Decore a casa com adegas6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Quem não gosta de tomar uma boa taça de vinho, seja nas refeições ou ao final do dia, para relaxar? Se você é um amante da vinicultura, precisa contar com uma adega em casa, para recheá-la de vinhos especiais. O melhor é que você pode utilizar a peça como elemento de design, deixando qualquer cômodo ainda mais charmoso. Decore a casa com adegas com as dicas que selecionamos neste artigo!

São três os aspectos que você precisa levar em consideração na hora de decorar a casa com adegas: o local, o tipo da adega e a composição com o ambiente escolhido. Mas calma! Para te ajudar nessa função, vamos detalhar todos os critérios e dar algumas sugestões de decoração com adega. Confira!

Decore a casa com adegas
Decore a casa com adegas. Foto: Freepik.

Primeiro passo: Escolha o local em que a adega vai ficar

Por mais que a cozinha seja o cômodo mais escolhido para abrigar uma adega, existem outras opções interessantes, como a sala de estar ou a sala de jantar. O local em si depende muito do espaço que você tem disponível para abrigar uma adega, que pode ser um modelo refrigerado ou suportes encontrados em lojas de decoração.

Assim, decore a casa com adegas fazendo uma boa escolha de local. O primeiro item que você deve ter em mente é que os vinhos precisam ficar ao abrigo da luz, tanto da luz natural quanto da artificial. Vale ficar de olho na posição da incidência do sol e das lâmpadas em determinada área do cômodo para ter certeza de que o vinho ficará protegido.

Tanto as adegas elétricas quanto os suportes móveis devem ficar em uma altura adequada para retirar os vinhos, de forma que as garrafas fiquem deitadas, já que esse é o melhor método para conservar o aroma e o sabor da bebida.

Por fim, considere planejar o ambiente de forma que você realmente decore a casa com adegas, ou seja, que os vinhos façam parte da composição. Existem adegas com design diferentes, dos mais variados materiais. Quem ainda está em processo de construção do cômodo pode pesquisar sobre adegas planejadas, integrando com as outras peças de mobília.

Segundo passo: O tipo de adega para sua casa

Quando falamos em decore a casa com adegas, muita gente tem a imagem da adega elétrica na mente, o que impede de pensar em outras possibilidades. Além da adega climatizada, que é aquela que fica ligada na corrente de eletricidade, existem os modelos suspensa na parede, no formato de prateleiras e até móvel no subsolo, para quem tem uma casa com porão.

A grande diferença entre a adega climatizada e os outros tipos é que o primeiro modelo não dá muita abertura para personalização, uma vez que tem design e tamanho específicos. Ao optar por modelos integrados ao móvel da cozinha ou da sala, com peças feitas sob medida, você tem mais possibilidades de aproveitamento de espaço.

Lembre-se de conferir se a adega vai “conversar” com os outros itens do cômodo escolhido, para que todo o ambiente tenha uma certa coerência. E falando em integração…

Terceiro passo: Decore a casa com adegas integrando com os móveis do cômodo

Os lugares mais comuns para uma adega são a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar. Uma vez que você tenha escolhido o local e o tipo de adega ideal para suas necessidades, é hora de integrar o item com os outros móveis do cômodo.

Nessa hora, uma boa dica é seguir uma decoração com cores que se complementam. A adega elétrica metálica ou preta, por exemplo, costumam combinar com qualquer estilo, enquanto os modelos que são acoplados aos móveis devem seguir as cores dos mesmos.

Quanto às maneiras de integrar uma adega com o ambiente, são várias as possibilidades. Quem tem um balcão considerável na cozinha, pode optar por uma adega climatizada para deixá-la sobre o móvel.

Para aqueles que tem um pequeno espaço disponível, a dica é buscar pelos cantinhos para acoplar as adegas – essa é uma boa forma de aproveitar os cantos da casa na decoração. Além disso, você também pode manter prateleiras anexas às paredes, seja com um modelo já feito no móvel sob medida, ou prateleiras desenvolvidas posteriormente para essa função.

Ideias de decoração com adegas

Então, você sabe que quer uma adega em casa, já tem as principais dicas em mente, mas ainda está sem ideias de decoração? Saiba que não tem segredo! Decore a casa com adegas de diferentes formas, utilizando como base algumas inspirações especialmente selecionadas que apresentamos a seguir!

Parte do móvel

Se você vai fazer um móvel sob medida, considere incluir no projeto uma adega que seja parte do móvel. Para deixar o design mais especial, você pode fazer compartimentos na diagonal, como se fosse uma colmeia.

Suporte de metal

Agora, se você se mudou para uma casa em que a cozinha já está pronta ou você não pode investir em um móvel específico para a adega, pode buscar por suportes de metal. Alguns modelos são prateleiras para o chão, enquanto outros podem ser fixados às paredes, economizando espaço.

Nichos na parede

Decore a casa com adegas com nichos na parede para acomodar os vinhos. Nesse caso, o projeto inicial já deve prever espaços onde as garrafas de vinhos serão guardadas. Depois, você pode optar por um acabamento em pedra ou em madeira.

Prateleiras nas paredes

Por fim, outra forma de ter uma adega em casa é com prateleiras nas paredes. Existem diferentes modelos: prateleiras verticais acomodadas no canto do cômodo, prateleiras nas partes mais altas das paredes ou suportes individuais em metal. O que você precisa levar em consideração é que o móvel não deve permitir que as garrafas rolem e acabem caindo.

Além de ser uma forma de ter sempre sua bebida preferida acomodada adequadamente, a adega pode ser utilizada como elemento de decoração. Decore a casa com adegas para ter mais da sua personalidade no ambiente escolhido. Com o cômodo pronto e a adega integrada, você terá ainda mais motivos para abrir uma garrafa e brindar com vinho.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.