, ou garimpar em lojas de antiguidade.

O que posso fazer na sala para deixar a decoração feminina?

Na sala, invista em almofadas que tenham cores de destaque, ouse nas cortinas e use tapetes com estampas de flores ou com detalhes variados. A decoração feminina pode ser finalizada com arranjos de flores colocados em vasos.

Quais as dicas de decoração feminina fáceis de aplicar em casa?

Na decoração feminina não existe uma regra, mas para deixar o espaço com a sua cara invista em objetos decorativos, use cores vivas que ajudam a criar pontos de destaque e inove no papel de parede, aplicando apenas em um pequeno espaço.

Últimos Web Stories

Avalie este artigo

Avalie post
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!