Espelho Espelho Meu7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Há algum lar mais bem decorado com espelhos do que o meu? Acompanhe nosso post para saber como o espelho pode ser incorporado na decoração.

Foi-se o tempo que o espelho ficava somente no banheiro (ou só nos contos de fada). Agora, ele pode ser o ponto focal da decoração de qualquer lugar da casa. O objeto tem potencial de transformar o ambiente, alterando a sensação de profundidade, amplitude e até a iluminação.

Espelho Espelho Meu
Espelho Espelho Meu. Foto: Pixabay.

14 dicas para utilizar o espelho na decoração

O espelho apresenta muito mais do que seu aspecto utilitário. Na decoração, ele pode ser incorporado de diversas formas e também exige algumas atenções especiais para garantir o sucesso da decoração.

Acompanhe nosso post para saber 14 formas e dicas para decorar com espelhos sem erro e fazer com que o lar mais bem decorado com espelho de todos seja o seu.

1. De olho no reflexo

Ao planejar o local onde o espelho ficará é necessário ter atenção ao espaço que aparecerá no reflexo. Isso porque ele pode revelar áreas pessoais e íntimas, como o interior do quarto ou banheiro, que você não deseja expor.

2. Refletir algo especial

Essa dica vai na contramão da anterior, pois o espelho pode ser posicionado a fim de dar destaque ao que é refletido. Pinturas, esculturas, lustres elaborados ou itens de valor simbólico podem transformar o cômodo e presentear os olhos ao serem duplicados.

3. Colocar o espelho no hall de entrada

Espelho no hall de entrada trará amplitude e luminosidade a esta região tão utilizada. Ele também tem um papel funcional, visto que o hall é o “ponto de parada” ao sair e chegar em casa. Assim, é útil ter um espelho para checar o visual.

4. Capriche na fixação

Espelhos são extremamente frágeis, portanto fixá-los na parede com segurança é uma medida necessária para evitar acidentes e quedas. As maneiras de fixar são muitas e podem envolver, ou não, furos.

As opções de instalação com furos oferecem um gama de botões e parafusos. Há os botões com rosca interna, os de pressão e prolongadores. As instalações sem furo também envolvem peças variadas, como botão francês (finesson), garra S e suportes plásticos.

Colar o espelho também é possível, desde que utilize os materiais adequados. Alguns exemplos são silicone adesivo e fitas dupla face específicas. A técnica adequada depende das suas preferências pessoais.

5. Favoreça a luz natural

Mais uma vez, posicionamento é chave. Deixe o espelho posicionado de forma a refletir a luz natural vinda da janela. Isso aumentará a claridade, o clima de aconchego e exaltará a beleza dos raios de sol.

6. Olhar atento à interação entre lâmpadas e espelhos

O reflexo das lâmpadas no espelho precisa ser levado em conta. Faça testes antes de fixar o objeto definitivamente. Assim, serão evitados reflexos intensos que podem ser desagradáveis aos olhos e gerar distrações.

7. Molduras mudam tudo

Espelhos são extremamente versáteis. Eles podem ter ares modernos, sofisticados, delicados, ousados, românticos e etc.

A moldura tem papel determinante no estilo que o objeto transmitirá. Por isso, use e abuse das possibilidades de molduras para expressar seus gostos decorativos e adequar o espelho ao restante do ambiente.

8. Vá além dos retângulos

Os modelos retangulares são, sem dúvida, os mais comuns. Porém você não precisa se restringir a eles. Explore e escolha formas menos usuais como círculos, quadrados, formas com contornos sinuosos, pontas arredondadas, entre outros modelos disponíveis no mercado.

9. Espelhos, espelhos meus

O espelho é um objeto que funciona muito bem quando combinado com outros espelhos. Portanto, uma espécie de “galeria de fotos”, mas com espelhos pode ser elaborada e instalada em um cômodo com pouca informação visual.

Ao planejar o posicionamento das peças, pense na composição como um todo. Trate os objetos como membros uma peça única.

Para ousar na decoração, combine molduras com estilos diferentes que partilhem as mesmas cores, para garantir harmonia entre elas.

Os painéis espelhados decorativos são outra forma em que muitos espelhos combinados criam um efeito estonteante.

10. Móveis espelhados

Pequenas peças de mobília com revestimento espelhado dão um toque especial quando utilizadas corretamente. A dica é não colocar mobiliários desse tipo em local pequenos e repletos de objetos.

Aposte em móveis espelhados pequenos como aparadores, buffets, mesas de centro e de cabeceira em cômodos amplos e espaçosos.

11. Pequenos espaços, grandes espelhos

Não tenha receio de decorar espaços pequenos com espelhos grandes porque o resultado pode te surpreender. O espelho de grande porte criará a sensação de que o espaço é mais amplo.

Peças maiores também funcionam bem em áreas estreitas como corredores. Nesse caso, além da amplitude, o espelho pode contribuir para favorecer a luminosidade, visto que corredores podem apresentar algumas falhas na iluminação.

12. Não pendure o espelho sem auxílio

Essa dica é frequentemente dada ao pendurar quadros, mas também é válida para espelhos. Não o pendure sem o auxílio de pelo menos duas pessoas. Mas por quê?

Enquanto duas pessoas seguram o objeto, você pode conferir se o posicionamento está correto e testar posições diferentes.

13. Escolha a altura ideal

Dando sequência à comparação com quadros, recomendamos que a altura seja bem planejada. Pinturas exigem posicionamento específico no nível do olhar, mas os espelhos apresentam maior liberdade nesse quesito.

A depender do efeito que se quer alcançar e do que se deseja refletir, a altura pode variar. Colocá-lo no nível do olhar funciona, mas você pode explorar outras alturas.

14. Cuidado para não exagerar

Com tantas possibilidades, exagerar no uso dos espelhos é um perigo a ser evitado. Muitos espelhos ou objetos espelhados em geral em um só ambiente podem criar muita informação visual e tornar o local desagradável.

Evite instalar muitos espelhos ou móveis com revestimento espelhado em cômodos que já possuem bastante mobília e/ou outras informações visuais, como cores vibrantes e numerosos elementos decorativos.

Já escolheu qual dica de decoração com espelho você irá implementar na sua casa? Com essas dicas você pode alterar os ambientes do lar com esse objeto versátil e muito conhecido. Boa decoração!

Perguntas Frequentes

Como usar espelhos na decoração?

Ao utilizar espelhos na decoração, você deve lembrar que essa peça deve combinar com o estilo do espaço. Isso porque o espelho pode trazer muita personalidade, seja por conta do seu formato ou da sua moldura. Contudo, não tenha medo de utilizar espelhos grandes, pois além de gerar amplitude, ainda trará mais iluminação.

Pode-se colocar espelhos em paredes com papel de parede?

A resposta é sim, mas é preciso ter cuidado. Isso porque pode acabar ficando bagunçado, ou havendo muita informação no mesmo espaço, principalmente se a estampa e a moldura forem muito marcantes. Combinar um espelho em uma parede lisa em um ambiente que possui papel de parede pode funcionar melhor.

Como escolher a parede para colocar os espelhos?

Para escolher a parede que vai colocar o espelho, é preciso pensar no objetivo. Se ele for colocado em um espaço pequeno, colocar na parede do fundo pode dar uma sensação de amplitude. Já se a intenção for dar mais luminosidade, colocar o espelho em frente a janelas ou varandas é a melhor opção. É preciso tomar cuidado, no entanto, com o reflexo do espelho.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.