Formato da mesa de jantar: como escolher o formato ideal?

Peça fundamental nas cozinhas e salas de jantar, com o passar dos anos a mesa ganhou modelos, cores e formas diferentes. E é justamente o aspecto formato que levanta dúvidas entre aqueles que estão decorando a casa. Como escolher o formato da mesa de jantar ideal para a sua casa?

Para fazer uma compra certeira, existem alguns critérios que você deve analisar, uma vez que não é todo formato da mesa de jantar que combina com determinado tipo de ambiente. Mas acredite, essa definição é mais simples do que parece, especialmente se você contar com as dicas que selecionamos. Preparada para comprar sua nova mesa?

Formato da mesa de jantar
Formato da mesa de jantar. Foto: Pexels.

4 formatos da mesa de jantar e suas recomendações

São quatro os tipos de mesa mais populares no Brasil: retangular, oval, redondo e quadrado. Fazer uma escolha se baseando somente no design não é uma boa ideia, uma vez que cada mesa tem características específicas, que impactam na usabilidade e na mobilidade dos moradores da casa. Vamos aos detalhes!

Mesa retangular

Sem dúvida, o formato da mesa de jantar mais conhecido é o retangular. Esse tipo de mesa é bastante funcional, uma vez que é capaz de dar um bom aproveitamento do espaço disponível e costuma acomodar mais do que 6 pessoas. Ou seja, se sua família é um pouco maior ou se você costuma receber visitas, o formato retangular pode ser uma boa solução.

Ao optar por uma mesa retangular, é importante conferir se o espaço que você tem disponível é adequado para o formato – geralmente, a mesa em retângulo funciona melhor em áreas com essa mesma forma. Em uma cozinha pequena, por exemplo, a mobilidade pode ficar comprometida ao escolher este tipo de móvel.

A mesa retangular também é uma boa opção para quem está pensando em ter um canto alemão na sala de jantar, uma peça que colabora para o maior aproveitamento de espaços (afinal, pequenos imóveis exigem que todos os cantinhos sejam utilizados). Outra forma de aproveitar a área é com uma mesa retangular extensível, capaz de aumentar de tamanho em alguns lugares quando necessário.

Mesa oval

O formato da mesa de jantar oval perdeu espaço nas tendências de decoração nos últimos anos, mas continua sendo a melhor escolha para alguns casos. Assim como a mesa retangular, a forma oval é capaz de acomodar mais lugares, o que significa que é ideal para famílias maiores. Além disso, por ter cantos arredondados, ocupa menos espaço no cômodo, facilitando a mobilidade.

Outra vantagem da mesa oval é que, justamente pela falta das pontas nos cantos, é possível ter mais facilidade ao puxar as cadeiras. Assim, se você pensa em contar com cadeiras com suportes para os braços, esse tipo de mesa dará mais conforto. E se precisar colocar mais um lugar na mesa, para um visitante inesperado, o formato da mesa de jantar não oferecerá problemas.

Entretanto, para ter uma mesa oval em casa é preciso conferir se o cômodo que você tem conta com espaço disponível. Lembre-se que este é um formato bastante específico, fazendo com que áreas quadradas não comportem de forma confortável a mesa oval. Para aqueles com bastante espaço livre, combine a mesa oval com um tapete na sala de jantar para criar um ambiente aconchegante.

Mesa redonda

Muita gente gosta o formato da mesa de jantar redondo por dar um toque de originalidade e descontração ao ambiente. Essa forma é ideal para quem mora em casas ou apartamentos pequenos, como em uma pequena sala de jantar (preferencialmente em cômodos quadrados) ou em uma sala de jantar integrada à sala de estar.

Por deixar as pessoas mais próximas, a mesa redonda cria uma atmosfera de aconchego, especialmente se você optar por cadeiras com suportes para os braços ou estofadas. Porém, não costuma acomodar muitas pessoas, o que significa que não deve ser escolhida por quem tem família com mais de 4 membros (ainda que 6 pessoas possam ser acomodadas com um pouquinho de aperto).

Uma solução encontrada por aqueles que querem uma mesa redonda e tem uma família grande é comprar uma mesa de maior circunferência. Entretanto, nesse caso a mesa ocupará muito espaço, dificultando o momento de servir a comida e a mobilidade.

Mesa quadrada

Esse modelo de mesa de jantar ganhou o coração dos decoradores nos últimos tempos por dar ao ambiente uma sensação de sofisticação, principalmente quando combinada com cadeiras estofadas de design diferenciado. Apesar disso, a mesa quadrada não é indicada para todas as famílias.

Se por um lado a mesa quadrada tem um visual agradável e pode acomodar mais de 8 pessoas, por outro é um modelo que só é funcional se você tem um bom espaço disponível, uma vez que ela acaba ocupando uma área maior do que os outros modelos. Ou seja, se você mora em um local limitado, os outros tipos de mesa são opção mais inteligentes.

Como escolher o modelo ideal?

Se mesmo assim você continuar em dúvida sobre um modelo de mesa, uma boa maneira de fazer uma escolha sem erros é levar em consideração a metragem média de cada modelo. Para aqueles que estão com o cômodo vazio, a dica é recortar a medida em papel ou marcar com fita no chão, para ter uma noção melhor da área que o móvel vai tomar.

As mesas retangulares e ovais costumam ter, no mínimo, 1,20m por 80cm para 4 lugares ou 1,50m e 90cm para 6 lugares.

No caso das mesas redondas, se leva em consideração o diâmetro do tampo. Para 4 lugares, o diâmetro pode ser de até 1,20m. Para 6 lugares, a medida vai até 1,50m. Agora, para acomodar 8 pessoas, o tampo deve ter de 1,50m a 1,80m de diâmetro.

Por fim, a mesa quadrada deve ter pelo menos 1 metro de cada lado para 4 lugares (um em cada ponta). Para 8 lugares, a medida ideal é de 1,50m por 1,50m.

Dica extra: pense na decoração da sala de jantar como um todo

Isso significa que, além do formato, é interessante você pensar em móveis que criem uma coerência visual. Uma dica certeira é fazer escolhas com base em uma mesma cartela de cores. E claro, não deixe de conferir outras boas dicas de decoração de sala de jantar que você encontra por aqui!

Web Stories recentes

Avalie este artigo

4/5 - (10 votos)
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Pós-graduada em Marketing e Vendas com experiência na área do design, tem vivência na criação e desenvolvimento de materiais gráficos, desenhos animados, campanhas online e conteúdo escrito. Dentre as atividades que realiza, escrever é uma grande paixão. Viajar, ler, estar com quem ama e aprender algo novo estão na lista de coisas que mais gosta de fazer.

Posts Relacionados

2 respostas
  1. Não se preocupe eu me sentiria honrada de aparecer aqui. Já tive várias mesas e o conselho aqui é perfeito. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!