Detran AM IPVA 2024: Consulta Valor e Emissão da Guia

Está buscando por mais informações sobre o Detran AM IPVA 2024? Confira a leitura deste artigo do Portal KD e veja tudo que precisa saber!

Você sabia que o IPVA 2024 já está chegando? É isso mesmo, e para não ser pego de surpresa, é importante saber como consultar o valor e emitir a guia. No Detran AM, o processo é simples e rápido, e pode ser feito tanto presencialmente quanto online. Mas antes de mais nada, vamos entender o que é o IPVA e por que ele é tão importante. Afinal, quem não quer economizar dinheiro na hora de pagar seus impostos? Então fique ligado nas dicas que vamos apresentar aqui!

Resumo sobre o Detran AM IPVA 2024: Consulta Valor e Emissão da Guia

  • O IPVA é um imposto obrigatório que incide sobre a propriedade de veículos automotores;
  • O Detran AM é o órgão responsável por gerenciar o IPVA no estado do Amazonas;
  • Para consultar o valor do IPVA 2024, basta acessar o site do Detran AM e informar a placa e o Renavam do veículo;
  • A guia de pagamento do IPVA pode ser emitida diretamente no site do Detran AM;
  • O pagamento do IPVA pode ser feito em cota única com desconto ou parcelado em até três vezes, de acordo com o calendário divulgado pelo Detran AM;
  • O não pagamento do IPVA pode gerar multas, juros e até mesmo a apreensão do veículo;
  • É importante ficar atento aos prazos e valores do IPVA para evitar transtornos e prejuízos financeiros.

Por que é importante ficar atento ao IPVA?

Ficar atento ao Detran AM IPVA 2024 é importante para evitar multas e juros por atraso na quitação do tributo. Além disso, o não pagamento do IPVA pode resultar em apreensão do veículo e até mesmo em processo judicial.

Detran AM IPVA 2024: Consulta Valor e Emissão da Guia.
Detran AM IPVA 2024: Consulta Valor e Emissão da Guia. Foto: Reprodução

Qual a data de vencimento do IPVA em 2024?

A data de vencimento do IPVA em 2024 ainda não foi divulgada pelo Detran AM. Porém, geralmente o tributo é pago em parcela única ou em até três vezes, com vencimentos entre janeiro e março.

O que acontece se eu não pagar o Detran AM IPVA 2024 no prazo?

Se o proprietário do veículo não pagar o IPVA no prazo, estará sujeito a multas e juros por atraso. Além disso, o veículo pode ser apreendido pelas autoridades de trânsito e o proprietário poderá ter o nome inscrito em dívida ativa.

Leia: Veja tudo sobre o Licenciamento AM 2024!

Como consultar o valor do IPVA 2024?

Para consultar o valor do IPVA 2024, basta acessar o site do SEFAZ-AM e informar o número da placa e do Renavam do veículo. O valor será calculado automaticamente pelo sistema, levando em consideração as características do veículo e a alíquota estabelecida pelo Estado.

Print Screen do SEFAZ-AM referente a informações sobre o IPVA.
Print Screen do SEFAZ-AM referente a informações sobre o IPVA. Foto: Reprodução

E aí, gostou do artigo?

Detran AM IPVA 2024 é um imposto importante para os proprietários de veículos, que devem ficar atentos às datas de pagamento e aos valores estabelecidos pelo estado.

Se você gostou deste conteúdo, avalie com as estrelinhas e deixe o seu feedback abaixo. Acesse outros artigos interessantes por meio da página principal do Portal KD!

Dúvidas Frequentes

O que é o IPVA?


O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo obrigatório anual que incide sobre todos os veículos automotores terrestres, como carros, motos, ônibus e caminhões.

Como é calculado o valor do IPVA?


O valor do IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, ou seja, o valor de mercado do automóvel. A alíquota varia de estado para estado, mas geralmente fica em torno de 4% a 5% do valor venal.

Quando começa a cobrança do IPVA?


A cobrança do IPVA começa no início do ano, geralmente em janeiro. Os proprietários de veículos têm até o final de março para pagar o imposto em cota única com desconto ou parcelar o valor em até três vezes.

Como consultar o valor do IPVA?


Os proprietários de veículos podem consultar o valor do IPVA no site do Detran AM. Basta informar o número da placa e o Renavam do veículo.

Como emitir a guia de pagamento do IPVA?


A guia de pagamento do IPVA pode ser emitida no site da Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas (SEFAZ-AM). É necessário informar o número da placa e o Renavam do veículo.

Quais são as formas de pagamento do IPVA?


Os proprietários de veículos podem pagar o IPVA em cota única com desconto ou parcelar o valor em até três vezes. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

O que acontece se o proprietário não pagar o IPVA?


O não pagamento do IPVA pode resultar na apreensão do veículo, além de multas e juros pelo atraso no pagamento. Também pode ser impedido de fazer o licenciamento do veículo.

É possível parcelar o IPVA em mais vezes?


Não, o parcelamento do IPVA é limitado a três vezes.

Quem está isento do pagamento do IPVA?


Algumas categorias de veículos estão isentas do pagamento do IPVA, como táxis, ônibus de transporte coletivo urbano e rural, veículos de deficientes físicos e veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Qual é a destinação dos recursos arrecadados pelo IPVA?


Os recursos arrecadados com o IPVA são destinados ao estado e municípios para investimentos em áreas como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

É possível contestar o valor do IPVA?


Sim, os proprietários de veículos podem contestar o valor do IPVA caso considerem que o valor venal do veículo está incorreto. Para isso, é necessário entrar em contato com a Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas (SEFAZ-AM).

O que é o licenciamento do veículo?


O licenciamento do veículo é a comprovação de que o automóvel está em condições legais de circulação. Para obter o licenciamento, é necessário pagar o IPVA, o seguro obrigatório (DPVAT) e outras taxas, como a taxa de licenciamento.

Qual é a penalidade por circular com o veículo sem o licenciamento?


Circular com o veículo sem o licenciamento é considerado infração gravíssima, sujeita a multa e apreensão do veículo.

Como renovar o licenciamento do veículo?


Para renovar o licenciamento do veículo, é necessário pagar o IPVA, o seguro obrigatório (DPVAT) e outras taxas, como a taxa de licenciamento. Após o pagamento, é necessário agendar a vistoria do veículo no Detran AM.

Qual é a validade do licenciamento do veículo?


O licenciamento do veículo tem validade de um ano. É necessário renová-lo anualmente para poder circular legalmente com o automóvel.

Avalie este artigo

Avalie post
Thiago Klaumann
Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Atualmente é responsável pela empresa de mídia tech TMX Marketing, gerenciando vários portais de renome na internet. Escreve e revisa todos os conteúdos para garantir a qualidade dos textos, e trazer as últimas novidades e informações para os leitores.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.