Decore sua parede com molduras6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Uma das formas mais práticas e baratas de dar um novo ar a um ambiente é com peças decorativas, como as molduras. Com diferentes tamanhos, cores, materiais e propostas, é possível criar composições interessantes ao utilizar este elemento. Decore sua parede com molduras, mas antes, conheça algumas técnicas para não errar.

O primeiro passo para aplicar molduras é escolher o cômodo e a parede que vai recebê-las. Nesse sentido, você pode optar por paredes que não tem móveis ou que tem um espaço grande a ser preenchido, como a área em cima da cama, a parte superior do sofá ou mesmo uma parede do corredor da casa.

Antes de começar a fazer furos na parede, tente montar uma configuração de posicionamento das molduras no chão. Há quem utilize um papel pardo para demarcar o formato dos quadros e aplicar na parede, para ter noção se a combinação ficará agradável. Fazer essa prévia é interessante porque evita posicionar a moldura de forma incorreta e acabar tendo que refazer o projeto.

Por fim, decore sua parede com molduras utilizando sempre um nível. O nível é uma pequena ferramenta que permite ter certeza de que um objeto está equilibrado, no caso de um quadro, checar se está reto. Existem apps de nível para o smartphone, que também são soluções práticas.

E se você estiver em busca de formas de decorar com molduras, confira abaixo 7 sugestões para replicar na sua casa.

Decore sua parede com molduras
Decore sua parede com molduras. Foto: Freepik.

1. Somente as molduras

Quando falamos “decore sua parede com molduras” o que vem na sua mente? Para muita gente, a sensação é de extrema indecisão, uma vez que é preciso escolher gravuras, fotos ou ilustrações. Se esse for o seu sentimento, saiba que a arte não é obrigatória: você pode utilizar somente as molduras.

Essa ideia, capaz de dar personalidade a qualquer ambiente, fica ainda melhor ao combinar molduras de diferentes formatos. É bom deixar um espaço entre elas, para que não gere a sensação de sobrecarga visual. Você ainda pode pintar as molduras com suas cores preferidas ou cores complementares aos móveis do cômodo.

2. Molduras com suas fotos preferidas

Ao longo da vida, acumulamos registros especiais, seja da celebração de um casamento, de uma viagem inesquecível ou daquele jantar despretensioso em família. Todas essas fotos podem ganhar uma parede na sua casa, combinadas com molduras, para funcionar como peças de decoração.

Decore sua parede com molduras e fotos escolhendo uma área específica para acomodar esses registros. As paredes do corredor ou do hall de entrada são ideias para esse tipo de composição. Você pode até fazer uma parede do chão ao teto só com fotografias.

3. Molduras em conjunto que formam uma ilustração

Muito utilizada como peça de decoração nas salas e quartos, as molduras em conjunto são boas opções para quem não tem tempo ou disposição para escolher diferentes ilustrações. Nesse caso, as molduras colocadas uma ao lado da outra formam uma única gravura, dando integridade ao fugir do óbvio.

Decore sua parede com molduras em conjunto imprimindo uma arte em partes em uma gráfica ou comprando o jogo em lojas especializadas. Dessa forma, tudo o que você tem a fazer é posicionar o nível sobre as molduras para ter certeza de que os quadros estarão retos na parede.

4. Decore sua parede com molduras e espelhos

Outra possibilidade na decoração é utilizar espelhos com molduras. Com diferentes formatos e cores, as molduras com espelhos funcionam bem em qualquer ambiente, seja na sala, no quarto ou mesmo na cozinha.

/Uma vantagem extra dos espelhos é que eles são ferramentas interessantes para dar mais amplitude e iluminação a um cômodo. Ao posicionar espelhos contra uma janela, por exemplo, você ganha mais luz sendo refletida pelo ambiente. E essa é só uma das formas estratégicas para posicionar os espelhos na decoração.

5. Molduras sobre os móveis (ou no chão)

Mora em um ambiente alugado e não quer fazer furos nas paredes? Ou prefere não quer estragar a pintura com fitas 3D? Decore sua parede com molduras sem colocar os quadros na parede. Confuso? A dica é posicionar as molduras estrategicamente sobre os móveis, sendo eles aparadores, buffets, penteadeiras ou mesmo a mesa do home office.

Para quem tem um pouco mais de espaço disponível, a sugestão é colocar molduras maiores no chão. E ao invés de contar com fotos ou ilustrações, você pode posicionar molduras vazias de tamanhos diferentes, uma sobre a outra, o que dará um charme todo especial ao ambiente.

6. Molduras com tamanhos e desenhos diferentes

Uma das principais características das molduras como elementos de decoração é a liberdade criativa que elas oferecem. Existe uma infinidade de combinações possíveis, que fica ainda mais divertido e original ao misturar tamanhos e desenhos diferentes.

Decore sua parede com molduras diversas sem medo de errar ao tomar como base os tons do seu cômodo. Quem tem móveis brancos ou marfim tem a chance de incluir uma grande gama de cores nos quadros, mas móveis escuros ou paredes de tons específicos não são empecilhos, somente exigem mais atenção na combinação.

7. Molduras do mesmo tamanho

Se as molduras de tamanhos diferentes têm seu charme, as molduras do mesmo tamanho também criam uma composição interessante. Nesse caso, o ideal é comprar várias molduras de um mesmo formato, deixando para variar a ilustração (ou foto) e o acabamento de cada uma.

Esse tipo de combinação funciona bem em paredes livres, como o corredor, ou na parte de cima de móveis como o aparador. Uma dica certeira: fotos preto e branco nesse tipo de moldura.

Quem opta por molduras na decoração tem como principal vantagem a possibilidade de mudar constantemente. Decore sua parede com molduras e troque as artes ou mude os quadros de cômodo sempre que você quiser.

As molduras e os pôsteres para impressão são relativamente baratos e são elementos ideias para quem mora em uma casa ou apartamento alugado, já que são fáceis de retirar e carregar na mudança. Motivos não faltam para encher sua casa de molduras!

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.