Decoração vintage e retrô: sua casa mais romântica e nostálgica7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

A decoração vintage e retrô deixa seu imóvel com clima de romance e cenário digno de um filme antigo.

Deixando o ambiente com um toque romântico, aconchegante e de nostalgia, a decoração vintage e retrô é para quem deseja ter vivido nas décadas passadas. Com essa decoração, os móveis e cores que deixam o cômodo como se tivesse saído de um filme antigo.

Ela vem ganhando mais espaço nos últimos anos e conquistando seu lugar não somente entre o público adulto, mas também entre os jovens adolescentes.

Apartamentos pequenos ou casa com cômodos pequenos são lugares ideais para se ter uma decoração vintage e retrô. Uma vez que a grande maioria dos objetos de decoração, são grandes e ocupam muito espaço.

Decoração vintage e retrô: sua casa mais romântica e nostálgica
Decoração vintage e retrô: sua casa mais romântica e nostálgica. Foto: PxHere.

Existe diferença entre a decoração vintage e retrô?

Embora possuam uma grande semelhança, esses dois tipos de decorações são diferentes.

Características da decoração vintage

O termo vintage faz apologia ao estilo que predominava durante a década de 20 até a de 80.

Então, os objetos que compõem um cenário vintage de um cômodo, são peças que não se desgastaram ao longo do tempo e estão sendo utilizadas agora. Ou seja, são objetos originais das décadas passadas.

Os objetos que resistiram ao e agora servem de decoração podem ser: móveis de madeira, porcelanas, lustres de cristais e alguns eletroportáteis. Um exemplo de objeto bastante utilizado antigamente e nos dias atuais é o toca-discos de vinil.

Apesar de serem bonitos, esses objetos são bastante difíceis de serem encontrados. Caso não seja repassado pelos integrantes de uma família ao longo do tempo, poderão ser encontrados em lojas de antiguidades.

Porém, pelo fato de serem peças quase inexistentes no mercado atual, seu valor é bastante alto. Então, é necessário pesquisar bastante antes de comprar algum objeto.

Características da decoração retrô

A decoração retrô está fortemente ligada ao vintage, uma vez que foi originada dela. Dessa maneira, podemos afirmar que o retrô é uma releitura das décadas de 20 a 80, ou seja, uma modernização do vintage.

A modernização refere-se ao fato que os objetos da decoração vintage, podem não ser utilizados, estando no ambiente apenas como um objeto de decoração, enquanto as peças retrô apresentam apenas características físicas, podendo ser usadas normalmente.

Então, os móveis e objetos que fizeram parte do passado servem como fonte de inspiração para a produção das peças retrô e podem ser encontradas por preços mais acessíveis.

A decoração retrô é uma combinação que mistura o passado e o presente, com uma pitada de tecnologia e detalhes mais rústicos, de cores mais sólidas e chamativas.

Como escolher entre a decoração vintage e retrô?

Apesar de ser um projeto que vale a pena, é necessário pensar muito bem antes de escolher entre as duas opções, pois ambas apresentam pontos positivos e negativos.

Vantagens e desvantagens da decoração vintage

Na decoração vintage, o lado positivo é quando os objetos ou móveis podem ser conseguidos por meio da herança familiar, onde um parente passa para o outro entre as gerações.

Com essa opção, peças e móveis que pertenceram a alguém mais velho de sua família, pode facilmente virar um objeto de decoração. Inclusive uma televisão ou telefone de anos atrás que não funciona mais e estava apenas guardado.

Então, antes de visitar um brechó ou loja de antiguidades, questione primeiro aos seus parentes se eles não possuem algum objeto guardado no fundo do baú.

O ponto negativo da decoração vintage é caso ninguém da sua família tenha algo. Dessa forma, será preciso desembolsar tempo de e dinheiro para pesquisar os melhores preços para que a decoração não saia mais cara que o imóvel.

Vantagens e desvantagens da decoração retrô

Quanto aos pontos positivos da decoração retrô, pode ser citado o fato que as peças são mais fáceis de serem encontradas. E também por um preço inferior aos objetos vintage.

