12 Dicas para organizar os sapatos

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Você tem uma infinidade de sapatos e não está sabendo como organizá-los? Não se preocupe, neste artigo mostraremos algumas dicas para organizar os sapatos de maneira funcional.

Algumas pessoas possuem muitos pares de sapato, ou mesmo moram em casas e apartamentos que são pequenos e não dispõem de muito espaço para organizar suas coisas pessoais, deixando seus calçados geralmente jogados, ou guardados de qualquer jeito.

Se você está em uma dessas situações mencionadas e não sabe mais o que fazer para organizar os seus sapatos, acompanhe este artigo e conheça algumas dicas simples e muito eficientes para conseguir uma boa organização e ainda prolongar a vida útil dos seus calçados.

Primeiros passos para organizar sapatos

Qualquer tipo de organização que você deseje implementar em sua casa ou no dia a dia precisa ser planejada. Por isso, quando falamos em organizar sapatos é importante realizar um planejamento antes de colocar em prática qualquer dica de organização.

Esse planejamento pode ser dividido em 3 etapas:

1. Estudo do espaço físico

O primeiro passo para promover uma boa organização de sapatos é analisar com atenção o seu espaço físico disponível para isso.

Algumas pessoas possuem sapateiras, outras, terão como organizar os sapatos no guarda-roupa, já algumas não possuem nenhum espaço fechado.

Veja com cuidado qual o espaço que você tem para organizar seus calçados, pois isso será importante para lhe ajudar a definir o tipo de organização mais adequada para você.

2. Doe sapatos que não são usados

É muito comum encontrar pessoas que possuem alguns ou muitos pares de sapatos que não são usados, e ficam guardados apenas ocupando espaço. Se este é o seu caso, vale a pena separá-los e doá-los, ou até mesmo vendê-los.

Além de dar uma nova chance para que esse calçado seja usado, ao fazer isso você tornará sua organização mais prática e rápida.

3. Aproveite para higienizar corretamente seus sapatos

Alguns tipos de materiais usados em calçados necessitam de uma higienização e manutenção específica para que durem mais. Esse é o caso do couro natural, por exemplo, que de tempos em tempos, precisa ser limpo e hidratado.

Aproveite esse momento de organização para descobrir se seus calçados precisam desses cuidados especiais, e crie uma rotina de manutenção para eles.

Dicas de como organizar os sapatos

Como Organizar os sapatos
Aprenda a organizar os sapatos. Foto: Pixabay

Acompanhe a seguir algumas ideias para organizar os calçados de maneira simples e práticas:

1. Invista em um organizador para sapatos

Existem no mercado vários modelos de organizadores de sapatos que podem funcionar muito bem para você.

Pesquise as possibilidades existentes e veja qual se adequa melhor ao seu caso.

2. Organizar sapatos em caixas

Se você tem um bom espaço para organizar seus sapatos e não deseja deixá-los expostos, as caixas podem ser uma boa alternativa.

Há caixas de diferentes modelos, transparentes, de papelão, de tecido, ou até mesmo aquelas que podem ser feitas em casa, que funcionam muito bem para organizar os sapatos de uma maneira prática.

3. Organizar os sapatos na sapateira

Se você tem um móvel exclusivo para guardar seus sapatos, vale a pena seguir o método de organização comum a armários, colocando nos espaços mais acessíveis aqueles sapatos que são usados com mais frequência.

4. Arrumar os sapatos em prateleiras

Para pessoas que não possuem sapateiras ou espaços dentro do guarda-roupa, as prateleiras para organizar sapatos são uma boa alternativa.

Basta escolher prateleiras do seu agrado e fixá-las em um local de fácil acesso que combine com a disposição dos seus móveis e decoração do ambiente.

5. Organizar sapatos com pouco espaço

Se você tem pouco espaço, inclusive para colocar prateleiras, organizadores de pendurar como aqueles com bolsinhos, pode ser uma boa alternativa.

Existem alguns modelos que podem ser facilmente pendurados atrás de portas, ou mesmo dentro de guarda-roupa.

6.  Organizar sapatos em gavetas

Se tem gavetas grandes e livres, organizar seus sapatos nelas pode ser uma boa.

Um bom exemplo de gavetas que podem ser usadas para guardar sapatos são aqueles gavetões embaixo de camas.

7. Organizar sapatos em cabides

Existe no mercado alguns cabides específicos para botas e calçados que permitem que os sapatos sejam pendurados sem estragar.

Além desses cabides específicos, você pode pendurar alguns sapatos, como sapatilhas, usando cabides simples com prendedores de roupas. Basta encaixar o prendedor dentro do peito do calçado.

8. Organizar sapatos nas caixas

Uma outra maneira de organizar seus sapatos, é utilizando suas próprias caixas.

Para facilitar essa organização, vale a pena investir em etiquetas de identificação, para que na hora de buscar por um determinado par você não se perca.

9. Organizar sapatos em sacos

Outra maneira para organizar sapatos evitando que eles fiquem jogados e se percam são os sacos.

Existem diversos modelos de sacos de tecidos, plásticos e outros materiais que podem ser usados para organizar seus calçados.

Essa dica é muito interessante para quem deseja guardar os sapatos dentro do guarda-roupa, mas o espaço é pequeno.

10. Estante modular para organizar os sapatos

Para as pessoas que possuem um espaço sem uso e desejam aproveitá-lo para organizar os calçados, a estante modular para organizar os sapatos é uma boa saída.

Existem diferentes modelos capazes de combinar com inúmeras decorações de ambiente, e que podem ser o número de prateleiras necessárias para cada pessoa.

11. Organizar sapatos no guarda-roupa

Você poderá encontrar uma série de possibilidades para organizar sapatos no guarda-roupa, sacos para calçados, caixas específicas, as próprias caixas dos sapatos e até mesmo organizadores especiais em que você encaixa os dois pés do mesmo par e armazena.

12. Organizar sapatos na entrada

Se você tem o hábito de não entrar em casa calçado, também deve buscar por dicas de como organizar sapatos na entrada de casa.

Essa organização pode ser feita com caixotes, móveis baixos, prateleiras e mais uma série de possibilidades.

Além dessas dicas para organizar os sapatos que mostramos aqui, existe mais uma série de possibilidades para organizar os sapatos de maneira criativa, aproveitando diferentes espaços e situações. Use sua criatividade e veja qual a sua necessidade para manter os calçados sempre organizados.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.