Estilo Natural Chique6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

O estilo natural chique busca o equilíbrio entre a beleza natural e a elegância da vida moderna. Acompanhe esse post e informe-se sobre essa tendência que trará aconchego e tranquilidade ao seu lar.

O estilo natural chique pode ser entendido como uma fusão entre a estética natural e rústica e a sofisticação dos móveis modernos. Essa união produziu um estilo de decorar que visa trazer aconchego, conforto e elegância aos ambientes da casa.

Dentre as particularidades que diferenciam esse estilo dos demais estão o uso de uma paleta de cores discreta e composta por tons neutros, a inserção de itens feitos com materiais naturais ou que apresentem cores presentes na natureza e a decoração protagonizada por vasos de plantas.

Neste post, abordaremos esses e outros aspectos que você precisa conhecer se quiser implementar o agradável estilo natural chique em sua moradia.

Estilo Natural Chique
Estilo Natural Chique. Foto: Pixabay.

Características do Estilo Natural Chique

Abordaremos as cores, decorações e materiais que se fazem presentes nesse estilo focado no bem estar e na natureza. Para aplicar essa estética em seu lar, tenha como princípio norteador a busca pelo conforto e pela proximidade com a natureza.

Cores neutras e tranquilas

A paleta de cor é tradicional e visa promover a calma e o relaxamento. Cores que são observadas na natureza e tons neutros como beges, variações do branco, toda a gama de marrons e cinzas são todos essenciais para o estilo natural chique.

Em cômodos dedicados a essa estética, dificilmente, você encontrará cores ousadas e vibrantes competindo com os demais tons. Assim, ao montar a composição decorativa, privilegie os neutros e siga uma abordagem mais monocromática em relação às cores.

Deixe que o verde vibrante das folhagens e a beleza das flores se encarreguem de garantir a vivacidade e a cor do ambiente.

Versatilidade

Um dos pontos positivos desse esquema de cores neutras é a facilidade de combinar neutros entre si e também entre outras cores.

Dada essa versatilidade, ao elaborar uma decoração cuja base é composta por neutros, você sempre terá um ótimo ponto de partida caso decida trocar de estilo decorativo. O que torna o estilo natural chique especialmente atraente para quem gosta de alterar a aparência dos cômodos com frequência.

Toque botânico para embelezar o ambiente

O lado “natural” do estilo natural chique merece ser exaltado e ter local de destaque na decoração. Para isso, vasos de plantas e arranjos de flores devem povoar o ambiente.

O toque botânico pode ser inserido nos mais diferentes lugares, por exemplo:

  • vasos com plantas altas podem ser posicionados no chão próximos ao sofá ou hall de entrada;
  • vasinhos com plantas delicadas podem decorar a sala de estar ou jantar ao ficarem sobre aparadores ou balcões buffet;
  • a mesa de centro ou de jantar igualmente pode ganhar um toque de natureza;

As flores e plantas também podem migrar para tecidos e para a parede. Estampas com motivos floridos podem fornecer um toque de cor e personalidade ao ambiente.

O mesmo pode ser feito adicionando papel de parede com temática floral, ao fazê-lo prefira um papel com tons pastéis e estampa discreta.

Natureza na mobília

Os projetos decorativos desenvolvidos por designers de interiores que possuem como foco a estética natural e chique costumam apresentar elementos de madeira de demolição.

Esse tipo de madeira amigável perante o meio ambiente é extraída de assoalhos e de vigas encontradas após demolições de edificações antigas.

Além do benefício relativo à sustentabilidade, a madeira de demolição quando transformada em móveis proporciona aconchego e uma atmosfera de bem-estar e receptividade ao ambiente, atributos que têm tudo a ver com o estilo natural chique.

Por isso, ao transformar os cômodos para adequá-los ao natural chique, a madeira de demolição é uma boa opção.

A madeira tradicional é, igualmente, bem-vinda ao decorar o lar com o estilo natural chique. Ao incorporar esse material, opte por peças de mobília que transmitem simplicidade.

Não é preciso seguir o acabamento envelhecido e robusto dos móveis rústicos, mas sim buscar por móveis com aparência acolhedora, aconchegante e versátil.

Unidade na variedade: mix de texturas

O estilo natural chique é um deleite para o tato, pois reúne diferentes texturas derivadas de materiais naturais. Em adição à madeira que já abordamos, os tecidos rústicos feitos com algodão e elementos feitos de pedra adicionam um interesse tanto visual quanto sensorial à composição decorativa.

A fim de incorporar essa característica em seu lar, aposte em almofadas com tecidos diferentes e estofados confortáveis. Cestos ou cadeiras com partes feitas de vime também colaboram para a mistura de texturas.

Faça a adição de itens de maneira ponderada, pois o ambiente não deve ficar sobrecarregado com informações visuais. O objetivo é trazer variedade sem prejudicar a interação harmoniosa entre os objetos.

Esperamos que nosso post tenha ajudado a esclarecer os pontos principais desse estilo tranquilo e discreto. Escolha algumas de nossas recomendações e experimente implementar o estilo natural chique em seu lar.

Perguntas Frequentes

Quais são as principais características do estilo de decoração natural chique?

Os traços distintivos desse estilo de decoração são: a mescla entre itens com visual moderno e acabamento refinado e elementos que buscam referenciar as cores e formas orgânicas da natureza; o predomínio de cores neutras, com ênfase em tons amadeirados; a predileção por materiais e elementos naturais, como móveis e pisos de madeira e plantas.

Quais cores combinam com estilo natural chique?

O esquema de cores típico do natural chic é composto por tonalidades majoritariamente neutras. Tons como branco, as variações de marrom (os tons amadeirados que remetem à coloração natural da madeira), areia, bege e outras cores discretas e cruas. Para adicionar um toque de vivacidade, tons de verde são bem-vindos, sejam nas plantas ou acessórios.

Quais são as vantagens de implementar o estilo natural chique na decoração?

A estética que une o visual chique ao natural traz as vantagens de ambos estilos à decoração do lar. O aspecto chique garante a elegância e a modernidade e o lado com influência natural promove conforto, aconchego e relaxamento. Além disso, a paleta de cores desse tipo de decoração combina com outros estilos e diversos esquemas de cores.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.