Escolhendo a mesa ideal para a sala de jantar

Chega de comprar móveis e depois se arrepender. Leia nosso post e aprenda como optar pela mesa ideal para a sala de jantar sem errar.

A mesa de jantar é o palco para refeições e também para risos e momentos agradáveis entre familiares e amigos. Por essas razões, esse móvel deve suprir às necessidades de uso e fazer da sala de jantar um ambiente confortável e receptivo.

Elaboramos esse post para abordar os principais aspectos que você deve ponderar ao pesquisar e decidir qual a mesa compatível com sua morada.

Escolhendo a mesa ideal para a sala de jantar
Escolhendo a mesa ideal para a sala de jantar. Foto: Pxhere.

O que analisar para selecionar a mesa ideal para a sala de jantar

A mesa de jantar ajuda a determinar o visual e a atmosfera que a sala de jantar irá transmitir aos moradores e convidados. A fim de garantir o estilo desejado e o conforto para seu lar, vamos te ensinar:

  • quais são as medidas que você precisa conferir antes de adquirir qualquer mesa;
  • a escolher a forma geométrica de mesa ideal para a sala de jantar que você possui;
  • quais são os materiais comuns e seus pontos desejáveis e indesejáveis;

Dê olho nas medidas

As medidas da sala de jantar irão determinar a adequação e a possibilidade de uso funcional da mesa dentro do cômodo.

Realizar a medição da sala e elaborar uma planta do espaço disponível para acomodar a mesa ideal para a sala de jantar são ações que tornarão o processo mais simples. Com tais dados em mãos, considere as seguintes medidas:

Espaço individual

Ao pesquisar e avaliar os modelos disponíveis no mercado, busque por um móvel que ofereça o espaço individual necessário para que cada sujeito sentado à mesa possa movimentar seus braços ao realizar as refeições. No caso de uma mesa em forma de retângulo, por exemplo, cada pessoa carece de uma área com 60 cm de comprimento e 30 cm de largura.

Espaço para uso e circulação

Além de se atentar ao espaço preenchido pela mesa, é preciso dedicar uma área livre para que os indivíduos possam afastar o assento da mesa e se sentar confortavelmente. Para isso, um intervalo mínimo de 90 cm entre a mesa e a parede ou qualquer móvel deve ficar vago.

Outros 90 cm livres serão necessários para favorecer a movimentação ao redor da mesa enquanto a mesma estiver em uso.

Analisando os formatos

A forma geométrica da mesa ideal para a sala de jantar deve ser selecionada com base no espaço e formato do cômodo. Escolher uma mesa que combine com a forma do cômodo irá produzir balanço e harmonia visual. Para descomplicar a escolha vamos explorar os pontos positivos de cada formato:

Mesas de jantar retangulares:

Trata-se do formato mais tradicional e popular no mercado de móveis, o que proporciona muita liberdade de escolha no momento da compra. Visto que a maioria das salas de jantar apresenta a forma de um retângulo, essa espécie de mesa é uma inclusão segura e harmoniosa para muitos lares.

Mesas de jantar retangulares também se adequam com facilidade a salas estreitas e longas, assim como combinam com espaços abertos, como salas de jantar integradas à cozinha.

Mesas de jantar quadradas:

Tal formato é recomendado para cômodos menores e igualmente quadrados. Essa combinação promove uma atmosfera intimista e favorece a conversação e a interação entre os moradores ou convidados sentados à mesa.

Mesas de jantar redondas:

A ausência de cantos é uma característica que faz da mesa redonda uma mesa ideal para a sala de jantar compacta. De forma semelhante à mesa quadrada, o formato redondo facilita conversas e produz uma sensação de intimidade e aconchego.

Mesas de jantar ovais:

Elas unem aspectos presentes na mesa retangular e na redonda. A forma estreita aliada à ausência de cantos faz da mesa oval uma opção mais eficiente, em comparação à mesa retangular, no quesito poupar espaço. Seu visual fora do padrão é um bom meio de modernizar a decoração.

Opções de material

O material mais apropriado para a mesa ideal para a sala de jantar da sua casa será aquele que melhor se adequar às suas demandas de uso e também ao seu orçamento. Abaixo listamos as qualidades e os pontos fracos dos materiais mais comuns na fabricação de mesas.

Madeira maciça:

Mesas de madeira trazem consigo uma atmosfera de aconchego e tendem a durar por anos e anos se bem preservadas. Os contras são o preço elevado, a vulnerabilidade à umidade e o peso.

Vidro:

Mesas com superfície de vidro promovem um visual moderno e perfeito para apartamentos ou casas pequenas, visto que a transparência faz com que o espaço pareça amplo. Elas são fáceis de limpar, porém podem riscar, lascar e até rachar se expostas a temperaturas muito elevadas.

Pedra:

Modelos de granito ou mármore são opções de mesas com muita qualidade e visual luxuoso. Elas são resistentes ao calor e muito duráveis. Os pontos negativos são o preço elevado, os riscos que tendem a aparecer na superfície devido ao uso e o peso.

MDF e MDP:

Mesas fabricadas com esses materiais apresentam mais opções de estilos e cores do que as mesas de madeira. Elas são mais acessíveis financeiramente, leves e fáceis de limpar. O ponto negativo é a vulnerabilidade à umidade.

Coloque em práticas as orientações dadas em cada uma das seções de nosso texto e você encontrará a mesa ideal para a sala de jantar do seu lar.

Perguntas Frequentes

Qual o espaço ideal para uma mesa de jantar?

Para garantir o funcionamento do cômodo e o uso confortável da mesa, é preciso reservar uma área livre entre a parede e a mesa. Idealmente, o espaço deve ser de 1,10 cm a 1,20 cm. Mas, se não for possível, deixe, ao menos, 90 cm para que as pessoas possam se levantar, sentar confortavelmente e circular ao redor da mesa.

Como escolher mesa de jantar para apartamento pequeno?

Selecione mesas com formato circular ou oval, porque a ausência de cantos economiza espaço e facilita a circulação ao redor do móvel. Em relação ao material, modelos com tampo de vidro, devido a sua transparência, ajudam a criar a impressão de amplitude em ambientes restritos. O mesmo efeito é alcançado por mesas com tons claros.

O que colocar em cima da mesa da sala de jantar?

Diferentes elementos decorativos podem embelezar o centro da mesa de jantar, dentre eles, os mais comuns são: arranjos de flores, fruteiras de mesa e cestas decorativas. Também é possível decorar com velas dispostas sobre castiçais ou bandejas decorativas (sejam elas tradicionais ou eletrônicas), esculturas, enfeites de mesa de crochê ou peças artesanais.

Últimos Web Stories

Avalie este artigo

3/5 - (2 votos)
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!