Guia para usar as estampas geométricas na decoração6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Anda pensando em usar estampas geométricas na decoração? Então, saiba que será preciso tomar alguns cuidados. Acompanhe no texto!

Estampas geométricas na decoração podem trazer um incrível visual para o ambiente. Mas, se mal utilizadas, elas podem causar a sensação de estranheza e até destoar do restante do ambiente.

As estampas geométricas são formadas por linhas retas. Normalmente, elas formam quadrados, retângulos e triângulos. Mas podem ir bem além: hexágonos, trapézios, losangos e outros são bastante comuns.

A escolha do desenho e de onde ele será aplicado vai depender do estilo da sua decoração. É importante ter atenção para combinar as formas com os móveis do ambiente e com as cores que já estão presentes.

Por exemplo: se sua sala de estar tem a presença intensa do rosa, usar estampas em vermelho não será interessante. Os dois tons são muito próximos e vão causar um visual pouco atraente.

Outro cuidado essencial é evitar o cansaço visual da decoração. Isso significa que você não deve exagerar no uso das estampas geométricas.

Se elas forem grandes demais, coloridas demais ou estiverem presentes em espaços demais, o visual do ambiente vai se tornar pouco atraente.

Já pensou ter móveis, parede e almofadas estampadas, tudo no mesmo cômodo? Em vez de um ar moderno e bonito, esse exagero vai causar cansaço visual.

Com esses cuidados tomados, é hora de contarmos como você pode usar estampas geométricas na decoração. Acompanhe!

Guia para usar as estampas geométricas na decoração
Guia para usar as estampas geométricas na decoração. Foto: Pxhere

9 formas de usar estampas geométricas na decoração

1. Aplique a estampa nas paredes

Você pode usar as estampas geométricas na decoração aplicando-as na parede. Seja com uma pintura, seja por meio de um papel de parede.

No caso da pintura, o trabalho pode ser um pouco trabalhoso. Então, é importante que você tenha interesse nesse tipo de trabalho manual. Se não, será mais vantajoso contratar um especialista no assunto.

Já a aplicação de papéis de parede pode ser mais simples, e os modelos no mercado são super diversos. 

A aplicação da tinta ou papel de parede pode ser feita em qualquer cômodo que você desejar. Na sala, cozinha, banheiro, quartos e mais.

2. Use acessórios geométricos na decoração

Que tal aproveitar de alguns acessórios para colocar um pouco de geometria no ambiente? Você pode fazer isso por meio de almofadas e cortinas com estampas geométricas, por exemplo. 

3. Adote móveis estampados

Alguns móveis têm formato geométrico, indo bem além do clássico quadrado/retângulo. São cadeiras com pernas triangulares, mesas com formato hexagonal e mais. 

Esse tipo de móvel costuma dar um visual bastante moderno ao espaço. Imagine-os como obras de arte, como uma quebra total das decorações comuns que você conhece.

Se preferir, você também pode optar por móveis com estampas geométricas, que são o tema deste texto. Neste caso, opte por aqueles com um pouco mais de cor nos desenhos. Isso vai trazer mais jovialidade ao ambiente.

4. Bancadas estampadas com formas geométricas

Assim como os móveis, bancadas da sua casa podem ganhar uma estampa geométrica. Basta escolher uma estampa que combine com a cozinha, sala ou onde quer que a bancada fique.

5. Use a geometria nas roupas de cama

Pensando em adotar a geometria de forma mais sutil? Então, você pode escolher usar roupas de cama com formas geométricas. 

Assim, torna-se mais simples, inclusive, variar as estampas. E se você cansar desse tipo de decoração, será preciso apenas escolher outro tipo de estampa para as colchas no quarto.

6. Quadros na parede

Quadros e pôsteres com desenhos geométricos podem dar um belo visual à decoração do espaço. Os mais comuns são aqueles com formas triangulares, que criam padrões agradáveis de se olhar.

Mas claro, você também pode encontrar quadros com várias outros desenhos geométricos.

7. Piso geométrico

Se seu objetivo é contar com uma decoração mais permanente, vale a pena investir em pisos geométricos. Hoje, a variedade de desenhos nas cerâmicas e outros materiais é enorme!

É possível cobrir todo o cômodo com o piso geométrico, ou ainda fazer apenas faixas com o material. Você decide o melhor para a sua decoração.

8. Divisórias geométricas

As divisórias geométricas já se tornaram um clássico nas decorações modernas. Normalmente, elas são vazadas, mas também há as opções maciças e com estampa geométrica.

Escolha uma divisória que associe bem os dois ambientes que ela interliga. Isso vai evitar certo estranhamento na decoração dos espaços.

9. Opte por tapetes estampados

A principal vantagem de um tapete é que ele pode ser mudado sempre que você quiser. Então, se você se cansar da estampa geométrica, ou se preferir outra, pode simplesmente trocar de tapete.

Vale a pena colocar um tapete na sala e outro no quarto, pois a sensação de um tecido sob os pés é agradável. 

Apenas cuidado com a limpeza do tapete: ele costuma acumular sujeira e, para evitar problemas de saúde, ele deve ser limpo semanalmente com um aspirador de pó, pelo menos.

Gostou das nossas dicas de como usar as estampas geométricas na decoração? Aproveite da opção, mas não se esqueça de planejar! Isso vai garantir que seu espaço tenha harmonia visual e permaneça sempre bonito.

Perguntas Frequentes

Estampas geométricas funcionam em qualquer ambiente?

Sim, as estampas geométricas funcionam para qualquer ambiente. Só é preciso combinar a geometria com os móveis e com a arquitetura do espaço. Com o equilíbrio adequado, a estampa pode aparecer até no banheiro.

Estampas geométricas coloridas ou monocor?

Tudo vai depender do seu tipo de decoração. Em geral, as estampas geométricas coloridas se destacam mais, deixando as formas mais expostas. Mesmo assim, as de uma única cor também pode fazer total diferença no espaço. Elas são ótimas para cômodos com visual mais clean.

Quanto custa usar estampas geométricas na decoração?

O preço de usar essas estampas na decoração vai depender de onde você vai aplicá-las. Na parede? No tapete, almofadas? Os móveis terão a estampa geométrica? Depois de se decidir, vale a pena pesquisar bastante, pois os preços no mercado costumam ser variados. Uma divisória geométrica, por exemplo, tem preço médio de R$ 200,00.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 4 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.