Espada de São Jorge como cuidar: Veja 15 dicas de cultivo e curiosidades

Espada de São Jorge como cuidar: A planta é muito comum em jardins, parques e quintais. Seu cuidado é bem simples, porém, é importante ficar atento para alguns detalhes. Para saber a melhor forma de cultivá-la, confira em nosso conteúdo exclusivo da KD e saiba mais!

Espada de São Jorge como cuidar

A Espada de São Jorge é uma planta que tem como principal característica o seu caule ereto e folhas longas e pontiagudas. Ela é uma planta bastante ornamental e pode ser cultivada tanto em vasos quanto no jardim. A seguir, separamos algumas dicas de como cuidar da Espada de São Jorge.

Espada de São Jorge em vaso com parede branca atrás
Espada de são Jorge. Foto: Pexels

Origem

A Espada de São Jorge é uma planta da família das Aspleniáceas, nativa da Ásia e da Austrália. Seu nome científico é Asplenium nidus e sua denominação popular é orientalis. No Brasil, é conhecida também como Asplênio, Espada-de-São-Jorge, Samambaia-de-São-Jorge e Samambaia-de-Cauda-de-Veado.

Veja também: Como cuidar de Azaleia!

Como plantar

Para plantar a Espada de São Jorge, é recomendado o uso de sementes ou estaquia. A melhor época para plantar é entre os meses de setembro e outubro, pois as temperaturas são mais amenas. Para plantar as sementes, basta colocá-las em uma vasilha com uma mistura de areia e terra, umedecendo a mistura e cobrindo a vasilha com plástico. Deixe a vasilha em um local iluminado, mas sem receber diretamente os raios do sol, por cerca de 15 dias. Após esse período, as sementes devem germinar e, então, é só transplantá-las para o local definitivo.

Qual substrato ideal

O substrato ideal para a Espada de São Jorge é composto de areia, terra e musgo. A areia dá estrutura à mistura, a terra proporciona nutrientes e o musgo mantém a umidade.

Folhas da planta Espada de São Jorge
Folhas de Espada de São Jorge. Foto: Pixabay

Como regar

A Espada de São Jorge deve ser regada com frequência, uma vez que ela é uma planta que precisa de muita umidade. No entanto, é importante não encharcar o substrato, pois isso pode causar podridão das raízes. A rega deve ser feita com água da chuva ou da torneira, desde que não esteja muito calcareada.

Saiba como cuidar de Zamioculca!

Espada de São Jorge como cuidar: adubar

A Espada de São Jorge deve ser adubada duas vezes ao ano, uma no início da primavera e outra no início do outono. O adubo ideal para ela é o orgânico, que pode ser comprado em lojas especializadas ou feito em casa com compostagem.

Ressaltamos ainda, que para adubar a planta de uma forma mais segura, saudável e benéfica, é importante sempre optar por um adubo orgânico. Mas lembre-se de adubar a Espada de São Jorge, apenas quando necessário, para não intoxicar a planta, o que poderia até mesmo, levá-la à morte.

Dicas de cultivo

Quer saber mais sobre a Espada de São Jorge como cuidar? Então confira a seguir, algumas dicas de cultivo e saiba mais! Veja já:

  • A Espada de São Jorge não tolera o calor intenso, então é importante mantê-la em um local bem iluminado, mas sem receber diretamente os raios do sol.
  • Ela também não tolera o frio intenso, então é importante protegê-la do vento e do frio excessivo.
  • Quando for transplantar a Espada de São Jorge, faça o procedimento com cuidado para não danificar as raízes.
  • A Espada de São Jorge precisa de muita umidade, então é importante regá-la com frequência. No entanto, não encharcar o substrato para evitar podridões.
  • A Espada de São Jorge também precisa de muitos nutrientes, então é importante adubá-la duas vezes ao ano.
Espada de São Jorge como cuidar em vasos
Planta em um vaso. Foto: Pixabay

Clima adequado

A Espada de São Jorge é uma planta que precisa de clima tropical ou subtropical para se desenvolver. No Brasil, ela pode ser cultivada em todas as regiões, desde que haja proteção contra o frio intenso e o calor excessivo.

Aprenda como cuidar de Avenca!

Como cultivar em vasos

A planta pode ser cultivada em vasos, desde que sejam bem grandes e que possuam drenagem adequada. O substrato ideal é composto de areia, terra e musgo, e deve ser bem umedecido. A planta também precisa de muita luz, mas sem receber diretamente os raios do sol.

