Como acomodar um menino e uma menina no mesmo quarto

É comum que pais com mais de um filho acabem aproveitando o mesmo cômodo para abrigar as crianças. Mas o que fazer quando se trata de um menino e uma menina? O desafio exige criatividade, já que não é possível seguir um design padrão ou temático nas cores azuis e rosa, como é o “tradicional”. A boa notícia é que tem como acomodar um menino e uma menina no mesmo quarto, compondo um ambiente agradável para ambos.

E já que estamos falando do quarto das crianças, que tal considerar a personalidade deles para tomar uma decisão? Todos os irmãos têm uma infinidade de itens dos quais não concordam, mas também costumam ter muito em comum. Conhecer os temas ou cores que ambos estão de acordo é uma maneira segura de começar a projetar um quarto capaz de acomodar um menino e uma menina.

Decoração de Quarto: um Menino e uma menina no mesmo quarto
Decoração de quarto de crianças. Foto: Pixabay

Dito isso, passamos para as dicas práticas, para que você comece a decorar o quarto das crianças hoje mesmo!

Móveis maiores de cores neutras

Quando se trata do quarto para uma criança apenas, é fácil listar suas cores favoritas e abusar delas em todos os itens do cômodo. Porém, neste caso o ideal é não ser tendencioso nem para um lado, nem para o outro. Portanto, a primeira dica é comprar os móveis maiores de cores neutras.

Dois bons exemplos são os móveis brancos ou marfim, que vão deixar a visão geral do quarto mais genérica, enquanto os acessórios e os itens decorativos vão servir como amostras das personalidades das crianças.

Do ponto de vista comportamental, essa ideia é interessante porque evita causar brigas entre irmãos com discussões do tipo “esse quarto é mais meu do que seu” – algo que é bastante comum entre as crianças. É como se você estivesse montando um cômodo neutro, em que ambos têm os mesmos direitos e deveres dentro dele.

Divisão por meio das cores…

Ainda que o ambiente seja pensado para duas crianças, cada uma tem sua personalidade, seus brinquedos preferidos e, naturalmente, vão tentar entender qual espaço pertence a cada um. Cada um com seu cantinho. Essa divisão invisível pode ser feita por meio das cores.

Em um quarto em que uma cama fica do lado da outra, por exemplo, você pode definir as cores das roupas de cama de cada um e ainda compor com adesivos, espelhos decorativos ou quadros na parede, que demonstrem que um lado é da menina e o outro é do menino.

Entretanto, essa dica vai exigir um pouco mais de cuidado na montagem do quarto, uma vez que é fácil “errar a mão” e transformar o cômodo em um verdadeiro carnaval. Assim, se for preciso fazer uma divisão com cores, tente manter o equilíbrio visual e o conforto, colocando somente alguns itens capazes de deixar clara a barreira entre uma área e outra.

…ou os mesmos tons para ambos

Ainda falando de cores, outra solução encontrada por várias famílias é utilizar tons que não são ligados a gênero pela sociedade. Por mais que a gente saiba que rosa e azul são apenas cores, é bem raro um quarto para um menino ter tons de rosa, certo? Dessa forma, para acomodar um menino e uma menina no mesmo quarto, considere ter objetos de tons que não lembram um gênero.

Alguns exemplos dessas cores são verde, amarelo e laranja. Somente com essas opções você já consegue criar uma composição interessante em um cômodo. Essa sugestão é interessante para irmãos de idades bem similares, ou aqueles que não demonstram a necessidade de uma divisão de espaço dentro do quarto.

Menos infantil, mais neutro

Outra dica de ouro para acomodar um menino e uma menina no mesmo quarto é evitar temáticas que são muito relacionadas à fase infantil. Por mais que seus filhos amem o Homem-Aranha, é possível que daqui há alguns poucos anos o gosto já seja outro, exigindo várias mudanças que não seriam necessárias se você optasse por um quarto mais neutro.

Nesse sentido, vale ter elementos que representem a infância que são facilmente trocados, como brinquedos nas prateleiras e roupas de cama. Para os móveis, mantenha linhas e design mais próximo da fase adulta. Isso facilitará o crescimento deles.

Privacidade para as crianças de idades bem diferentes

Montar um quarto capaz de acomodar um menino e uma menina com faixa etária semelhante já é desafiador, mas tudo se torna ainda mais difícil quando as crianças têm idades muito diferentes, com mais de 5 anos entre elas. Isso porque, além da discrepância nos gostos e brincadeiras, a partir de um certo ponto as crianças mais velhas querem ter mais privacidade.

Se isso estiver acontecendo em sua casa, existem algumas possibilidades na decoração. Uma opção simples é a instalar uma divisória de tecido entre uma área e outra do quarto, como uma cortina. Outra sugestão é construir uma parede de poucos tijolos, em que ainda é possível ter a visão geral do quarto, mas oferece algum “abrigo” para que as crianças tenham seus espaços. Fazer isso em ambiente pequeno é mais desafiador, mas é possível.

Não se esqueça da segurança das crianças

A decoração permite que a criatividade aflore, mas quando falamos de um quarto para crianças é importante lembrar do quesito segurança na hora de compor um ambiente. Para quarto infantil, é comum que os pais optem por beliches, porém esse móvel é recomendado somente para crianças mais velhas. Para as pequenas, um modelo bicama é mais seguro.

Outro item que você deve colocar no quarto das crianças pequenas é o tapete, que além de ter função decorativa, evita que uma queda cause um dano maior ao seu filho. Por fim, fique de olho nas janelas e veja se existem formas de a criança acessá-la e, se sim, se há riscos de quedas. Quem mora em apartamento ou em casa de dois andares precisa colocar tela em todas as janelas, para ter mais segurança.

 

E claro, na hora de montar um quarto para as crianças, lembre-se de contar com a opinião delas. Hoje, os pequenos têm acesso à muita informação e certamente poderão dar ideias preciosas para deixar esse ambiente super agradável.

Web Stories

Avalie este artigo

5/5 - (1 votos)
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Pós-graduada em Marketing e Vendas com experiência na área do design, tem vivência na criação e desenvolvimento de materiais gráficos, desenhos animados, campanhas online e conteúdo escrito. Dentre as atividades que realiza, escrever é uma grande paixão. Viajar, ler, estar com quem ama e aprender algo novo estão na lista de coisas que mais gosta de fazer.

Posts Relacionados

2 respostas
  1. Parabéns e o artigo esta perfeito e bem explicativo sobre o
    assunto. Infelizmente tem poucos sites abordando sobre
    esse assunto. Compartilhei no meu twitter e facebook.

  2. A internet hoje em dia ajuda muito com informações e leva
    as pessoas a lugares que nunca imaginou, porém tem
    alguns artigos na internet que é pura perda de tempo.
    Posso afirmar esse seu artigo ajudou muito e também é
    extremamente útil. Obrigado pela informação e
    compartilhei no meu facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.