Decoração Náutica: dicas e ideias

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

A decoração náutica, também conhecida como estilo navy e decoração marítima, busca remeter ao mar, à praia e ao clima litorâneo em geral, deixando os ambientes com aspecto calmo e relaxante.

Esse estilo de decoração transformará seu lar em um pedacinho do mar, dando aquela sensação de calmaria e sossego. A decoração náutica é atemporal e não se limita às casas na praia.

Decoração Náutica
Decoração Náutica. Foto: Pixabay.

Traga a vibe litorânea para casa com a decoração náutica

A estética náutica inspira-se em elementos marítimos como barcos, peixes, cordas, âncoras e diversos outros itens relacionados à praia e à vida costeira. Assim, tudo isso é bem-vindo na decoração náutica.

O estilo navy oferece versatilidade, combina com outros estilos de decoração, o que faz com que ele possa ser associado a itens de diferentes tendências a fim de manter-se atualizado e contemporâneo.

Cores náuticas

Azul, vermelho e branco são as cores tradicionais da decoração náutica. Dentre elas, o branco e o azul, quando combinados em listras, lembram o uniforme da marinha americana, por isso são fortemente associados à temática náutica.

Ao decorar os cômodos, é possível escolher uma delas para ser a cor principal e eleger outra para compor os detalhes.

O azul marinho, ou navy blue, é o queridinho desse tipo de decoração. Ele é uma ótima escolha para as paredes, porque traz profundidade e sofisticação ao ambiente. Ele pode criar um interessante contraste com detalhes na cor branca e vermelha.

Existem tons de azul marinho que são muito escuros, a ponto de lembrar a cor preta. Por isso, o navy blue também é uma opção se você quiser trazer tonalidades escuras à decoração, mas não quer recorrer ao preto.

Mas não é preciso se limitar ao azul, vermelho e branco. Embora elas sejam as cores mais icônicas quando o assunto é decoração marítima, é possível combiná-las com vários outros tons.

O azul marinho, por exemplo, é extremamente versátil, pois se adequa a diversas paletas de cores.

Por isso, ele pode ser combinado com cores vibrantes como verde limão, rosa, laranja, coral (um tom entre o rosa e o laranja) e amarelo. Essas combinações trarão modernidade, ousadia e vida ao ambiente, além de diminuir a seriedade que o azul marinho dá ao local.

Se não quiser acrescentar tons chamativos e deseja acentuar a elegância oferecida pelo azul marinho, saiba que o navy blue harmoniza com todo o espectro de tons de cinza, cores terrosas e com estruturas de metal e de concreto.

Objetos que trazem o clima marítimo

Ao apostar no trio azul, vermelho e branco, tente balancear a decoração com tons neutros. Móveis de madeira e outras peças de mobília com coloração bege, nude e tons que lembram a areia da praia vão muito bem com a decoração marítima.

Itens que possuem texturas diferentes e que fazem referência às cordas comumente utilizadas nos navios, também combinam com a atmosfera náutica.

Além das texturas, as estampas são aliadas importantes para compor a decoração náutica. Incorporar listras brancas e azuis ou brancas e vermelhas são maneiras tradicionais de investir no estilo navy.

Estampas cujo padrão lembra escamas de peixe ou que contenham animais da vida marinha podem decorar diversos cômodos ao serem utilizadas em almofadas e roupas de cama, por exemplo.

Itens decorativos como quadros, esculturas e fotografias envolvendo conchas, timões, barcos, estrelas-do-mar, cavalos marinhos, rosas dos ventos, mapas de navegação e demais artigos marítimos são detalhes que harmonizam com a decoração.

Para trazer mais personalidade ao local, é possível incluir verdadeiros itens náuticos. Remos, redes de pesca, boias, bússolas entre outros aparatos podem fazer parte da decoração, basta usar a criatividade.

As possibilidades são enormes, porém se lembre de decorar com moderação. Exagerar e colocar itens e estampas náuticas em excesso irá retirar a elegância do local e deixará o ambiente carregado e clichê.

A estética navy nos diferentes cômodos da casa

A sala de estar pode ganhar um toque náutico através de móveis de madeira, como a mesa de centro. O sofá na coloração branca cai bem com a decoração náutica, além de dar liberdade para utilizar tapetes listrados e almofadas coloridas.

Cestas feitas de vime e outros móveis e objetos que são compostos por esse material são boas escolhas para decoração da sala e dos outros lugares da casa.

Para finalizar, invista nas cortinas em tecido leve e claro, uma vez que elas contribuem para criar leveza e contrastam com as demais cores, garantindo que o espaço não fique muito pesado.

O quarto pode se beneficiar de um esquema de cores envolvendo o navy blue, pois a cor oferece tranquilidade, o que combina com o ambiente dedicado ao repouso. A roupa de cama e os travesseiros podem expressar a decoração náutica por meio de estampas marítimas ou listradas.

A cozinha também oferece meios de apresentar a vibe litorânea. Mesa de jantar de madeira escura e bancos de madeira com assento composto por trançado de corda marítima vão prover elegância e aconchego ao cômodo.

O banheiro costuma ser um local menor e que não suporta muitas adições decorativas. Dito isso, o revestimento é uma ferramenta que permite mudanças significativas rumo ao estilo navy dos sonhos.

Opte por revestimentos com padrões que remetem a temas marítimos.

Dicas para aproveitar ao máximo a decoração náutica

Ao escolher os móveis e demais itens decorativos, uma dica interessante é planejar a combinação de peças para sempre criar contraste entre as cores.

Por exemplo, se o tom dominante no ambiente é o navy blue procure escolher peças com cores mais claras ou mais escuras do que o tom de azul marinho presente no local. Assim, você fortalece a diferenciação entre os elementos da decoração.

A fim de garantir que a decoração fique do jeito que gosta, combine estilos diferentes em um mesmo cômodo. A estética marinha aceita itens de outros tipos de decoração. Caso você curta decoração tradicional, pode adicionar elementos clássicos à mistura e personalizar ainda mais seu lar. O mesmo vale para decoração industrial, vintage e retrô, e outras.

O mar e toda sua beleza são uma fonte infinita de inspiração, aproveite nossas dicas para tentar trazer um toque de tranquilidade e de vida litorânea para sua casa através da decoração náutica.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + um =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.