Estilo de Decoração para salas de jantar6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Conheça 8 estilos de decoração para salas de jantar e confira nossas dicas para você aplicá-los na sua própria sala de jantar.

O ambiente destinado às refeições e aos momentos de entretenimento em família pode assumir diferentes estilos de decoração. Do tradicional e formal até o casual e ousado, tudo depende das suas preferências decorativas.

Conhecer esses estilos é importante para descobrir qual estética lhe agrada mais e, assim, poder experimentá-la, deixando sua sala de jantar com o seu jeito.

Para expandir seus conhecimentos sobre o mundo da decoração, preparamos essa lista baseada em informações do site especializado em decoração Home Stratosphere. Nosso post também dá dicas de como empregar esses estilo na decoração da sua sala de jantar.

Estilo de Decoração para salas de jantar
Estilo de Decoração para salas de jantar. Foto: Pixabay

Conheça 8 estilos diferentes de decoração para salas de jantar

Os estilos que podem ser aplicados à sala de jantar são numerosos e destinados aos mais diferentes gostos. Nossa lista contém os 8 dos estilos mais comuns e populares. Confira todos e certamente encontrará um perfeito para você.

1. Formal 

O estilo formal é marcado por elegância e seriedade. Os móveis desse tipo de sala de jantar tendem a combinar entre si, como cadeiras todas iguais com o mesmo design da mesa, por exemplo. 

Para reproduzir esse visual, aposte em uma mesa de madeira escura no formato retangular ou oval. Mantenha o número de acessórios baixo, adicionando apenas quadros de arte, arandelas e um lustre.

2. Tradicional 

Esse estilo de decoração para salas de jantar busca produzir um sentimento de intimidade e conforto. Isso é feito através de um visual casual e menos formal.

Para decorar seguindo esse estilo, escolha mesas menores e redondas, porque elas são convites à maior interação entre as pessoas. A coloração da mesa pode ser clara ou escura. 

A decoração do cômodo em geral pode apresentar elementos variados para refletir os gostos dos membros da família. Cristaleiras e itens de valor sentimental podem ser incluídos na decoração.

3. Eclético

Esse é um dos estilo menos formais de sala de jantar, por isso é ideal para quem gosta de transmitir sua personalidade através do design da mobília. 

A mistura entre visuais e modelos de móveis é uma característica forte do cômodo eclético. Abrace esse visual ousado com uma mesa de um estilo acompanhada por um mix de cadeiras diferentes. O mesmo se aplica aos acessórios e demais itens. 

A variedade não significa mistura aleatória e sem coesão. Mantenha um estilo ou cor predominante para unir a composição e evitar um visual desordenado.

4. Natural e rústico 

Salas com essa estética tentam evocar uma sensação de proximidade com a natureza. Isso é alcançado, dentre outras formas, pelo uso de mobília feita de madeira. 

Os formatos dos objetos tenderão a acompanhar as curvas e formas suaves da natureza, mas também apresentarão linhas retas nas peças de madeira. 

Reproduzir esse estilo de decoração para salas de jantar envolve decorar com acessórios com tons suaves, de preferência variações naturais encontradas em peças de madeira.

5. Contemporâneo 

Esse estilo se dedica a incorporar as inovações e tendências da decoração. Ele segue um caminho oposto ao estilo tradicional, pois foge de visuais atemporais. 

Ao decorar uma sala de estar contemporânea, opte por designs inteligentes e com formatos diferentes. Mantenha a composição coesa e adicione elementos com características e materiais inesperados.

6. Moderno

A decoração para salas de jantar modernas ou minimalistas, assim como a contemporânea, busca fugir do tradicional. Dessa forma, mesas com tampo de vidro ou de aço são mais comuns nesse estilo do que as feitas de madeira. 

O senso de coesão é muito predominante e o esquema de cores básico reflete isso. Cores neutras e primárias são as mais comuns nessa estética.

Um dos aspectos centrais a ser seguido por quem quiser aplicar esse estilo é o visual clean e simples. Nada de paredes repletas de quadros ou fotos de família.

7. Cottage

O estilo cottage (Chalé ou Casa de Campo, em inglês) baseia-se no visual de casas de veraneio e chalés. A paleta de cores tende a ser suave para criar uma atmosfera receptiva. 

As peças de mobília devem ser confortáveis, convidativas e com linhas suaves. O conjunto de cadeira deve combinar, mas sem a seriedade do estilo formal. Estampas florais e padrões gingham são bem vindos em salas de jantar cottage.

8. Náutico

O estilo náutico, também chamado de navy, busca criar conexões com o cenário litorâneo e marítimo. Variações da cor branca e azul são comuns nesse tipo de decoração para salas de jantar. 

O predomínio é de tons suaves, mas o azul marinho e vermelho vibrante podem ser adicionados para criar pontos focais de interesse.

Para incorporar essa estética na sua sala de jantar, escolha móveis feitos de materiais naturais. Também incorpore acessórios com temática náutica, mas tenha cautela, pois muitos elementos temáticos podem estragar a decoração.

Agora que você aprendeu sobre os principais aspectos desses estilos de decoração, basta escolher qual estilo de decoração para salas de jantar te agradou mais. Experimente implementar nossas dicas e renovar o visual da sua sala de jantar.

Perguntas Frequentes

Como fazer uma decoração para salas de jantar com espelho?

Para incorporar os espelhos na decoração da sala de jantar, atente-se ao tamanho do cômodo. Nas salas amplas é possível decorar com um espelho bisotê grande para criar um visual luxuoso e refinado. Já nas salas mais compactas, use um espelho pequeno ou conjunto de espelhos para dar um visual de simplicidade e efeito de amplitude à decoração.

Como escolher o melhor aparador para a sala de jantar?

O melhor aparador é aquele que vai combinar com o estilo da sala de jantar e atender às suas necessidades de armazenamento. Para garantir a funcionalidade do móvel, escolha um modelo que possua entre 75 cm e 85 cm de altura. Também se certifique de que o tamanho do aparador é proporcional ao ambiente, assim você deixa o local harmonioso.

Como decorar uma sala de jantar simples e pequena?

Em salas de jantar pequenas o foco deve ser maximizar o espaço disponível. Algumas dicas são: escolher mesas ovais ou circulares, porque a ausência de cantos poupa espaço; Fixar um espelho para criar a sensação de que o cômodo é maior e favorecer a iluminação; apostar em um visual minimalista e simples com esquema de cores neutras e sóbrias.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.