Estantes para Home Theater

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Confira tudo o que você precisa saber quando estiver pesquisando estantes para Home Theater para sua sala de estar.

Os equipamentos que compõem o Home Theater buscam reproduzir uma experiência digna de cinema no conforto da sua casa. Televisão, receptor de áudio e vídeo e caixas de som trabalham juntos para melhorar os momentos de entretenimento em família.

Todo esse equipamento precisa de um móvel que lhe ofereça suporte e segurança. Mas com tantas estantes para Home Theater diferentes, como saber qual é a melhor? Se você quer saber como acertar na compra da sua estante, acompanhe esse post.

Preparamos um guia prático com base nas informações e orientações dadas por Caleb Denison, o editor sênior do Digital Trend, site dedicado a informar sobre o mundo digital e tecnológico. Também temos dicas de decoração para não errar no estilo adequado. 

Estantes para Home Theater
Estantes para Home Theater. Foto: Wikipedia (Author: Geoff Sloan)

Tudo o que você precisa saber sobre estantes para Home Theater

Conforme Caleb explica, a escolha da estante para Home Theater vai além das questões de cor e estilo. Outros aspectos precisam ser levados em conta na procura pela estante ideal para o seu cinema em casa. Confira quais são eles.

Acomodação dos aparelhos eletrônicos

A estante pode comportar tudo o que eu preciso? Essa é a primeira pergunta que você deve fazer ao pesquisar estantes para Home Theater. Pense em todos os itens que você precisará armazenar nesse móvel. 

O receptor de áudio e vídeo, caixas de som e o televisor devem ter uma área disponível que seja compatível com suas dimensões. Outros eletrônicos que vão além dos componentes do Home Theater (consoles de videogame, leitores de blu-ray, etc.) também devem ter um espaço para si.

O ideal é que os compartimentos sejam um pouco maiores do que os aparelhos. Dessa forma, uma pequena área fica livre para permitir a dissipação de calor.

Gerenciamento de cabos

Essa é outra questão muito importante para manter a organização de seus aparelhos. O Home Theater envolve diversos eletrônicos e, por consequência, numerosos cabos e fios. 

Estantes para Home Theater com a parte posterior totalmente fechada dificultam o manuseio e ordenação dos fios. Por isso, prefira estantes que apresentam furos dedicados à passagem de fios e cabos.

Se a estante tiver compartimentos abertos e vazados, a manipulação dos fios será mais fácil. 

O lado negativo é o fato dos fios ficarem expostos, o que pode resultar em um visual desordenado. Por isso, se sua estante tiver compartimentos vazados, una os fios e cabos com abraçadeiras de nylon ou fitas de velcro para organização.

Equipamentos que precisam ficar visíveis

Alguns equipamentos eletrônicos precisam ficar visíveis e não podem ser colocados em compartimentos fechados. Isso ocorre porque eles são acionados através de controles remotos com sensor infravermelho. 

Dada a natureza dessa tecnologia, os sinais do controle remoto não chegarão ao aparelho se ele estiver atrás de uma porta de madeira, MDF e materiais desse tipo. 

Para evitar a ação inconveniente de abrir a porta do móvel sempre que for utilizar seu Home Theater, escolha um compartimento aberto ou com portas de vidro. 

Tamanho necessário para suportar a TV

Para garantir a segurança do seu aparelho televisor, confira se a superfície da estante tem a largura e profundidade para servir de suporte para sua TV. 

O material também deve ser forte o suficiente para suportar o peso. Leia a ficha técnica do produto com atenção e veja qual a quantidade máxima de quilos suportada.

Em modelos de estantes para Home Theater com painel, é importante observar se a largura do painel é adequada à largura da TV.

Outra opção é fixar a TV diretamente na parede por meio de suportes. Assim como deixar o televisor preso a um painel, essa alternativa ajuda a poupar espaço e liberar a superfície da estante para outros usos.

Escolhendo o Estilo

Agora que você já sabe dos aspectos funcionais, vamos falar sobre decoração com dicas simples e úteis.

Se você busca pela estante que combine com uma sala de estar menor, aposte em móveis com cores suaves e claras. 

Os off whites (variações do branco, como gelo, creme e bege bem claro) e o branco ficam ótimos em espaços compactos. Eles colaboram na criação da sensação de amplitude e de iluminação. Portas ou detalhes espelhados também contribuem para a ilusão de área espaçosa.

As salas de estar amplas podem utilizar os tons escuros sem problemas. As estantes para Home Theater com variações mais escuras de marrom e o preto trarão um visual sóbrio e refinado.

Acessórios de decoração

Caso você queira expor itens decorativos nesse móvel, leve isso em consideração ao escolher sua estante. Afinal, ela deve ser espaçosa o suficiente para armazenar e oferecer suporte aos aparelhos eletrônicos e exibir peças de decoração ao mesmo tempo.

Não exagere nos acessórios colocados na estante. Muitos elementos podem distrair o olhar e prejudicar a experiência de quem estiver assistindo. Por isso, enfeite com objetos pequenos e discretos. 

Seguindo essas orientações úteis e nossas dicas de decoração, você irá fazer uma escolha certeira quando procurar estantes para Home Theater.

Perguntas Frequentes

Como escolher a Estante para Home Theater ideal?

A estante para home theater ideal deve possuir um estilo que combine com a sala de estar e que seja funcional. Opte por modelos com vários compartimentos para armazenar os componentes do Home Theater e outros eletroeletrônicos. Dê preferência a estantes com furos para passagem de cabos. Dessa forma, você pode manter os fios organizados.

O que não pode faltar nas estantes para Home Theater?

Espaço para armazenamento é um dos principais aspectos que você deve analisar ao escolher estantes para home theater. Uma boa estante deve ser capaz de guardar tudo o que você precisa e ainda possuir um pouco de espaço extra em seus compartimentos. Essa área livre é importante para que o calor que os eletroeletrônicos produzem seja dissipado.

O que devo avaliar antes de comprar uma estante para Home Theater?

Avalie as dimensões (altura, largura e profundidade), assim como a quantidade de peso que a estante suporta. A altura deve ser compatível com o espaço da sua sala de estar para manter a proporção do local. Saber a largura e profundidade é essencial para certificar que sua TV vai ficar segura no móvel. Também confira o peso total suportado pela estante.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 3 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.