Faça você mesmo: capa de sofá9 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Uma capa de sofá pode ajudar a proteger esse móvel, mas também fazer com que a decoração seja renovada. Veja como fazer a sua capa de sofá.

Quem gosta de sempre renovar a casa sem precisar gastar muito, sabe que uma opção é uma capa de sofá ou simplesmente revestir o mobília com um tecido, papel ou adesivo. São muitas as opções para que sua casa fique com jeito de nova.

A sala é o lugar em que se passa bastante tempo e recebe as visitas, por isso, o sofá sempre precisa estar bem apresentado. Porém, com crianças e animais de estimação, a tendência é que com o tempo o tecido fique sujo e manchado. Até mesmo quem toma todos os cuidados sabe que a sujeira é inevitável.

É possível resolver esse problema com uma capa de sofá que vai fazer com que ele pareça novo. Além disso, quando quiser transformar o ambiente basta colocar uma capa nova e parecerá que mudou toda a sala.

E não importa se possui um sofá com almofadas soltas ou presas, fixo ou retrátil, sempre existe um modelo que pode atender as suas necessidades.

Faça você mesmo: capa de sofá
Faça você mesmo: capa de sofá. Foto: Pxhere

Capa de sofá: escolhendo o tecido

Para começar a planejar a sua capa de sofá, primeiro deverá escolher o tecido. A dica é que não seja um muito mole, pois ele pode ficar escorregando.

Se quiser uma opção que se molde perfeitamente às curvas, então escolha com modelo com elastano, pois assim ele ficará justinho e preservará melhor o formato do sofá.

Em relação as cores não existe regra: pode ser liso, estampado ou levar mais de um tecido. Isso depende apenas do seu gosto.

Na hora de comprar o tecido, sempre meça com antecedência o sofá e compre um pouco a mais do que calculou, porque assim não faltará quando estiver montando a sua capa.

Capa de sofá: como fazer

Para que possa fazer a sua capa de sofá precisa estar com o sofá por perto, pois terá que tirar as medidas e ir vendo se está ficando tudo certo.

Existem diferentes maneiras de cortar o tecido, dependendo da sua habilidade pode optar por uma.

Outro ponto é como essa capa de sofá ficará. Ela pode ser inteiriça ou envolver peça por peça quando as almofadas são soltas. Essa última opção pode ser mais simples, principalmente se essa for a primeira tentativa.

Tirando as medidas

Para que tire as medidas antes de cortar o tecido, existem algumas opções. Você pode medir todo o sofá em partes como assento, encostos, braço, laterais, parte de trás, etc. Tendo as medidas em mãos, abra o tecido em uma mesa, faça as marcações e corte.

Outra possibilidade é colocar o tecido sobre o sofá, esticar e encaixar bem nos cantos e marcar com um giz os limites onde fará os cortes.

Antes de passar a tesoura, lembre-se de que as laterais precisarão ser costuradas, por isso sempre deixe alguns centímetros a mais de cada lado para poder fazer a finalização e junção das peças.

Conferindo as peças

Depois de cortar os pedaços que serão usados para fazer a sua capa de sofá, posicione cada um deles sobre o sofá para verificar se estão do tamanho certo. Se precisar fixar melhor, prenda com um alfinete para que não escorreguem.

Se notar que alguma parte ficou muito grande, pode cortar com ela posicionada, porém, se ficou pequena, pode ser melhor refazer todo o processo.

Costurando a capa do sofá

Agora é hora de começar a unir as peças. Para isso use a costura dupla da máquina de costura, pois assim ela ficará mais reforçada e não correrá o risco de abrir.

Sempre costure do avesso, e dessa forma, ao virar o acabamento ficará bem mais feito, portanto, tome cuidado quando estiver fazendo a união para não confundir os lados.

Teste a capa de sofá

Conforme for costurando, para que o resultado final fique bom a recomendação é sempre ir testando como está ficando.

Posicione o que já faz sobre o sofá e veja se encaixa perfeitamente e ficou como o planejado. Nesse momento, se precisar refazer a costura porque ficou muito apertado ou ajustar porque está largo, ainda é possível.

Se estiver fazendo peças avulsas, por exemplo, para as almofadas, também faça os testes. Por mais que tenha tirado as medidas, podem haver pequenas diferenças.

Faça os acabamentos

Os acabamentos vão deixar o seu trabalho mais bonito. Com a capa de sofá ainda posicionada sobre ele, decida se prefere que embaixo dele fique mais solto ou justo. Faça a marcação da altura onde ficará a barra para depois ir até a máquina e fazer esse acabamento.

Se preferir deixar o acabamento mais justo, poderá passar um elástico na barra, então faça a dobra para que ele tenha espaço.

