Oi pessoal, tudo bem?

Estou super empolgada para nossa conversa de hoje pois falaremos sobre dois assuntos que amo: decoração e bichinhos de estimação! Quem tem um amigo de quatro patas em casa (seja gato ou cachorro) sabe o quanto eles são especiais e companheiros incríveis.

Por serem bichinhos bastante ativos, muitas vezes quem paga o pato por toda essa energia são os móveis da casa, né? Por isso pensei em trazer algumas dicas para quem adora ter seu amigo dentro de casa mas não quer deixar de ter uma decoração incrível. Vem comigo saber mais!

Escolha tecidos específicos

Assim como nós, os cães e gatos também adoram um lugarzinho macio para descansar depois de um longo dia. Mas para evitar danos e prejuízos, uma dica é optar por sofás, poltronas e até mesmo puffs com tecidos impermeáveis, como couro, vinil e chenile, pois são mais fáceis de limpar.

poltrona para animais

https://br.pinterest.com/pin/433823376587916771/

Caso seu animalzinho solte muito pêlo, uma dica é colocar mantas ou capas nesses móveis, assim os fiozinhos ficam todos retidos e para limpar, é só lavar. Utilizar esses itens, além de funcional na limpeza, também é uma super oportunidade para inserir um objeto decorativo no ambiente. Opte por modelos com estampas ou cores que complementem a decoração e com fios estreitos que sejam difíceis para os bichinhos arranharem.

sofa com manta para animais

https://br.pinterest.com/pin/394557617344649475/

Móveis comidos ou arranhados

É muito comum que gatos afiem suas unhas nos pés de cadeiras ou sofás e que cães mastiguem móveis, principalmente quando estão trocando os dentinhos. Para evitar desgastes na madeira, uma dica é optar por suportes de ferro ou aço, que são materiais pouco atrativos para os bichinhos.

mesa com cadeiras de metal

Se você não quer deixar de ter o charme e elegância da madeira em sua decoração, mas não quer que os móveis sejam vítimas da hiperatividade dos animaizinhos, a sugestão é colocar protetores de borracha nos pés dos móveis ou arranhadores nos sofás. Estes itens podem ser encontrados facilmente em pet shops ou casas especializadas em animais de estimação.

sofa com arranhador

https://br.pinterest.com/pin/210824826289790697/

Limpeza dos móveis

Quem tem gato ou cachorro em casa sabe que a limpeza é uma etapa que exige bastante cuidado e frequência. Caso seus animais ainda façam xixi nos móveis, é importante que o local seja limpo imediatamente, pois ao longo do tempo a urina pode desgastar e prejudicar seu móvel.

escritorio branco

Evite o uso de produtos químicos fortes na limpeza, pois podem ser agressivos tanto para a saúde do seu bichinho quanto para seus móveis. Prefira remover pêlos de superfícies lisas com panos ligeiramente úmidos ou apenas com sabão neutro. Quanto aos tapetes, procure modelos laváveis ou de materiais sintéticos, pois facilitam a limpeza. Além disso, opte pelos de tons escuros, assim os pêlos não ficam tão aparentes no ambiente.

quarto com tapete

Decoração para cada tipo de animal

Ao contrário do que parece, não estamos falando sobre a personalidade do seu bichinho mas sim quanto ao tamanho. Especificamente alguns cães possuem porte grande, e por vezes, são maiores do que o espaço disponível na casa. Para evitar possíveis acidentes com itens decorativos caindo no chão, o recomendado é deixar os móveis com uma distância entre eles suficiente para que o cachorro possa circular sem esbarrar em nada.

sala de estar completa

Outra sugestão é investir em prateleiras ou cubos e nichos, para que nenhum objeto que possa quebrar ou machucar fique ao alcance dos bichinhos. Se você possui gatos, o ideal é deixar qualquer móvel que possa servir de degrau longe de estantes ou qualquer outro objeto que os bichanos possam se pendurar.

sala de estar com nichos

Espero que tenham gostado das dicas e que te ajudem a deixar sua casa sempre ideal para você e seus amigos de quatro patas!

Até a próxima, pessoal <3