Estampa Floral na decoração7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

A estampa floral harmoniza com diferentes estilos e pode ser combinada com outras estampas para uma decoração mais ousada.

A estampa floral faz presença tanto no mundo da moda, quanto no da decoração. Embora seja considerada por alguns como antiquada, “coisa de vovó”, ela é mais versátil do que se pode imaginar.

Ela pode ser incorporada em cômodos com estilo moderno, vintage, boho, entre outros. Além disso, as estampas florais oferecem muita liberdade ao decorar, pois estão disponíveis nos mais variados tamanhos, cores e estilos.

Estampa Floral
Estampa Floral. Foto: Pixabay.

6 dicas para utilizar a estampa floral na decoração

Seja em tecidos, móveis ou paredes, as estampas florais podem figurar todos os cantos da casa. Acompanhe nosso post para saber como planejar a adição de florais à sua decoração, quais mudanças simples e práticas podem ser tomadas e até como combinar outras estampas com o padrão floral.

1. Primeiro passo: atenção ao ponto de partida

Antes de se aventurar por lojas e implementar mudanças nos cômodos e na decoração, uma etapa importante deve ser feita.

Trata-se de observar e analisar a decoração preexistente. Veja qual é o estilo predominante, qual é a paleta de cores dos móveis e paredes do cômodo a ser decorado, observe as estampas e tecidos. O que você deseja manter? E o que deseja mudar?

Esses questionamentos auxiliarão na escolha da estampa e da forma na qual ela será incorporada à decoração. Isso porque o segredo para uma decoração bem sucedida é harmonizar os elementos novos aos antigos.

2. Incorporando as flores aos poucos

Se estiver com receio de realizar mudanças permanentes ou mais radicais, você pode inserir a estampa floral em itens decorativos como quadros, abajures e vasos.

Cada cômodo apresentará oportunidade específicas para que você insira o padrão floral. Na cozinha, uma toalha de mesa florida transformará o lugar. E, se enjoar, basta trocar.

O mesmo vale para as capas de almofadas do sofá. Várias almofadas com estampas sortidas caem bem com sofás em tonalidades sóbrias, como marrom, preto e outras cores neutras.

Essas são ótimas maneiras de experimentar estampas florais variadas até ter certeza de que o estilo ideal foi encontrado.

3. Adequar o estilo da estampa aos propósitos dos cômodos

Cada cômodo da casa exige uma atmosfera diferente. Isso deve ser levado em conta ao escolher o estilo e cores da estampa floral.

O quarto, por exemplo, pede um clima de tranquilidade e serenidade, por isso, busque estampas com detalhes floridos menores e cores suaves.

O mesmo pode ser dito em relação aos ambientes destinados às atividades que exigem foco e concentração, como escritórios, locais de estudos e home office.

Em contrapartida, a sala de estar, por sua natureza receptiva, de lazer e confraternização, aceita estampas com flores maiores e cores vibrantes.

4. Tons neutros para harmonizar

Estampas florais podem trazer muita alegria e cor aos ambientes. Mas é necessário não sobrecarregar o local com muitas cores vibrantes. Por isso, se escolheu estampas coloridas, complemente o restante da decoração com elementos em tons neutros.

Essa medida manterá o ambiente harmônico, pois a neutralidade criará um contraponto à vivacidade das estampas. Dessa forma, para manter o ambiente balanceado incorpore variações de bege, marrom, preto, branco ou off whites.

5. Uma estampa floral para cada estilo

Como indicamos, é recomendável utilizar estampas florais que conversem com o estilo do cômodo a ser decorado. Para exemplificar isso, coletamos algumas sugestões de estampas para combinar com estilos comuns de decoração.

Vintage

Os padrões florais são companheiros de longa data da estética vintage. Esse tipo de decoração combina com estampas delicadas compostas por flores pequenas e arabescos em tons pastéis.

Moderna

Decorações modernas podem ser complementadas com estampas florais maiores.  Em relação às cores, pode-se optar por estampas com apenas uma cor neutra, como preto e branco, ou tons mais vibrantes como laranja, azul ou amarelo. Em ambientes modernos, as estampas podem ser aplicadas às almofadas e aos estofados. 

Boho

Ambientes com atmosfera boho combinam com estampas com flores grandes e repletas de cores. Os padrões florais com ares tropicais, com tons quentes ou vibrantes em geral são opções que harmonizam com a estética boêmia.

O estilo descontraído e alegre do boho é favorável à incorporação de diversas estampas, dessa forma, é possível se aventurar e investir em um mix de padrões.

Provençal

A decoração provençal com sua delicadeza, leveza e romantismo pede estampa floral com flores miúdas. Paletas de cores tranquilas e pálidas, como variações de lilás, rosas, azuis, são as mais recomendáveis para abraçar a atmosfera provençal.

6. Combinando estampas

Combinar estampas com estampas? Sim, é possível. Essa é uma escolha ousada, divertida e que, certamente, fará a decoração do seu cômodo se destacar.

Porém, é preciso ter atenção para não exagerar e deixar o ambiente com muita informação visual. Separamos dicas do site especializado em decoração Hayneedle para te guiar nessa tarefa.

Logo abaixo, vamos falar sobre algumas estampas que fazem um belo par com os florais. Mas, antes, aqui vai uma dica geral: a maneira mais segura e fácil de não errar ao misturar padrões é escolher uma paleta de cor comum a eles. Ou seja, escolha padrões diferentes, mas que tenham cores em comum. Dessa forma, haverá um “fio condutor” que criará coesão.

7. Padrões que combinam com floral

Padrões florais são bem versáteis, podem trazer ares românticos, femininos, ousados, clássicos, contemporâneos e até ecléticos. Tudo depende do que é combinado com os florais. Veja exemplos de estampas que podem ser aliadas ao floral na decoração.

Listras são uma espécie de coringa das estampas. Elas combinam com muitos padrões diferentes, como xadrez, poá, estampa damasco e, claro, com estampa floral. Semelhante às listras, a estampa chevron também costuma combinar com quase tudo, por isso pode uni-la aos florais sem medo.

Estampas geométricas quando aliadas ao floral vão trazer um toque de modernidade. Já a dupla poá e floral deixará o ambiente delicado e feminino. E, para alcançar um estilo mais tradicional, o xadrez é a opção certa.

Aproveite a versatilidade da estampa floral para renovar a decoração do seu lar e deixá-lo mais florido. Recorra às nossas dicas no processo e decore sem medo.

Perguntas Frequentes

Em que móveis pode-se usar a estampa floral?

Por ser bastante versátil, a estampa floral fica bem em diferentes móveis e ambientes. Ela pode ser usada para revestir sofás, poltronas e até mesmo cadeiras da sala de jantar. Vale lembrar que elas precisam combinar com o restante da decoração do cômodo.

Estampa floral está na moda?

Ela é atemporal, por isso a estampa floral nunca sai de moda, porém, a forma como ela é apresentada pode mudar. As tendências que estão em alta são as com fundo preto e as que combinam cores como azul e rosa.

Qual a melhor estampa floral para o sofá?

A melhor é a que combine com o restante da decoração. Para uma mais neutra, opte por flores com desenhos pequenos e cores mais neutras; já para criar um ponto de destaque no sofá, escolha cores mais vivas e com desenhos maiores.

Posso combinar estampas florais na decoração?

Sim, desde que não fique em excesso. É possível usar estampa floral diferente no sofá e na poltrona ou no sofá e nas almofadas de decoração. Uma dica é, quando for fazer a combinação, optar por um floral com desenhos menores.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + nove =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.