Ideias de Decoração para a área externa7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Você tem uma varanda, ou um pequeno quintal e não sabe como decorar esse espaço de uma maneira bonita e confortável? Então acompanhe este artigo e conheça algumas referências de decoração para a área externa.

Infelizmente, atualmente nem todas as construções possuem uma área externa, especialmente em grandes cidades onde o número populacional é imenso e, a maior parte das moradias são apartamentos.

Por isso, as pessoas que possuem uma área externa em casa estão cada vez mais dando valor a esse ambiente. No entanto, decorar a área externa gastando pouco, ou mesmo com um orçamento maior, nem sempre é uma tarefa fácil.

Se você tem em casa uma varanda, sacada, quintal, jardim ou até mesmo um pátio, e esta em busca de dicas de decoração para a área externa, vale a pena acompanhar este artigo e conhecer algumas dicas e referências importantes sobre o tema.

Decoração para a área externa
Decoração para a área externa. Foto: Pixabay.

Primeiros passos para a decoração da área externa

Veja a seguir quais são os primeiros passos para conseguir uma decoração de área externa com a sua cara:

1. Analise o espaço disponível

O primeiro passo para conseguir uma decoração adequada com seus gostos, confortável e funcional é analisar com atenção o espaço disponível. Durante essa análise é importante considerar todos os espaços, paredes, possíveis janelas e portas, áreas gramadas e cimentadas etc.

2. Meça as áreas que receberão móveis ou itens decorativos

Aproveite para tirar medidas de todas as áreas que você considerar interessante para a composição de espaços de descanso ou decoração. Essas medidas serão importantes na hora de comprar os móveis ou itens decorativos.

3.   Estipule um orçamento

É possível seguir diferentes linhas decorativas com diferentes orçamentos. No entanto, para que isso aconteça é fundamental definir qual o valor máximo que poderá ser gasto na sua decoração para a área externa. Fazendo isso, você evitará comprometer suas finanças, ou pior, deixar seu processo de decoração da área externa pela metade.

4. Escolha um estilo de decoração

Certamente existe um estilo de decoração que combina mais com a sua personalidade e com a sua casa, encontre-o e, se desejar use-o como referência para ocupar todos os espaços e comprar os móveis para a sua área externa.

5. Considere itens chaves na sua área externa

Você tem uma churrasqueira? Uma piscina? De repente um belo jardim com muitas plantas? Se a sua área externa tem alguma característica ou elemento que possa ser considerado como centro das atenções, considere-o na hora de pensar na decoração.

Casas com piscina precisam de contar com móveis mais resistentes a água, por exemplo, já áreas com uma churrasqueira, vão precisar muito mais de uma mesa com cadeiras.

Dicas de decoração para áreas externas

Agora que você já sabe quais são os pontos mais importantes a serem observados para que sua decoração fique aconchegante, bonita e eficiente, vamos às dicas de decoração para áreas externas:

6. Móveis ideais para a área externa

A escolha dos móveis dependerá diretamente do tipo de área que você tem. Se estivermos falando de uma área externa, porém, coberta, é possível optar por móveis mais delicados.

No entanto, se for uma área completamente exposta, o mais indicado é que madeiras como o compensado naval e tecidos impermeáveis, assim como outros materiais mais resistentes as intemperes do tempo, sejam utilizados.

7. Mesas para áreas externas

Mesmo que você não tenha uma área com churrasqueira, se houver espaço, vale a pena investir uma mesa de apoio, daquelas pequenas. Isso lhe permitirá tomar um chá ou uma cerveja no seu novo espaço, sempre que quiser.

8. Decoração para área externa com churrasqueira

Se este for o seu espaço, é importante pensar não apenas em beleza, mas conforto e praticidade. Além de uma mesa que possa servir de apoio para você e seus convidados, é importante ter uma área molhada com uma pia e, de preferência, coberta do sol.

9. Decoração de área externa com piscina

Áreas com piscina precisam contar com móveis mais resistentes à água e de fácil limpeza. Os tecidos impermeáveis e madeiras resistentes são os mais propícios esse tipo de decoração.

Além deles, vale a pena investir em uma mesa com algum tipo de cobertura como os ombrelones, caso seja necessário.

10. Decoração para parede em área externa

Existem muitos itens que podem compor uma bela decoração de parede em áreas externas, desde quadros, até mandalas, prateleiras, cabideiros com regadores de plantas e chapéus, vasos suspensos, e muito mais.

11. Decoração para área externa rústica

Se você gosta de uma pegada mais rústica, pode optar por usar itens como barris, bobina de fio, caixotes, decoração com paletes para área externa e muito mais em sua decoração. Existe uma infinidade de possibilidades de aplicação desses materiais.

Dicas de como decorar a área externa com plantas

Se você adora plantas, existem algumas dicas importantes que merecem ser mencionadas separadamente:

12. Escolha plantas adequadas para seu espaço

Existe uma imensa variedade de plantas que podem ser cultivadas em diferentes espaços, algumas gostam de sol forte, outras de sombra, outras não gostam de vento. Por isso, antes de escolher as plantas para a sua decoração, considere esses fatores, além da sua disponibilidade de manutenção.

13. Decoração de área externa com pergolado

Os pergolados estão em alta, afinal, além de lindos e de conferirem um ar romântico a decoração, eles também podem ser usados como suporte para plantas ‘trepadeiras’ como a primavera, a alamanda amarela (ou vermelha), saritéia e muito mais.

14. Jardim vertical para área externa

Se você gosta muito de plantas, mas não sabe como decorar sua área externa pequena com elas, saiba que um jardim vertical pode ser uma ótima pedida. Existem diversos modelos de ripados, telas e suportes especiais que podem ser usados como a alocação dos vasos, além de vasos próprios para parede.

Não importa se você está pensando em fazer uma decoração para a área externa pequena, ou grande. Seguindo as dicas mostradas aqui, dificilmente você cometerá erros graves. Basta estar atento aos detalhes e respeitar sempre os seus gostos e necessidades, afinal, uma decoração ideal precisa ser funcional.

Perguntas Frequentes

Quais elementos utilizar na decoração da área externa?

Há vários móveis e objetos que são criados justamente para a decoração da área externa, e normalmente, são feitos de materiais mais resistentes. Os móveis mais indicados são os mais aconchegantes, como sofás, mesas, cadeiras e bancos.
Além disso, é importante investir no visual da parede, iluminação e pisos.

Como decorar a área externa de forma barata?

A melhor maneira de decorar uma área externa é utilizar objetos feitos por você mesmo. Você também pode utilizar plantas de diferentes maneiras, como em trepadeiras e vasos. Outro elemento interessante são os pedriscos, que são bonitos e baratos.

Qual piso posso colocar no meu quintal?

Há diversos tipos de pisos que podem ser colocados no quintal. Alguns exemplos são os pisos no estilo mais rústico, feitos em madeira, e os pisos de grama sintética. Há também opções em cerâmica e em pedras portuguesas. Independente do material, o ideal é que sejam antiderrapantes.

Qual a melhor cobertura para a área externa?

O tipo de cobertura a ser utilizada na área externa dependerá do seu objetivo (proteger do sol, da chuva, decorativo, etc). Mas há várias possibilidades, dentre elas, cobertura com ripas de madeira, com vidro, lona, tecido, ou de metal. Algumas dessas estruturas também possibilitam designs diferentes e inovadores.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 10 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.