Glossário de Decoração: Como Decorar Sua Casa

Glossário de decoração com 15 termos que os amantes da decoração do lar precisam conhecer e dicas para decorar sua casa com alguns deles.

Um glossário de decoração é muito útil para os que são leigos no assunto, mas gostam de incorporar tendências e técnicas de decoração em casa.

Afinal, é bem comum que designers de interior, arquitetos, mestres de obras entre outros profissionais envolvidos em diversos aspectos da decoração utilizem termos específicos de suas áreas que nos deixam sem entender nada.

Além disso, muitas palavras da decoração foram apropriada do inglês e do francês, por exemplo, o que torna um dicionário ou glossário de decoração ainda mais necessário no momento de decorar.

Glossário de Decoração: Como Decorar Sua Casa
Glossário de Decoração: Como Decorar Sua Casa. Foto: Pixabay.

Glossário de decoração prático: Saiba o significado de 15 palavras comuns no mundo da decoração

Para te ajudar a conhecer melhor os termos mais utilizados, ordenamos eles aqui e também colocamos sugestões de como decorar sua casa com alguns deles.

1. Alvenaria

É o nome do sistema de construção que utiliza elementos como blocos, tijolos ou pedras para erguer a estrutura de edificações. Normalmente utiliza-se argamassa para unir os blocos.

O objetivo maior dessa forma de construir é proteger acústica e termicamente, realizar vedação e proporcionar resistência à estrutura.

2. Boho

É o nome dado ao estilo de decoração que une várias tendências decorativas como estampas étnicas, estilo hippie, vintage, folclórico, oriental e até country.

Boho vem de boêmio, pois é um modo de decorar que foge do tradicional, permite a expressão da criatividade e busca um visual mais descontraído e alegre.

3. Calefação

A calefação é um sistema de aquecimento interno que produz calor por meio do aquecimento de água.

A água é aquecida em um tanque que utiliza um combustível (gás ou gasolina). O calor gerado é espalhado pela casa através de encanamentos que fazem a água quente circular e chegar aos radiadores de água posicionados pelo lar.

Existem radiadores de diversos modelos, alguns podem ser implementados na decoração por terem um estilo mais bonito e agradável.

4. Círculo cromático

O círculo cromático não pode faltar no glossário de decoração. Ele é uma imagem circular que dispõem as cores primárias, secundárias e terciárias. A forma em que as cores são dispostas auxilia a perceber quais cores combinam entre si.

Também fica mais fácil saber quais cores são análogas (parecidas) e complementares (opostas). É uma ferramenta muito útil na hora de saber como decorar sua casa utilizando as cores.

5. Deck

Estrutura feita de segmentos de madeira que geralmente ficam no espaço externo da casa. É comumente visto perto de piscinas, churrasqueiras, varandas e áreas dedicadas ao lazer em geral.

Na decoração, os decks podem repaginar e trazer elegância aos espaços externos.

6. Drywall

O drywall é uma forma diferente de construir paredes. Enquanto na alvenaria é utilizado argamassa, as paredes de drywall são formadas por chapas de gesso e estruturas feitas de aço.

A técnica recebe esse nome, que significa “parede seca”, pois não precisa de água. Ela é mais rápida, produz menos sujeira e deixa um espaço interno vazio, “oco”, que pode ser aproveitado para colocar fiação elétrica, revestimento acústico, térmico, etc.

7. Esquadria

É o nome dado às estruturas de janelas, portas e outros itens essenciais da construção residencial que separam ambientes, proporcionam circulação de ar e iluminação ao lar. 

De forma geral, elas deixam o lar mais organizado e existem em diversos materiais, desde PVC até madeira, e em vários tipos de aberturas como de correr, basculante, de abrir, guilhotina, etc.

As esquadrias também podem ser utilizadas para propósitos decorativos, criando divisões ou integrando cômodos e virando o centro focal da decoração.

8. Madeira de demolição

São madeiras reaproveitadas provenientes de demolições de residências ou edifícios. Ela aparece em mobílias de diversos projetos decorativos dos mais rústicos aos mais modernos.

Esse item do glossário de decoração é especialmente importante para quem deseja saber como decorar sua casa incorporando à sustentabilidade e à responsabilidade com o meio ambiente.

