Pet em casa: Dicas de decoração para quem tem7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Você tem um ou mais animais de estimação em casa e está pensando em adicionar itens decorativos pensando neles? Então acompanhe este artigo e conheça algumas dicas de decoração para quem tem animais de estimação.

O número de pessoas que têm optado por conviver com animais de estimação em casa vem aumentando. E isso é completamente compreensível, afinal, essas criaturinhas são repletas de amor incondicional e fazem, nossos dias mais felizes e leves.

Se você é uma dessas pessoas que tem pets em casa, sejam eles cães, gatos, pássaros ou de qualquer outra espécie, certamente já se pegou pensando em como tornar o ambiente mais agradável para eles, sem abrir mão de uma decoração bonita e aconchegante.

Neste artigo mostraremos algumas dicas de decoração para quem tem pet em casa. Acompanhe.

Dicas básicas de decoração para quem tem pet

As dicas mais importantes de decoração para quem tem pet em casa são aquelas voltadas para acabamentos e estrutura física da casa. Se você está pensando em fazer uma reforma, ou mesmo construir e quer promover conforto para seu amigo pet, fique atento as dicas a seguir:

1. Pisos em casa com pets

Se quer trocar o piso da sua casa, vale a pena considerar um acabamento que seja mais confortável e resistente aos pets. Os modelos de pisos vinílicos e laminados são boas opções, pois, além de resistentes, possuem uma higienização mais simples.

Pisos de acabamento liso como pedras lapidadas e porcelanatos não são indicados porque, além de riscarem com facilidade com as patinhas dos pets, ainda podem fazer com que os animais escorreguem com frequência, podendo provocar acidentes e até mesmo colocando a saúde deles em risco, uma vez que a falta de aderência ao andar pode promover problemas nas articulações.

2. Paredes em casa com pets

Os pets mais comuns são os cães e gatos, espécies que geralmente possuem pelo e, ao longo do ano, trocam de pelagem, perdendo bastante pelo.

Justamente por isso, paredes com texturas como grafiato, por exemplo, irão acumular muito mais sujeira e pelos.

Por isso, o mais indicado são paredes de textura lisa, de preferência com um acabamento lavável.

3. Portas e janelas em casa com pets

Se você mora em casa térrea, cujas janelas e portas não dão acesso à rua, não há muito com o que se preocupar. No entanto, se for ao contrário, ou se você mora em apartamento, é importante cuidar da segurança dos seus pets.

Existem telas no mercado que são muito resistentes, e podem garantir não apenas a segurança do seu pet, como também da sua família e amigos.

Se você preferir, pode optar por grades também, mas fique atento: o espaçamento entre elas deve ser menor que o tamanho da cabeça do seu amigo.

Dicas de decoração para quem tem pet em casa

Agora que você viu as dicas básicas relacionadas a estrutura da casa, vamos às dicas de decoração para quem tem pet em casa:

1. Sofá para quem tem pet em casa

Se você é o tipo de pessoa que permite livre acesso aos cômodos e uso dos móveis para seus animaizinhos, vale a pena comprar um sofá resistente.

O estofamento mais indicado para quem tem pet são:

  •       Acquablock (impermeável);
  •       Couro sintético;
  •       Gorgurão teflonado; e
  •       Tecido náutico.

2. Tapetes para quem tem pet em casa

Não é porque você tem animais de estimação andando livremente pela casa que você não pode ter tapetes em todos os ambientes. Pode sim, no entanto, aqueles mais peludos e altos não são recomendados.

Prefira os modelos mais lisos e encorpados, como os tapetes de tecido, crochê, sisal etc.

Além deles serem mais resistentes às unhas e dentes dos pets, eles geralmente possuem uma manutenção mais simples também.

3. Invista em uma área exclusiva para ele

Assim como nós, eles também gostam de ter um espaço só para eles. Então vale a pena escolher um cantinho na casa e reservar para eles, colocando uma cama confortável, que pode combinar com a decoração do ambiente, os comedouros e alguns brinquedos.

Um tapete especial e algumas mantas, caso você more em um lugar frio, também são bem-vindos.

4. Comedouros criativos e charmosos

Quando falamos em cães e gatos, é possível encontrar uma variedade imensa de comedouros diferentes, ergonômicos, criativos e muito bonitos que, além de funcionarem como os pratos de água e ração do seu pet, ainda deixaram sua casa com mais estilo.

5. Prateleiras e esconderijos para gatos

Se você tem gatos em casa, sabe que esses animais adoram subir o mais alto possível, ou se esconder.

Isso faz parte do mecanismo de defesa do animal, e pode ser estimulado de uma maneira criativa e bonita.

Decoração para pet - gato na mesa
Os animais precisam sentir-se à vontade no ambiente. Foto: Pixabay

Existem prateleiras, camas suspensas, tocas e mais uma série de itens que podem compor facilmente a decoração da sua casa, tornando o ambiente mais interessante e divertido para ele, e mais bonito para você.

6. Proteja seus bibelôs e enfeites

Se gosta de enfeites e bibelôs pequenos que podem cair e quebrar, tenha cuidado com eles.

Cães têm rabos que, constantemente batem nos objetos e os derrubam. Já os gatos, são animais curiosos, que derrubam as coisas por pura diversão.

Procure colocar esses enfeites longe do alcance deles, seja em prateleiras de difícil acesso, ou em estantes fechadas, como as cristaleiras.

7. Esconda as lixeiras

É comum que cães e gatos se interessem pelo lixo, acabem derrubando as lixeiras e fazendo uma imensa sujeira.

Se você costuma ter esse tipo de problema, vale a pena investir em lixeiras fixas, ou suspensas, ou mesmo embutidas em armários na cozinha e banheiros.

8. Fique atento as plantas dentro de casa

Geralmente, quem gosta de animais de estimação também gosta de plantas, e eles podem conviver em plena harmonia.

No entanto, existe uma série de plantas que são tóxicas para cães e gatos, por isso, antes de encher a casa de vasos, dê uma pesquisada se as plantas escolhidas fazem mal ou não para o seu pet.

Seguindo essas dicas de decoração para quem tem pet em casa e abusando da sua criatividade, certamente você conseguirá compor ambientes bonitos, confortáveis e acolhedores tanto para você como para seu bichinho.

Perguntas Frequentes

Como criar um cantinho para cachorro dentro de casa?

O primeiro é escolher um lugar que seja tranquilo e agradável para o animalzinho, sem que a circulação e tarefas do dia a dia sejam comprometidas. Feito isso, você pode colocar nesse espaço uma cama para o cachorro, os potes de comida e alguns brinquedos.

Como incluir itens para seu pet na decoração?

Existem muitos acessórios pet e itens como camas, plataformas para gatos e brinquedos que podem facilmente fazer parte da decoração de uma casa. Para isso, basta escolher cores que conversem com o ambiente.

Como montar um espaço para cachorro em apartamento?

Para poder acomodar um cachorro em apartamento, basta ter um espaço onde seja possível colocar uma cama e seus acessórios como os pratos de comida e água e brinquedos, e outro espaço onde ele possa fazer suas necessidades.

Tem como criar espaço para cachorro no quarto?

Tem sim. Se seu cãozinho é acostumado a dormir na cama, não existe muito segredo. Do contrário, você pode abrir um espaço para colocar uma caminha ao lado da cama, ou até mesmo abaixo. Existem mesas de cabeceira com espaços para pet, camas com nichos abertos e muito mais.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 9 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.