Detran MS IPVA 2024: Consulta Valor e Emissão da Guia

Está buscando por mais informações sobre o Detran MS IPVA 2024? Confira a leitura deste artigo do Portal KD e veja tudo que precisa saber!

Se você é proprietário de um veículo no estado de Mato Grosso do Sul, certamente sabe que todo começo de ano é hora de pagar o IPVA. Mas e se você não sabe como consultar ou emitir a guia do IPVA 2024? Não se preocupe, pois o Detran MS está aqui para te ajudar! Com algumas dicas simples, você poderá realizar esse processo sem sair de casa. Então, pegue sua pipoca e venha com a gente descobrir como fazer isso de forma fácil e rápida.

Resumo sobre o Detran MS IPVA 2024: Consulta Valor e Emissão da Guia

  • O IPVA é um imposto obrigatório para proprietários de veículos;
  • A consulta e emissão da guia do IPVA 2024 pode ser feita pelo site do Detran MS;
  • Para consultar, é necessário ter em mãos o número do Renavam do veículo;
  • A guia de pagamento pode ser emitida em cota única ou parcelada em até três vezes;
  • O pagamento do IPVA é importante para evitar multas e apreensão do veículo;
  • O valor do IPVA varia de acordo com o modelo e ano do veículo;
  • O prazo para pagamento do IPVA 2024 ainda não foi divulgado pelo Detran MS.

O que é o Detran MS IPVA 2024 e qual a sua importância?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo obrigatório que deve ser pago anualmente pelos proprietários de veículos. O valor arrecadado é revertido para o Estado e utilizado em investimentos na área de saúde, educação, segurança pública, entre outros setores. Além disso, o pagamento do IPVA é fundamental para que o veículo esteja regularizado e possa circular livremente pelas vias públicas.

Detran MS IPVA 2024: Consulta Valor e Emissão da Guia.
Detran MS IPVA 2024: Consulta Valor e Emissão da Guia. Foto: Reprodução

Quem precisa pagar o IPVA em Mato Grosso do Sul?

Todos os proprietários de veículos automotores registrados no estado de Mato Grosso do Sul devem pagar o IPVA. A única exceção são os veículos isentos, como táxis, ônibus de transporte coletivo urbano e rural, veículos com mais de 15 anos de fabricação, entre outros.

Como consultar o valor do Detran MS IPVA 2024?

Para consultar o valor do IPVA 2024, basta acessar o site oficial da SEFAZ-MS e buscar pela opção “IPVA”. É necessário informar o número do Renavam e a placa do veículo para obter as informações desejadas.

Leia: Confira tudo sobre o Licenciamento MS 2024!

Quais são as opções de pagamento do IPVA 2024?

O pagamento do Detran MS IPVA 2024 pode ser realizado à vista, com desconto, ou parcelado em até três vezes. As datas de vencimento variam de acordo com o final da placa do veículo.

Print Screen do SEFAZ-MS referente a informações sobre o IPVA.
Print Screen do SEFAZ-MS referente a informações sobre o IPVA. Foto: Reprodução

E aí, gostou do artigo?

Detran MS IPVA 2024 é um imposto importante para os proprietários de veículos, que devem ficar atentos às datas de pagamento e aos valores estabelecidos pelo estado.

Se você gostou deste conteúdo, avalie com as estrelinhas e deixe o seu feedback abaixo. Acesse outros artigos interessantes por meio da página principal do Portal KD!

Dúvidas Frequentes

O que é o IPVA?


O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo obrigatório que deve ser pago anualmente pelos proprietários de veículos.

Como é calculado o valor do IPVA?


O valor do Detran MS IPVA 2024 é calculado com base no valor venal do veículo, que é determinado pela tabela Fipe, e na alíquota estabelecida pelo estado onde o veículo está registrado.

Qual é a alíquota do IPVA em Mato Grosso do Sul?


A alíquota do IPVA em Mato Grosso do Sul é de 3,5% para automóveis, caminhonetes e utilitários, e 2% para motocicletas e similares.

Quando começa a cobrança do IPVA 2024 em Mato Grosso do Sul?


A cobrança do IPVA 2024 em Mato Grosso do Sul começa no dia 2 de janeiro de 2024.

Como consultar o valor do IPVA em Mato Grosso do Sul?


Para consultar o valor do IPVA em Mato Grosso do Sul, basta acessar o site do Detran-MS e informar a placa e o Renavam do veículo.

Qual é o prazo para pagamento do IPVA 2024 em Mato Grosso do Sul?


O prazo para pagamento do IPVA 2024 em Mato Grosso do Sul varia de acordo com o final da placa do veículo, e vai de janeiro a março de 2024.

Como emitir a guia de pagamento do IPVA em Mato Grosso do Sul?


A guia de pagamento do IPVA em Mato Grosso do Sul pode ser emitida no site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MS) ou no site do Detran-MS.

Quais são as formas de pagamento do IPVA em Mato Grosso do Sul?


O IPVA em Mato Grosso do Sul pode ser pago à vista, com desconto, ou parcelado em até cinco vezes, sem desconto.

Qual é a penalidade por não pagar o IPVA em Mato Grosso do Sul?


A penalidade por não pagar o IPVA em Mato Grosso do Sul é a cobrança de juros e multa diária sobre o valor do imposto não pago. Além disso, o veículo pode ter o seu licenciamento bloqueado.

Como regularizar o pagamento do IPVA em Mato Grosso do Sul?


Para regularizar o pagamento do IPVA em Mato Grosso do Sul, é necessário quitar todos os débitos, incluindo juros e multas, e emitir um novo documento de arrecadação no site da Sefaz-MS ou no site do Detran-MS.

É possível parcelar o IPVA em Mato Grosso do Sul após o vencimento?


Não, o parcelamento do IPVA em Mato Grosso do Sul só pode ser feito antes do vencimento. Após o vencimento, é necessário quitar o imposto à vista, com juros e multa.

O que é o licenciamento anual?


O licenciamento anual é a renovação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que comprova que o veículo está em condições regulares para circular.

É necessário pagar o IPVA para fazer o licenciamento anual?


Sim, é necessário estar em dia com o pagamento do IPVA para fazer o licenciamento anual do veículo.

Qual é a documentação necessária para fazer o licenciamento anual?


Para fazer o licenciamento anual, é necessário apresentar o CRLV do ano anterior, o comprovante de pagamento do IPVA, o seguro obrigatório (DPVAT) e o comprovante de pagamento da taxa de licenciamento.

Qual é a multa por circular com o licenciamento vencido?


A multa por circular com o licenciamento vencido é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira de habilitação. O veículo também pode ser apreendido.

O que é a vistoria veicular?


A vistoria veicular é uma inspeção realizada pelo Detran para verificar as condições de segurança e conservação dos veículos.

Avalie este artigo

Avalie post
Thiago Klaumann
Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Atualmente é responsável pela empresa de mídia tech TMX Marketing, gerenciando vários portais de renome na internet. Escreve e revisa todos os conteúdos para garantir a qualidade dos textos, e trazer as últimas novidades e informações para os leitores.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.