Nas almofadas, para ficar mais fácil de colocar e remover a capa de sofá, pode ter uma abertura com zíper em toda a lateral.  Se quiser uma acabamento mais bonito, use o zíper invisível.

Sua capa está pronta

Depois de seguir essas etapas, a capa para sofá já estará praticamente pronta, porém, se quiser reforçar um pouco mais a costura, passe mais uma vez na máquina.

Agora é hora de colocá-la sobre o sofá. Comece por um dos lados ou pelas peças avulsas até que tudo esteja coberto. Sempre que colocar um pedaço da capa, estique bem para que ela se ajuste melhor ao sofá e fique com um acabamento mais bonito.

O seu sofá já está renovado. Fazer a capa de sofá e depois ver o resultado é sempre algo bastante prazeroso.

Para que sua capa de sofá dure por mais tempo, existem alguns cuidados que pode tomar. Evite comer sobre ela. Se cair alguma sujeira, providencie a limpeza imediata para que não manche e lave mensalmente para que ela não fique com a aparência suja e desgastada.

Sua capa pode poder por muito tempo, mas, se é daquelas pessoas que sempre está renovando a casa, pode fazer mais de um modelo, pois assim terá sempre opções. Pode fazer uma capa para o dia a dia, outra para receber os amigos e outra para ocasiões especiais.

Afinal, já sabe como fazer uma capa de sofá que fica bonita e pode até ousar e inventar outros modelos.

Perguntas Frequentes

Qual o melhor tecido para fazer capa de sofá?

Um dos melhores tecidos para capas de sofá é a sarja peletizada. Esse material apresenta bom custo-benefício e atributos importantes para capas de sofá. A sarja peletizada resiste a numerosas lavagens, sendo mais resistente e macia do que a sarja comum (que também tem alta resistência). Por esses motivos, ele é boa para casas com pets e crianças.

Quantos metros devo utilizar para fazer minha capa de sofá?

Para sofás de dois lugares, serão precisos 16 metros de tecido. Para sofás com três lugares, o tecido precisará ter 18 metros. Já para sofás com seis lugares, 22 metros é o necessário. A largura deve variar entre 115 cm e 150 cm conforme o número de lugares. A quantidade de tecido utilizada pode mudar dependendo se as almofadas são fixas ou não.

O que colocar acima do sofá que combine com a capa de sofá e a sala de estar?

Um quadro é um ótimo item decorativo para esse local. Pode ser um grande e único quadro centralizado acima do sofá ou uma composição feita com vários quadros. Para fazer com que os quadros harmonizem com a capa de sofá e o restante da decoração, busque um elemento em comum entre eles. Pode ser um estilo, tema, cor ou esquema de cores presente em todo cômodo.

Como se faz capa para almofadas para combinar com a capa de sofá?

Escolha um tecido que combine com a capa de sofá que você possui. Ele não precisa ser da mesma cor ou tecido, mas deve harmonizar com a capa. Dobre-o na metade e pelo avesso. Costure apenas duas das três bordas do tecido dobrado. Utilize a borda sem costura para desavessar o tecido. Costure a borda que não foi costurada, mas não a feche completamente. Através da abertura, insira o enchimento na almofada e, depois, finalize a costura.

Como fazer capa de sofá – Recapitulando

Escolhendo o tecido

escolhendo-o-tecido

Primeiro você deverá escolher o tecido. A dica é que não seja um muito mole, pois ele pode ficar escorregando.

Tirando as medidas

tirando-as-medidas

Você pode medir todo o sofá em partes como assento, encostos, braço, laterais, parte de trás, etc. Tendo as medidas em mãos, abra o tecido em uma mesa, faça as marcações e corte.

Conferindo as peças

conferindo-as-pecas

Depois de cortar os pedaços que serão usados para fazer a sua capa de sofá, posicione cada um deles sobre o sofá para verificar se estão do tamanho certo. Se precisar fixar melhor, prenda com um alfinete para que não escorreguem.

Costurando a capa do sofá

costurando-a-capa-do-sofa

Agora é hora de começar a unir as peças. Para isso use a costura dupla da máquina de costura, pois assim ela ficará mais reforçada e não correrá o risco de abrir.

Teste a capa de sofá

teste-a-capa-de-sofa

Conforme for costurando, para que o resultado final fique bom a recomendação é sempre ir testando como está ficando.

Faça os acabamentos

faca-os-acabamentos

Com a capa de sofá ainda posicionada sobre ele, decida se prefere que embaixo dele fique mais solto ou justo. Faça a marcação da altura onde ficará a barra para depois ir até a máquina e fazer esse acabamento.

Veja o conteúdo que preparamos para você no formato Webstories:

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − catorze =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.