Salas integradas: como fazer duas decorações em um cômodo?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Com as salas integradas, decorar o que antes eram dois espaços se tornou ainda mais simples.

Como forma de deixar o ambiente mais compacto e leve, as casas e os apartamentos estão sofrendo com algumas alterações ao longo dos anos. Os cômodos, que antes eram completamente separados uns dos outros, agora estão mais interligados.

A busca por imóveis com salas integradas vem crescendo constantemente nos dias atuais. Isso ocorre devido ao fato que, quando os cômodos não possuem paredes os separando, a tarefa de decorar toda uma casa torna-se mais simples.

Tendo em vista que, sem as paredes, acabam-se as divisórias e se um móvel que antes pertencia apenas a sala de jantar, passará a ser dividido com outros cômodos.

De maneira que, como ponto crucial, os objetos de decoração e móveis deverão receber uma atenção bastante especial, pois tudo deverá ser complementar em ambas as extremidades.

Com esses novos projetos arquitetônicos, decorar nunca havia sido uma tarefa tão simples e prazerosa. Pois agora, você economizará tempo ao não ter que escolher tudo nos mínimos detalhes para cada cômodo.

Salas Integradas
Salas Integradas. Foto: Reprodução / João Armentano

Salas integradas: mais espaço e móveis multiuso

Sem divisórias de concreto separando cada ambiente, os móveis ou objetos de decoração podem fazer essa função, mas sem deixar que os lugares percam a sua nova essência.

Plantas, sofás, vasos e tapetes são apenas alguns itens que poderão servir como uma barreira imaginária, e delimitar as terminações de cada cômodo de uma maneira muito mais agradável que as paredes.

Quando a sala de estar e a de jantar ficam interligadas, sem nenhuma barreira as separando, a decoração passará a ser de apenas um estilo. Pois, caso contrário, o ambiente ficará carregado de informações.

Pensando dessa maneira, logo fica subentendido que alguns objetos terão suas quantidades reduzidas. Se antes a sala de estar tinha tapetes e diversos quadros na parede, agora é preciso escolher em qual lado das salas integradas cada item será organizado.

Formas de separar os cômodos

Uma opção para delimitar o território entre os dois cômodos é o balcão americano. Além de servir como barreira, pode facilmente substituir uma mesa. Dessa forma, o balcão passa a ter 2 funções.

Para utilizar o balcão durante as refeições, basta colocar bancos altos, que irão completar a decoração, fazendo com que a sala de jantar tenha todos os seus móveis característicos.

Caso o balcão americano não faça muito o estilo que você está habituado, existe mais opções para decorar e separar esses ambientes.

Devido ao pouco espaço, uma solução encontrada por moradores de apartamentos é mesclar os móveis, deixando todos agrupados, mas sem perder o estilo e elegância.

Em casas, as salas integradas possuem um espaço maior disponível, possibilitando que haja mais opções de como arrumar os móveis. Sendo que em alguns casos, esses móveis podem ser utilizados para separar a sala de jantar da sala de estar.

Colocar um sofá em uma extremidade, enquanto o conjunto de mesa e cadeiras ficam no outro polo do cômodo. E para separá-los, um lustre ou luminária localizada bem no meio do ambiente, de forma que possa iluminar tanto o lado da sala, quanto da sala de jantar.

Um cômodo, um estilo?

Na hora de fazer a decoração, vale ser ressaltado que agora, o que antes era dois cômodos, tornou-se apenas um, de forma que os estilos precisam ser semelhantes, algo que combine tanto com uma sala de jantar, quanto com a sala de estar.

Deve haver equilíbrio entre os cômodos, pois agora eles são apenas um. Não é errado escolher a decoração da sala de estar diferente da de jantar, porém, não é algo que ficará visivelmente agradável, uma vez que misturar dois estilos de decoração totalmente diferentes acabe sendo perda de tempo.

Sendo assim, busque pelo equilíbrio em todos os momentos, desde os móveis até os utensílios usados na sala de jantar.

Estilo mais clean, com cores neutras proporcionam ao ambiente uma sensação de leveza. E, definitivamente, esse é um sentimento que você deseja passar aos seus convidados.

Escolhendo a decoração

Detalhes de madeira também contribuem bastante na hora de decorar esses cômodos. Aposte em mesas de madeira, piso, poltronas e até mesmo, o balcão americano.

Plantas como samambaias e palmeiras são espécies que agregam ao ambiente, fazendo com que suas folhas verdes realcem em meio ao cômodo de cores neutras.

Colocar quadros nas paredes pode, no entanto, não busque por algo específico. Mas sim, imagens que retratem algo bonito, uma paisagem, uma frase ou até mesmo quadros coloridos e abstratos.

Espelhos também são um item bacana e que podem trazer um diferencial em toda a decoração. Não de maneira ruim, apenas, diferente.

Como não errar totalmente na decoração?

Devido a junção entre os cômodos, sua área ficou ainda maior. Mas, como fazer para iluminar as salas integradas? O principal é entender que não precisa encher ambos os lados, com lustres e luminárias, pois ficará bastante carregado e nada agradável.

Basta apenas uma, conforme foi mencionado mais acima. Essa servirá para iluminar o cômodo como um todo, deixando um clima mais íntimo e aconchegante.

Os móveis não servem apenas para ocupar espaço. Precisam somar ao ambiente, confortável para você e para as suas visitas.

Na hora das compras, escolha os objetos pensando não somente na beleza, mas também no conforto que ele trará para a sua casa.

Não exagere na quantidade de móveis e objetos de decoração. Quantidade não define qualidade. Então, nem sempre é adequado colocar pinturas, paisagens, vasos, plantas e espelhos.

Os ambientes não apresentarão nenhuma coesão entre si, muito pelo contrário, ficará visivelmente poluído. Escolha uma ou dois itens dentre essas opções e organize de uma forma que ambos os lados expressem um estilo equilibrado.

Caso goste de livros, colocar uma estante com seus livros favoritos é uma boa opção. Na estante, além dos livros pode ser colocado alguns vasos de flores, fotos ou outros itens pequenos.

Mas apenas o necessário, lembrando sempre de que não se deve preencher cada espacinho, pois será muita informação, algo que, definitivamente, o ambiente não precisa.

O propósito das salas integradas, além de juntar dois cômodos e torná-los compactos e unidos, foi para aproveitar melhor o espaço da casa, e principalmente, os apartamentos.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.