Espada de São Jorge como cuidar: doenças e pragas

As Espadas de São Jorge são plantas bastante resistentes e raramente sofrem com doenças ou pragas. No entanto, alguns cuidados são importantes para evitar problemas.

O principal problema que pode afetar as espadas de São Jorge é o ataque de insetos sugadores, como pulgões e ácaros. Esses insetos sugam a seiva da planta, o que pode causar o amarelecimento das folhas e o atraso no crescimento.

Para evitar o ataque de insetos sugadores, é importante manter a planta bem limpa, sem folhas mortas ou outros resíduos. Além disso, é importante fazer a adubação correta, para que a planta não fique fraca e vulnerável ao ataque, sendo assim, adube com a frequência e a quantidade correta, para garantir que sua Espada de São Jorge estará forte e saudável!

Folha de uma Espada de São Jorge em meio a pedras
Folha de espada de São Jorge. Foto: Pixabay

Tratamento

O tratamento para as doenças e pragas da espada de São Jorge é feito com inseticidas e fungicidas específicos para cada problema.

Para o controle de insetos sugadores, como pulgões e ácaros, ou de doenças fúngicas, como o míldio é importante aplicar inseticidas e fungicidas preventivamente, seguindo as instruções do fabricante.

Como usar na decoração

A Espada de São Jorge é uma planta bastante ornamental e pode ser usada na decoração tanto do jardim quanto da casa. Ela pode ser cultivada em vasos ou no chão, e fica bem em qualquer ambiente.

Saiba como cuidar de Arruda!

Benefícios

A Espada de São Jorge é uma planta medicinal e possui diversos benefícios para a saúde. Ela é indicada para o tratamento de problemas respiratórios, como asma e bronquite, e também para o tratamento de problemas digestivos, como diarreia e cólicas. Além disso, a planta também é indicada para o tratamento de feridas e queimaduras.

Espada de São Jorge plantada em um aso de palha
Espada de são Jorge em um ambiente interno. Foto: Pexels

Curiosidades

Conheça a seguir algumas curiosidades sobre a Espada de São Jorge como cuidar e outras informações:

  • A Espada de São Jorge é uma planta da família das Aspleniaceas, nativa da Ásia e da Austrália.
  • Seu nome científico é Asplenium nidus e sua denominação popular é orientalis.
  • No Brasil, é conhecida também como Asplênio, Espada-de-São-Jorge, Samambaia-de-São-Jorge e Samambaia-de-Cauda-de-Veado.
  • A Espada de São Jorge é uma planta que tem como principal característica o seu caule ereto e folhas longas e pontiagudas.
  • Ela é uma planta bastante ornamental e pode ser cultivada tanto em vasos quanto no jardim.
  • A Espada de São Jorge precisa de clima tropical ou subtropical para se desenvolver. No entanto, ela pode ser cultivada em todas as regiões, desde que haja proteção contra o frio intenso e o calor excessivo.

E aí gostou?

Gostou do nosso conteúdo sobre a Espada de São Jorge como cuidar? Então confira muito mais em nosso site da KD e aprenda como cultivar diversas plantas, como as babosas, suculentas e cactos, ou ainda a rosa do deserto, flor de maio e diversas outras espécies, confira já!

Perguntas Frequentes

Onde posso plantar a planta espada de São Jorge?

A planta espada de São Jorge pode ser plantada em qualquer lugar que receba bastante luz solar, pois ela precisa de muita luz para crescer.

Como cuidar da planta espada de São Jorge?

É importante regar a planta espada de São Jorge regularmente, especialmente durante o verão, pois ela pode sofrer com a falta de água. Além disso, é importante fertilizar a planta a cada três meses para garantir que esteja recebendo os nutrientes necessários.

Por que ter uma Espada de São Jorge em sua casa?

A planta é muito conhecida por purificar o ar dos ambientes e trazer boas energias, deixando o local mais leve e tranquilo. Além disso, a planta estimula a criatividade e melhora o desempenho nas suas atividades, sendo uma ótima opção para um espaço home office!

Quanto tempo a Planta Espada de São Jorge leva para crescer?

A Planta Espada de São Jorge leva cerca de 2 anos para atingir a sua maturidade.

Posso colocar a Planta Espada de São Jorge dentro de casa?

Sim, você pode colocar a Planta Espada de São Jorge dentro de casa, desde que ela receba bastante luz solar.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 6 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.