9. Nicho

São itens tanto decorativos quanto de armazenamento de objetos. Os nichos podem ser instalados nas paredes e maximizam o espaço vertical da parede.

Você pode pensar neles como pequenas caixas abertas ou estantes em formato quadrado ou retangular (os modelos mais comuns) que podem servir de suporte para decoração, livros, etc.

10. Off White

Também chamado de branco envelhecido, off white é o nome dado às variações de branco que não são o branco puro. Por exemplo, tons beges e creme muito claros e “branco gelo”. Na decoração, eles atuam como alternativas ao branco e, por serem cores neutras, balanceiam a intensidade de cores vibrantes.

11. Porta-camarão

É um tipo de esquadria (outro termo de nosso glossário) que abre e fecha de forma longitudinal, como uma dobradiça. Ela é ideal para cômodos pequenos, pois economiza espaço ao ser manuseada.

12. Retrô

O estilo de decoração retrô é inspirado, geralmente, no visual dos anos 70 e 80. Peças que foram produzidas nessa época podem ser incorporadas à decoração para deixar o ambiente com um aspecto lúdico e nostálgico.

13. Tons pastéis

Conhecidos também como “bebê” e candy colors, os tons pastéis são um grupo de cores pálidas e com pouca saturação. São versões clarinhas e calmas das cores, como o azul bebê.

Para saber como decorar sua casa com tons desse tipo, lembre-se de que eles remetem a algodão-doce, ao lúdico, à leveza e à delicadeza. Por isso, ao combiná-los em um ambiente será alcançada uma sensação de tranquilidade e toque jovial.

14. Undertone

Ao pesquisar sobre decoração é comum encontrar frases como “laranja com undertone dourado” ou “verde com undertone azul” e assim por diante. Saiba que essa palavra pode ser substituída por “um toque de”.  Assim, podemos descrever o amarelo limão, por exemplo, como um amarelo com undertone verde.

15. Vintage

Estilo de decoração, moda e design que incorpora itens antigos e o visual, geralmente, das décadas 20 até 60.

A decoração vintage pode incorporar objetos originais do período, encontrados em antiquários, ou ser composta por elementos inspirados no estilo da época. Ela costuma dar uma atmosfera sóbria e elegante ao ambiente decorado.

Você já conhecia alguns dos termos do nosso glossário de decoração? Recorra ao nosso post quando surgir alguma dúvida sobre significados na hora de planejar como decorar sua casa.

Confira também: O que não fazer na hora de decorar a sua casa.

Perguntas Frequentes

O que é uma Bergère?

A Bergère é um modelo de poltrona, normalmente mais ampla e mais fofa do que as poltronas comuns. As poltronas Bergère são utilizadas desde o século XVII e são utilizadas como forma de manifestar nobreza e luxo. São peças mais ornamentadas e ricas em detalhes. Atualmente, elas recebem um visual mais discreto, mas sem deixar a elegância de lado.

O que é um Aparador?

O aparador é um móvel de apoio, normalmente da altura de uma mesa, que pode ser utilizado em salas de estar, de jantar e até mesmo em adegas. Mas em cada um dos ambientes o aparador tem uma função. Na sala de estar, ele pode ter utilidade simplesmente estética, mas na sala de jantar pode servir como apoio para a mesa. No entanto, se ele for fechado com portas e espaços para armazenamento, o aparador vira um buffet.

O que é uma Arandela?

A arandela é uma luminária que fica fixada na parede. Além de trazer mais iluminação para o espaço e maior conforto, dependendo do design da arandela ela ainda pode trazer um toque de sofisticação. Há mais de um tipo de arandela, e o ideal é escolher aquela que combina mais com o ambiente, e ilumine da maneira desejada.

O que é um Bandô?

O bandô é uma cobertura que fica na parte de cima da cortina. Ele, além de deixar a cortina mais bonita, ainda ajuda a esconder os trilhos, deixando o acabamento mais elaborado. O bandô pode vir junto com a cortina ou separado. Em alguns casos, é do mesmo tecido da cortina, mas também pode possuir uma cor diferente. Ele é uma excelente opção para se investir na decoração de interiores, juntamente com as cortinas.

Últimos Web Stories

Avalie este artigo

5/5 - (3 votos)
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!