Como exportar conversa WhatsApp: Tutorial definitivo!

E aí, está saber como exportar conversa WhatsApp? Quer descobrir como utilizar este recurso? Veja tudo através deste artigo!

No cotidiano frequentemente aparecem situação em que é necessário migrar conversas entre um mensageiro e outro, no WhatsApp, o aplicativo disponibiliza uma opção de exportar conversa para tal prática.

Neste viés, idealizamos este artigo com o propósito de prover todas as informações bem como trazer uma maneira para você exportar conversa WhatsApp. Acompanhe a seguir!

O que é exportar conversa

Antes de tudo, é importante contextualizar o que é a prática de exportar conversa, visto que o mesmo pode ser confundido com o “backup”.

Por conseguinte, podemos dizer que o recurso permite salvar uma conversa em formato de arquivo para que possa ser acessada e lida posteriormente, esse recurso é muito comum em praticamente todos os aplicativos de mensagens instantâneas, como no WhatsApp, Messenger, Skype, entre outros.

Ao exportar uma conversa, é possível salvar todo o histórico de mensagens em um arquivo de texto, que pode ser enviado por e-mail ou armazenado em um dispositivo de armazenamento externo, como um pendrive ou um HD.

Esse recurso é útil para aqueles que precisam manter um registro de suas conversas por motivos de trabalho, estudos ou até mesmo para preservar memórias pessoais.

Como exportar conversa no WhatsApp.
Como exportar conversa no WhatsApp. Foto: Reprodução

Como exportar conversa WhatsApp: Entenda como este recurso funciona no App!

Assim como já pré-disposto no tópico anterior, a função de exportar conversa possibilita que você salve todo o seu histórico de conversa individual ou de um determinado grupo em um arquivo de texto, que pode facilmente ser acessado posteriormente.

Deste modo, se você deseja migrar este histórico para um outro aplicativo de mensagens ou salvar ele para inserir em um novo dispositivo móvel, você deverá realizar os seguintes procedimentos:

  1. Abra o aplicativo e vá para a conversa priva ou de um determinado grupo que deseja exportar;
  2. Toque no nome da conversa na parte superior da tela para acessar as configurações;
  3. Role a tela para baixo e clique em “Exportar conversa“;
  4. Selecione se deseja incluir ou não os arquivos de mídia, como fotos e vídeos, na conversa exportada;
  5. Determine o aplicativo para o qual deseja enviar o arquivo da conversa, como o e-mail, Google Drive ou icloud;
  6. O arquivo de conversa será salvo em formato de texto e poderá ser acessado posteriormente no aplicativo selecionado.

Assim que realizado, o arquivo será enviado para o seguinte meio determinado e futuramente quando você precisar, poderá acessar e inserir o mesmo em outro aplicativo ou dispositivo móvel.

Print da opção de exportar conversa no WhatsApp.
Print da opção de exportar conversa no WhatsApp. Foto: Reprodução

Diferenças entre Exportar conversas e o Backup

Assim como mencionado quando iniciei a discorrer neste artigo, a função de exportar conversa é muito confundida com a ferramenta de Backup, mas é preciso dizer que os dois possuem algumas diferenças. Confira!

Exportar conversa

  • A função de exportar conversas permite que o usuário salve todo o histórico de uma determinada conversa em um arquivo de texto e atribui a escolha de salvar arquivos de mídia.
  • Geralmente esta função é usada com o propósito de compartilhar uma determinada conversa para uma outra pessoa ou salvar em seus arquivos uma certa conversa importante.
  • A função pode ser utilizada sempre que você desejar salva uma conversa, não se condiz a um processo contínuo como a função de backup, precisa ser feito manualmente.

Backup

  • O Backup se condiz a uma cópia de todas as suas conversas, não somente uma, mas sim todas. O que já diverge bastante da ferramenta de exportação.
  • Geralmente o backup é utilizado para além de salvar as conversas, como armazenar os contatos, mídias e outras coisas de uma forma segura, para uma futura recuperação ou troca de dispositivo.
  • Normalmente, é possível fazer backups manualmente ou agendar para que seja feito de uma forma automática. Esta função é de grande utilidade para recuperar todas as conversas e configurações em um novo dispositivo ou em caso de perda de dados.
  • O arquivo de backup geralmente é armazenado na nuvem, como o Google Drive ou o iCloud, para que possa ser facilmente acessado em qualquer dispositivo, assim como na função de exportar conversa.

Portanto, é notório que a principal diferença entre exportar conversa e realizar um backup é que um é realizado de uma forma manual para salvar apenas uma conversa e a outra função é realizada de maneira contínua, salvando todas as conversas e arquivos de mídia.

No geral, podemos concluir que ambos os recursos são úteis para manter conversas e demais dados seguros e acessíveis.

Gostou do artigo?

E aí, conseguiu sanar suas dúvidas a respeito sobre como exportar conversas WhatsApp? Já sabia como utilizar este recurso? Nos conte abaixo!

Em caso de eventuais dúvidas, sugestões ou o desejo de complementar alguma informação sobre exportar conversa WhatsApp, deixe seu feedback.

Para mais conteúdos informativos como este, acesse a página principal do Portal KD!

Perguntas Frequentes

O que é o recurso de exportar conversa WhatsApp?

podemos dizer que o recurso permite salvar uma conversa em formato de arquivo para que possa ser acessada e lida posteriormente, esse recurso é muito comum em praticamente todos os aplicativos de mensagens instantâneas, como no WhatsApp, Messenger, Skype, entre outros.

De que modo as conversas são salvas ao exportar?

Ao exportar uma conversa, todo o histórico de mensagens é salvo em um arquivo de texto, que pode ser enviado por e-mail ou armazenado em um dispositivo externo, como um pendrive ou um HD.

Qual a diferença de exportar conversa e Backup?

A principal diferença entre exportar conversa e realizar um backup é que um é realizado de uma forma manual para salvar apenas uma conversa e a outra função é realizada de maneira contínua, salvando todas as conversas e arquivos de mídia.

Avalie este artigo

Avalie post
Vinicius Lima
Vinicius Lima
Tenho 19 anos, atualmente cursando Direito, sempre busco estar por dentro de informações sobre novos concursos e assuntos relacionados a educação. Sou um dos responsáveis pela criação de conteúdo no Portal KD e irei trazer diversas dicas e novidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.