No entanto, assim como a facilidade em entrar peças retrô é positivo, ao mesmo tempo, acaba tendo um lado negativo, pois quanto mais acessível for uma peça, mais rápido ela será vendida.

Com isso, é preciso pensar bem antes de comprar qualquer móvel ou objeto. Leve em consideração o preço, o tempo gasto para procurar todas as peças e o ambiente que será decorado, pois são os fatores principais.

Uma opção que pode aliviar a situação financeira é fazer uma combinação entre a decoração vintage e retrô. Dessa maneira, o ambiente terá peças antigas, com um toque de atualidade.

Em qual ambiente pode usar a decoração vintage e retrô?

Dependendo das cores e dos objetos, os dois estilos combinam em qualquer lugar do imóvel. O importante é saber organizar tudo de uma maneira que não deixe o ambiente sobrecarregado.

Incluir muitos móveis e enfeites não é a opção ideal. Principalmente quando essas possuem cores fortes e chamativas, que não combinam com o lugar onde foram postas.

Escolha os móveis

Alguns objetos vintage que podem ser adquiridos e combinam na sala de estar ou quarto são: disco de vinil, telefone antigo, televisões, relógios de parede e quadros com pinturas de cores sólidas ou em tons pastéis.

Quanto aos móveis vintage, esses geralmente podem ser sofás, poltronas, geladeiras e armários, variando entre cores neutras, tons claros ou nuances mais fortes, como vermelho, verde, amarelo, roxo e rosa

Decore o quarto ou a sala

Para deixar uma sala ou um quarto com aspecto de decoração retrô, basta mesclar a tecnologia atual, com móveis antigos. Por exemplo, na sala, uma televisão de última geração, com um sofá roxo ou amarelo.

No quarto, uma cama com madeira rústica, enquanto as cores predominantes advêm dos objetos e peças espalhadas pelo quarto.

Um ponto crucial que deve ser pensado antes de comprar qualquer móvel, é fazê-los combinar com as paredes de onde serão colocados. Pois, peças coloridas já são chamativas o suficiente e não são ideais para locais com paredes de cores fortes como verde ou amarelo.

Quando os móveis são coloridos e cheio de vida, as paredes devem ser mais neutras, como branco, bege, rosa claro e lilás. Em caso contrário, onde as paredes possuem tonalidade mais forte, o ideal é que as peças tenham cores mais suaves.

Uma ótima opção que satisfaz ambas as decorações são os papéis de parede que imitam tijolos. Podem ser usados em qualquer cômodo, desde que haja uma combinação mutual entre objetos e a cor escolhida do papel de parede.

Por fim, a decoração vintage e retrô podem ser utilizadas em qualquer ambiente, desde que sejam selecionadas as cores e os móveis corretos.

Perguntas Frequentes

Quais objetos podem ser usados na decoração Vintage e Retrô?

A decoração Vintage e Retrô tem a intenção de trazer uma clima nostálgico e acolhedor para a casa, por isso aposte em quadros com pôster da época, mosaicos, móveis que farão parte da decoração, caixas e garrafas de vidros decoradas.

Como fazer a decoração Vintage e Retrô na sala?

Na sala, combine móveis de madeiras rústicos que têm formas mais arredondadas e tons neutros como tapetes e alguns objetos decorativos como o rádio antigo, vitrola, abajures e luminárias.

É possível usar a decoração Vintage e Retrô na cozinha?

Na cozinha, a decoração Vintage e Retrô tem espaço e isso pode ser conseguido com azulejos decorados, eletrodomésticos antigos ou com o design que lembre esse estilo, armários de marcenaria clássica, mesas e prateleiras de madeira rústica.

A decoração Vintage e Retrô barata existe?

É possível fazer uma decoração Vintage e Retrô sem gastar muito. A ideia nesse caso é garimpar os objetos em feiras de antiguidades e aproveitar o que foi herdado dos avós. Usar cores mais pastéis e neutras nos móveis e paredes pode ajudar a conquistar o clima desejado.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.