Decoração tropical: tenha a natureza dentro de sua casa7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

A decoração tropical reflete o clima e energia do Brasil, com cores fortes e vibrantes, deixam o ambiente mais leve e aconchegante.

A decoração tropical é uma combinação de cores policromáticas, estilo rústico e estampas que deixam em evidência, a flora e fauna local do país. Dessa forma, é considerado um estilo típico e que apresenta a energia do verão brasileiro.

Com cores chamativas, sólidas e em diversos tons, a decoração tropical é a junção de objetos de decorativos artesanais, com plantas locais. Deixando o ambiente com um toque pessoal, ao mesmo tempo que refletem modernidade e sofisticação.

A decoração tropical é ideal para quem ama estar conectado com a natureza ou praia, e tudo o que elas representam. Sendo assim, a ideia é trazer um pouco desses lugares, para dentro da sua casa.

Decoração tropical com frutas da natureza
Decoração tropical: tenha a natureza dentro de sua casa. Foto: Pixabay.

Estampas, cores e formas geométricas

Uma das principais características dessa decoração está nas estampas. Saindo um pouco do convencional, as figuras que irão ilustrar seu cômodo poderão ser: animais, plantas e flores.

Porém, as figuras não podem ser aleatórias, mas sim, escolhidas de forma que façam referência ao clima tropical do Brasil. Ou seja, palmeiras, pássaros, frutas cítricas e flores coloridas e chamativas.

Além das estampas, outro item importante na hora de decorar um cômodo serão as cores escolhidas. As ideais e que predominam na decoração tropical são: verde, vermelho, azul, amarelo, rosa, bege, roxo e branco.

São cores alegres e que deixam o ambiente mais feliz. No entanto, não fazer o uso de todas essas cores em apenas um cômodo, ou deixará o lugar colorido em excesso e sairá do estilo tropical.

Por isso, a melhor opção é escolher apenas três dentre essas cores citadas acima e organizar os objetos decorativos de forma que as nuances fiquem bem dispostas no ambiente.

Detalhes nas formas geométricas é também um item importante que compõe um ambiente tropical. Os padrões podem ser aleatórios e de cores vivas, ao mesmo tempo em que pode se optar por cores sólidas e formas geométricas diferenciadas.

Essas formas geométricas estão presentes nos quadros, almofadas e lençóis, objetos que merecem mais destaque no ambiente e devem ser escolhidos com calma e atenção, para que possa combinar com todo o cômodo.

As listas são as mais utilizadas para compor a decoração tropical, uma vez que cores sólidas como o preto e o branco, apresentam contrastes e evidenciam os tons coloridos dos animais e plantas escolhidos para comporem as estampas.

Plantas, flores e objetos decorativos

Na hora de escolher as plantas, sejam elas as que estarão estampadas nos quadros ou as reais, é preciso se atentar se a espécie condiz com o clima tropical.

Nesse momento, quanto maior a planta, mais ela chamará atenção dos visitantes. Porém, não pode ser nada exagerado, mas sim, escolher as que possuem médio ou grande porte.

As mais utilizadas são algumas espécies de palmeiras, cactos coloridos e bromélias. No entanto, a planta escolhida deve ser conforme o tamanho do cômodo. Algumas palmeiras, por exemplo, são ideais para locais mais amplos devido a sua altura.

Em apartamentos ou ambientes pequenos, ao flores coloridas são a opção mais adequada, tanto pelo seu tamanho, quando por suas cores vibrantes, que deixam o lugar mais aconchegante.

As flores que destacam o ambiente são: antúrios, violetas, rosas e begônias. Essas espécies possuem cores vibrantes e chamativos, que deixam o ambiente mais vívido e colorido.

O uso de plantas dentro de um cômodo não serve apenas como ornamentação, mas também pelos benefícios que elas podem oferecer aos moradores do lugar. Ter um pouco da natureza próximo, faz com que o ar fique mais leve.

Trazendo uma sensação de paz e harmonia, além de ajudar a manter uma temperatura mais amena. Como nas grandes cidades, que o tempo é quente, as plantas ajudam a refrescar o local onde estão.

Os objetos que compõem a decoração tropical não podem ser sintéticos. Pois, dessa maneira, o ambiente não fará jus ao seu nome. Ter objetos de origem natural é a melhor opção para acertar nesse estilo de decoração.

Então, evitar o uso de plásticos e objetos sintéticos. O ideal é móveis feitos de madeira ou bambu, panos 100% algodão, lustres em um estilo mais rústico feito com palhas e fibras.

Em qual cômodo a decoração tropical combina?

Por fazer apologia a natureza e ao clima predominante no Brasil, esse tipo de decoração combina com qualquer ambiente, basta saber escolher bem os objetos e as cores que irão compor o lugar.

Na sala, o uso de quadros coloridos, com flores e formas geométricas que fujam do padrão, combinam com objetos de decoração em um estilo mais rústico e móveis de cores mais neutras.

Nesse espaço, o ideal é fazer o uso de móveis e objetos de madeiras, além de plantas de grande porte, acompanhadas de flores coloridas, sejam nas estampas ou vivas.

Na cozinha, é necessário tomar um cuidado à mais. Tendo em vista que é um local mais complexo para decorar. A saída pode ser colocar plantas de médio porte em locais estratégicos, usar toalhas de mesa com estampas coloridas e sólidas.

Os objetos de decoração que podem ser utilizados na cozinha são: copos, aparelhos de jantar, vasos e detalhes nas paredes, como por exemplo, os azulejos.

No quarto, existem inúmeras formas de decorar, porém, a primeira coisa a ser pensada, é nas cores que irão compor o ambiente, uma vez que fazer uma decoração aleatória possa vir a ser algo que não seja completamente adequado e fuja da temática.

Dessa forma, o padrão de escolha segue o mesmo dos outros cômodos: escolher objetos e cores que deixem o ambiente mais aconchegante e leve, mas que não perca sua identidade.

Piso e móveis de madeira são uma ótima opção, principalmente quando combina com as cores vibrantes nos lençóis de cama. Utilizar papel de parede com estampas de palmeiras, frutas e flores é a opção adequada.

Porém, não pode fazer tudo de maneira exagerada ou deixará o ambiente pesado ao invés de leve. O ideal é haver cores proporcionais ao ambiente.

Caso a parede do quarto seja branca, quadros coloridos e estampados com plantas são uma opção bacana, principalmente quando as cores mais sólidas ficam dispostas nos lençóis e almofadas, deixando o ambiente com uma típica decoração tropical.

Perguntas Frequentes

O que é a decoração tropical?

A decoração tropical remete ao clima dos trópicos com praias, flores, florestas e bastante sol. Ela visa conectar a casa com a natureza podendo isso ser feito em todos os cômodos ou apenas alguns.

Como ter uma decoração tropical na sala?

Na sala, a decoração tropical deve apostar em janelas grandes que permitem a entrada de luz, estampas nas almofadas e móveis com flores e folhas e esse mesmo tema em quadro. O uso de plantas naturais em vasos pode complementar o design.

Como fazer uma decoração tropical bem brasileira?

Como a fauna e flora brasileira são bastante ricas, aposte por usar estampas com araras, onças pintadas e plantas regionais. Esses mesmos temas podem ser usados em objetos decorativos. Para complementar a decoração tropical, use redes e móveis feitos de palha ou madeira.

Como usar a decoração tropical no design de interiores?

O primeiro passo é apostar nas cores verde, azul, lilás, rosa, bege, amarelo e branco, que remetem ao clima, e complementar com outros objetos como flores e estampas que façam a pessoa se sentir em contato com a natureza.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 12 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.