Decoração minimalista: conheça o conceito e como aplicá-lo

5 minutos de leitura

A decoração minimalista é a aposta preferida de quem segue o conceito de “menos é mais”. Quer saber como adotar essa ideia e levá-la para o seu lar? A gente te ajuda!

Originário dos anos 1960, o minimalismo era, inicialmente, um movimento que se preocupava em utilizar apenas elementos extremamente essenciais para a expressão artística. Entretanto, com o passar do tempo, essa ideia foi crescendo e atingiu as mais variadas áreas — como a moda e a decoração.

Hoje em dia, para se ter uma noção, não é difícil encontrar pessoas que sejam adeptas ao tal do minimalismo, especialmente, no que diz respeito ao décor do lar. Nos ambientes residenciais, essa estética ficou marcada pela valorização da funcionalidade, sempre com o objetivo de fazer com que os cômodos consigam ser mais úteis, ao mesmo tempo, em que também reflitam conforto e bem-estar.

Mas afinal, como colocar o minimalismo em prática e valorizar um ambiente? É sobre isso o que falamos neste artigo. Para aprender, veja a seguir tudo para decoração de casa, assim como algumas dicas valiosas que vão tornar a sua residência preparada para os seus melhores momentos.

Invista no “menos é mais”

Sala de estar com Decoração minimalista
Decoração minimalista pode ser aplicada em todos os cômodos da casa. Foto: Vanitjan/Freepik

Quando falamos sobre a decoração minimalista, não tem jeito: a máxima do “menos é mais” é um dos seus principais mandamentos. Por essência, o minimalismo tem como foco utilizar somente o que, realmente, for importante para um ambiente.

Logo, nada de cometer excessos. Para elaborar um décor completo, você terá que se livrar de tudo aquilo que estiver ocupando espaço e não apresentar tanta utilidade assim.

Prateleiras repletas de artigos decorativos? Muita informação visual no cômodo? Fuja desses efeitos! Quanto menos adornos o espaço tiver, mais clean, funcional e bonito ele ficará.

Veja também: 6 dicas de decoração minimalista para a sua sala de estar

Aposte nas cores neutras

Não é segredo para ninguém que as cores possuem um papel e tanto na decoração de um espaço. E no décor minimalista, isso não seria diferente. Portanto, se você pretende investir nessa tendência, uma dica essencial é utilizar uma paleta de tons simples e neutra. Dessa forma, sempre prefira os móveis e demais objetos que sejam pautados por tonalidades como o branco, o off-white, o cinza e o preto.

Juntos, esses cuidados garantirão que todo o lar transmita uma maior sensação de amplitude e tranquilidade, fazendo com que os seus moradores tenham mais facilidade na hora de decorar cômodos pequenos e, ao mesmo tempo, garantir uma atmosfera para lá de acolhedora.

Priorize os móveis funcionais e modernos

Acredite ou não, mas a escolha correta dos móveis é imprescindível em uma decoração minimalista. Explicamos: como a ideia principal é utilizar somente o que, de fato, é essencial para o ambiente, cada peça do seu mobiliário deverá ser selecionada a dedo — sempre visando cumprir uma funcionalidade específica.

A boa notícia? Contamos já. No mercado de design atual, não faltam soluções para quem está em busca de artigos funcionais, que forneçam conforto e muita praticidade aos moradores. Para exemplificar, destacamos as mesas de centro que podem ser utilizadas como pufes; os sofás-cama; os armários embutidos; as mesas de jantar dobráveis e por aí em diante.

E não só isso! Em relação ao visual desses itens, é necessário que cada móvel apresente linhas retas e simples. Em outras palavras, nada de ornamentos repletos de detalhes ou glamourosos demais. Os materiais mais vistos nesses mobiliários também são a madeira de demolição, o aço inox e o couro — desde que ecológico.

Viu só? Como foi possível notar ao longo da leitura, a decoração minimalista é mais acessível do que parece. Agora que você já está por dentro da tendência, aproveite para colocá-la em prática e desfrutar os seus benefícios. Temos certeza de que o resultado será maravilhoso!

Perguntas Frequentes

O que é decoração minimalista?

A decoração minimalista é um estilo de design que se caracteriza pelo uso de elementos essenciais, cores neutras e linhas retas. O objetivo é criar um ambiente clean e organizado, sem muitos detalhes ou objetos desnecessários.

Qual é o conceito por trás da decoração minimalista?

O conceito por trás da decoração minimalista é a simplicidade. Essa filosofia prega que menos é mais, e que é possível criar um ambiente bonito e funcional sem muitos objetos ou detalhes.

Por que esse estilo de decoração se tornou tão popular?

O estilo minimalista se tornou popular nos últimos anos porque as pessoas estão cada vez mais buscando um estilo de vida mais simples e desacomodado. A decoração minimalista é uma forma de expressar esse estilo de vida, através da redução do número de objetos em um ambiente.

Como posso adotar a decoração minimalista em minha casa?

Se você quer adotar a decoração minimalista em sua casa, é importante começar fazendo uma limpeza geral e removendo todos os objetos desnecessários. Em seguida, escolha móveis e objetos que sejam essenciais e que tenham uma função clara. Também é importante usar cores neutras e linhas retas, para criar um ambiente clean e organizado.

Qual é a principal vantagem da decoração minimalista?

A principal vantagem da decoração minimalista é que ela cria um ambiente clean, organizado e funcional. Além disso, esse estilo de decoração é muito fácil de manter, já que você não precisa de muitos objetos ou detalhes.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Aprenda a cultivar a planta Crista de Galo Melhores revestimentos para piscinas – vantagens de cada um Aprenda como cultivar o lírio da paz – confira dicas Conheça os benefícios do gengibre para a sua saúde 7 Espécies de plantas para ter na jardineira do seu quintal